Para cadastrar uma empresa no sistema, é necessário que ela já esteja cadastrada previamente no Gerenciador Alterdata Pack (PHD), para que no Ativo seja feito o complemento apenas das informações específicas necessárias.
Cadastrar Empresa
- Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
- Clique em Empresa.
- Clique em Novo .
- Selecione a empresa.
- Preencha as informações referentes à empresa, incluindo os campos: - Campo - Descrição - Empresa trabalha com lançamentos temporários - Marque caso a empresa trabalhe com lançamentos organizados por lotes. - Integração com WCIAP - Marque caso queira que os bens cadastrados no Ativo sejam automaticamente cadastrados no CIAP. - Plano de Contas - Selecione o Plano de Contas que a empresa irá utilizar. Este Plano de Contas deve estar previamente cadastrado no sistema PHD. - Plano de Centro de custo - Selecione o Plano de Centro de custo, caso a empresa vá utilizar um. Este Plano de Centro de custo deve estar previamente cadastrado no sistema PHD. - Data Última Correção - Informe a data da última correção realizada. - Dados do Contador - Selecione um contador cadastrado no sistema PHD ou cadastre um novo através da opção Cadastrar. - Razão Auxiliar - Informe o número da última página gerada, para dar continuidade aos registros já emitidos. Por exemplo, se o último livro já terminou na página 670, no campo deve ser informado 670. - Contas - Informe as contas, do Plano de Contas selecionado anteriormente, que devem ser atribuídas aos débitos e créditos que o sistema irá lançar. - Tem depreciação? - Informe se o patrimônio da empresa sofre depreciação ou não. Caso sim, selecione no quadro abaixo o tipo de depreciação: - Clique em Adicionar.
- Digite o ano de depreciação,
- Selecione a frequência de cálculo de depreciação a ser apresentada nos relatórios na tela Configuração Empresa.
- Clique em OK. - Se necessário, poderá editar ou excluir a configuração de depreciação efetuada. 
 - Depreciar o bem na data de aquisição - Marque caso queira que o sistema considere o dia de aquisição dos bens para calcular a depreciação dos mesmos. - Essa opção é habilitada caso a opção Tem depreciação? esteja marcada. - Depreciar o bem na data da baixa - Marque caso queira que o sistema considere o dia de baixa dos bens para calcular a depreciação dos mesmos. - Depreciar mês completo na aquisição - Marque caso queira que o sistema calcule a depreciação do mês completo, independente da data de aquisição do bem. - Ao marcar essa opção, a opção "Depreciar o bem na data de aquisição" ficará desabilitada. - Algumas dessas informações serão automaticamente importadas do sistema Contábil, caso você tenha cadastrado a empresa lá também. 
- Clique em Gravar.
Localizar Empresa
- Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
- Clique em Empresa.
- Clique em Localizar .
- Descreva no campo de pesquisa uma informação referente à empresa.
- Clique em Selecionar.
 
Editar Empresa
- Localize a empresa.
- Clique em Editar .
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
 
Excluir Empresa
- Localize a empresa.
- Clique em Excluir
- Confirme a exclusão.
Visualizar Relatório
Permite visualizar um relatório de todas as empresas que foram cadastradas nesta rotina.
- Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
- Clique em Empresa.
- Clique em Visualizar .
Imprimir Relatório
Permite visualizar um relatório de todas as empresas que foram cadastradas nesta rotina.
- Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
- Clique em Empresa.
- Clique em Imprimir .
- Confirme a impressão.
 
                   
      	




