Com os valores corrigidos, é hora de emitir o livro Razão Auxiliar referente aos lançamentos de correção de valor do patrimônio da empresa.
Emitir o Livro
- Clique na aba Contábil, na tela principal do Ativo.
- Clique em Razão Auxiliar / Livros.
- Informe o período de referência da emissão.
- Clique em Avançar para selecionar o tipo de relatório, se analítico ou sintético, bem como se os lançamentos serão emitidos por cada bem ou por conta.
- Clique em Avançar para informar se constarão nos relatórios todos os bens ou somente os que pertencem a determinados grupos. - Escolha um dos quatro processos a seguir: - Para emitir todos os bens, inclusive os que não pertencem a nenhum grupo, não selecione nada.
- Para emitir apenas os bens pertencentes a determinados grupos, selecione os grupos cujos bens você quer emitir.
- Para emitir somente os bens que pertencem a algum grupo, excluindo assim do Razão Auxiliar apenas os bens que não pertencem a nenhum grupo.
- Para emitir os bens que pertencem apenas a determinados grupos, juntamente com os bens que não pertencem a nenhum, ou seja, excluir do Razão Auxiliar apenas os bens dos grupos não selecionados.
 
- Clique em Avançar para selecionar as empresas cujos bens você quer que sejam impressos no relatório. 
- Informe os seguintes itens: - Opção - Descrição - Primeiro Código - Selecione o código do primeiro bem que deverá ter seus dados exibidos no relatório, assim só serão enviados para o relatório os bens cujos códigos sejam iguais ou superiores ao indicado neste campo. - Último Código - Selecione o código do último bem que deverá ter seus dados exibidos no relatório, assim só serão enviados para o relatório os bens cujos códigos sejam iguais ou superiores ao indicado neste campo. - Número do Livro - Informe o número do livro a ser gerado. Por exemplo, se estiver emitindo o seu primeiro livro, informe aqui o número 1. - Número da página corrente - Caso não vá encadernar o livro: - Informe o número da última página emitida. Por exemplo, caso já tenha impresso um livro Razão e o termo de fechamento deste seja a página de número 400, informe aqui o número 400. 
 
- Caso vá encadernar o livro: - Neste caso, o termo de abertura do Razão Auxiliar (que você irá gerar depois) deve vir logo após o termo de fechamento do último relatório. Para dar o espaço de uma página para encaixar o termo de abertura posteriormente, informe aqui o sucessor do número da página de fechamento do último relatório gerado. Por exemplo, caso já tenha impresso um livro Razão e o termo de fechamento deste seja a página de número 400, informe aqui o número 401. 
 
 - Número de páginas por livro - Informe o número limite de páginas para cada livro emitido pelo sistema. O sistema já preenche esse campo automaticamente, mas, se desejar, altere-o. 
- Clique em Avançar para configurar as opções: - Opção - Descrição - Imprimir - Imprimir o livro sem visualizá-lo antes. - Visualizar - Visualizar o livro emitido, para então salvar o documento digital ou imprimi-lo. - No cliente - A opção de envio No Cliente é utilizada para enviar o relatório para o seu cliente com a integração PackUP, ou ao e-mail do seu cliente ou qualquer outro e-mail de sua escolha. Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página Configurações de Envio . - Para que o cliente receba a notificação de que um novo documento foi disponibilizado, é necessário que seu e-mail esteja cadastrado no Cadastro de Empresas do Ativo. 
- Clique em Concluir.
Emitir os Termos
- Clique na aba Contábil, na tela principal do Ativo. 
- Clique em Razão Auxiliar / Termos.
- Selecione a empresa.
- Informe o período de apuração dos livros referentes, ou seja, o mesmo período que informou para gerar o Razão Auxiliar.
- Selecione que termos deseja emitir, escolhendo abertura e/ou encerramento.
- Selecione os sócios que constarão nos termos: Todos ou apenas o sócio Responsável pelo CNPJ.
- Informe o número do livro impresso, bem como os números referentes às páginas em que os termos serão inseridos: - Campo - Descrição - Nº Livro - Informe o número do livro em que irá colocar os termos. - Pág. Abertura - Informe o número da página do termo de abertura. Ou seja, se seu livro Razão Auxiliar emitido começa na página 401, informe aqui o número 400. - Pág. Encerramento - Informe o número da página do termo de fechamento. Ou seja, se seu livro Razão Auxiliar emitido termina na página 651, informe aqui o número 651. - Os Termos de Abertura e Termos Encerramento serão impressos conforme o arquivo .rtm informado respectivamente nos campos: Abertura e Encerramento. A Alterdata disponibiliza arquivos padrão para a impressão desses termos, no entanto, poderá selecionar ou clicar no botão para no Cadastro de Relatórios editar um arquivo .rtm que não seja disponibilizado pela Alterdata ou cadastrar o arquivo desejado. 
- Informe o período de referência de exercício da empresa. 
- Clique em Visualizar. - Caso queira imprimir o documento sem visualizá-lo previamente, clique em Imprimir. 
