No relatório Termos de Abertura e Encerramento, é possível emitir os termos para os livros contábeis. A emissão dos Termos de Abertura e Encerramento dos Livros deve ser feita após a impressão dos Livros Contábeis, para ser informado corretamente o número das páginas de abertura e encerramento do Livro.

  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. No menu Termos, acesse Termos de Abertura e Encerramento.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Preencha as informações dos Livros: Razão, Diário Caixa.
  5. Informe o período de apuração dos livros.

    Informação

    Se a impressão for matricial, a margem precisa estar entre as medidas: Maior que 0 e menor ou igual a 27. 

    ‎ ‎

  6. (Opcional) Na aba Layout, determine as opções de layout e inclua as variáveis.
    ‎ ‎

    Observação

    As variáveis devem ser escritas com letras maiúsculas.
    O "XX" deve ser substituído pelo código de chamada da conta e o "EE" pelo código da empresa entre colchetes.

    ‎ ‎

    VariávelDescrição

    <NRFOLHAS>        

    Número de Folhas.

    <NRFOLHASEXT>

    Número de Folhas por Extenso.

    <NRFOLHAINICIAL>

    Número da Folha inicial.

    <NRFOLHAINICIALEXT>

    Número da Folha inicial por extenso.

    <NRFOLHAFINAL>  

    Número da Folha final.

    <NRFOLHAFINALEXT>

    Número da Folha final por extenso.

    <NRLIVRO>      

    Número do Livro.

    <NRLIVROEXT>  

    Número do Livro por extenso.

    VariávelDescrição

    <NMEMPRESA>

    Nome da empresa.

    <ENDERECO>

    Endereço.

    <CIDADE>  

    Cidade.
    <UF>Unidade de Federação.
    <NR_CEP>Número do CEP.

    <SE_REGISTROJUNTA TXT>

    Se for registrado na junta, imprime o texto TXT.

    <NRREGISTROJUNTA> 

    Número do Registro na Junta Comercial.

    <DATAREGISTROJUNTA>

    Data de Registro na Junta Comercial.

    <SE_REGISTROCARTORIO TXT>

    Se for registrado no Cartório, imprime o texto TXT.

    <NRREGISTROCARTORIO>

    Número do Registro no Cartório.

    <NRCGC> 

    Número do Cadastro Geral de Contribuintes.

    <NRINSCMUNICIAPAL>

    Número da Inscrição Municipal.

    <NRINSCESTADUAL>

    Número da Inscrição Estadual.

    <SE_REGISTROOAB>

    Apresenta a descrição informada após a mesma, caso o registro de OAB esteja informado no cadastro de empresas no PHD. A variável deve ser informada da seguinte maneira: <SE_REGISTROOAB *REGISTRADA NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL DO MESMO ESTADO SOB O NUM.* <**NROAB>>.

    <NROAB>

    Número do Registro na OAB.

    <COMPLEMENTO>

    Complemento do endereço.

    VariávelDescrição

    <NMCONTADOR>

    Nome do Contador.

    <TIPOCONTADOR>

    Tipo do Contador.

    <NRCRC> 

    Número do CRC.

    <NRCPF>

    Número do CPF.

    VariávelDescrição

    <DATA/LOCAL> 

    Data e Local.

    <NMSOCIO>

    Nome do Sócio.

    <NRCPFSOCIO>

    Número do CPF do Sócio.

    <STATUSSOCIO>

    Status do Sócio (Gerente).

    <LINHA>

    Linha.

    Observação

    As variáveis abaixo funcionam apenas se a opção Novo em Termo modelo estiver marcada.

    VariávelDescrição

    TODOSSOCIOS_SLS

    Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Profissão do cadastro de Sócios, CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG e ORGÃO RG.

    ST_TODOSSOCIOS

    Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Profissão do cadastro de Sócios, CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG e ORGÃO RG. No entanto, sem os títulos.

    TODOSSOCIOSEMPVINC_SLS

    Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Função na empresa (vinculo), CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG e ORGÃO RG.

    ST_TODOSSOCIOSEMPVINC

    Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Função na empresa (vinculo), CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG, ORGÃO RG. No entanto, sem os títulos.

    Ao final da emissão do Balanço e do Demonstrativo é apresentado um texto de Fechamento. Esse texto pode ser criado conforme necessidade.

    Observação

    As variáveis devem ser escritas com letras maiúsculas. Caso uma folha esteja sendo impressa a mais ou haja espaçamentos indevidos no corpo impresso do Texto de Fechamento que você tenha editado, basta apagar os espaços e/ou linhas entre as variáveis. (O padrão enviado pela Alterdata já está alinhado e correto).

    VariávelDescrição

    <PARAGRAFO>  

    Parágrafo.

    <CENTRALIZAR TXT>

    Centraliza o conteúdo de TXT.

    <QUEBRALINHA>

    Quebra de Linha.

    <VALOR>

    Imprime o valor final do relatório. O resultado impresso terá 30 posições com '*' à esquerda do valor.

    <DATA>

    Imprime a cidade da empresa e a data. O resultado impresso terá 39 posições.

    Exemplo:

    Teresópolis, 31 de dezembro de 2020.

    <VALOR>

    Imprime o valor final do relatório. O resultado impresso terá 30 posições com '*' à esquerda do valor.

    <DATA>

    Imprime a cidade da empresa e a data. O resultado impresso terá 39 posições.

    Exemplo:

    Teresópolis, 31 de dezembro de 2020.

    <CONTADOR,30,C>

    Imprime o nome do contador cadastrado na empresa, cadastrado para a empresa PHD.

    Os "XX" devem ser substituídos pelo tamanho a ser impresso. O "T" deve ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado. Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

    E - Esquerda

    D - Direita

    C - Centralizado

    Exemplo:

    <SOCIO1,30,E> - Com essa formatação de variável, o nome do contador é impresso com apenas 30 posições, e, se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita do nome.

    <CRC>Imprime o número do CRC do Contador. O resultado impresso terá 15 posições.
    <TIPO>Imprime o tipo do contador, ou seja, contador ou técnico. O resultado impresso terá 12 posições.
    <EXTENSO,XX,XX>

    Imprime o extenso do valor do Balanço. Os 'XX' deverão ser substituídos pelas posições que serão impressas.

    O limite desta variável é 400; com isso, pode-se imprimir até 400 caracteres. Não é necessário dividir a variável em linhas, uma abaixo a outra, para a variável fazer quebra de linha, pois isso já é automático.

    Dica

    Para imprimir valores por extenso muito grandes, pode-se inserir a seguinte linha no TXT: <EXTENSO,001,400>

    Exemplo:

    <EXTENSO,01,20> - Imprime os primeiros 20 caracteres do extenso.

    <EXTENSO,21,40> - Imprime os caracteres entre as posições 20 e 41 do extenso.

    <SOCIO1,XX,T>

    Imprime o nome do primeiro sócio cadastrado para a empresa PHD.

    Os "XX" deverão ser substituídos pelo tamanho que deverá ser impresso. O "T" deverá ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado. Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

    E - Esquerda

    D - Direita

    C - Centralizado

    Exemplo:

    <SOCIO1,30,E> - Com essa formatação de variável, o nome do contador é impresso com apenas 30 posições, e, se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita do nome.

    <PROFSOCIO1,XX,T>

    Imprime a profissão do primeiro sócio cadastrado para a empresa PHD.

    Os "XX" deverão ser substituídos pelo tamanho que deverá ser impresso. O "T" deverá ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado. Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

    E - Esquerda

    D - Direita

    C - Centralizado

    Exemplo:

    <PROFSOCIO1,30,E> - Com essa formatação de variável, o nome do contador é impresso com apenas 30 posições, e, se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita do nome.

    VariávelDescrição

    <SD>

    Saldo.

    SD XX[EE] 

    Imprime o Saldo da Conta na empresa informada em 'EE.

    <TOTDEBITO>  

    Total de Débito.

    <TOTCREDITO>

    Total de Crédito.

    <SDANT>

    Saldo do Exercício Anterior.

    <ABS>  

    Valor Absoluto.

    <MV>

    Movimento.

    MV XX[EE]

    Imprime o Movimento da Conta na empresa informada em 'EE'.

    <POSITIVO>

    Retorna o valor caso esse seja positivo, caso contrário retorna zero.

    <NEGATIVO>

    Retorna o valor caso esse seja negativo, caso contrário retorna zero.

    <TG>    

    Total Geral.

    <ST>      

    Subtotal.

    <CORIGEM>  

    Exibe a origem do resultado.

    <SORIGEM>  

    Não exibe a origem do resultado.

    <SALTOPAGINA>

    Insere uma quebra de página.

    <TITULO>  

    Define o título do relatório.

    <DIAINI>  

    Retorna o dia da data inicial.

    <MESINI>

    Retorna o mês da data inicial.

    <ANOINI>

    Retorna o ano inicial.

    <MESINIEXTENSO>

    Retorna o mês Inicial por extenso.

    <DIAFIM>

    Retorna o dia final.

    <MESFIM>    

    Retorna o mês final.

    <ANOFIM>    

    Retorna o Ano Final.

    <MESFIMEXTENSO>

    Retorna o mês final por extenso.

    <VLDEB>

    Movimento a Débito do período informado.

    <VLCRED>

    Movimento a Crédito do período informado

    <CP>

    Contrapartida.

    <NMCONTA>  

    Código + Descrição Conta, o código  da conta deve ser colocado com a variável.

    Exemplo:

    NMCONTA35, é apresentada 35 - Caixa Geral.

    <RESULTADO>

    Utilizado somente para o Demostrativo e imprime os seguintes resultados: LUCRO, PREJUÍZO, DÉFICIT E SUPERÁVIT, de acordo com a configuração no cadastro da empresa.

    VariávelDescrição
    <SD 00028 * N 2>Variável numérica.

    ‎ ‎

    Informação

    A configuração Orientação do papel estará disponível somente para o termo do caixa. Os outros termos serão impressos somente no modo retrato. 

    ‎ ‎

  7. Realize a ação desejada.