Para cadastrar uma empresa no sistema, é necessário que ela já esteja cadastrada previamente no  Gerenciador Alterdata Pack (PHD), para que no Ativo seja feito o complemento apenas das informações específicas necessárias.


Cadastrar Empresa


  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Empresa.
  3. Clique em Novo .
  4. Selecione a empresa.
  5. Preencha as informações referentes à empresa, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Empresa trabalha com lançamentos temporáriosMarque caso a empresa trabalhe com lançamentos organizados por lotes.
    Integração com WCIAPMarque caso queira que os bens cadastrados no Ativo sejam automaticamente cadastrados no CIAP.
    Plano de ContasSelecione o Plano de Contas que a empresa irá utilizar. Este Plano de Contas deve estar previamente cadastrado no sistema PHD.
    Plano de Centro de custoSelecione o Plano de Centro de custo, caso a empresa vá utilizar um. Este Plano de Centro de custo deve estar previamente cadastrado no sistema PHD.
    Data Última CorreçãoInforme a data da última correção realizada.
    Dados do ContadorSelecione um contador cadastrado no sistema PHD ou cadastre um novo através da opção Cadastrar.
    Razão Auxiliar

    Informe o número da última página gerada, para dar continuidade aos registros já emitidos. Por exemplo, se o último livro já terminou na página 670, no campo deve ser informado 670.

    ContasInforme as contas, do Plano de Contas selecionado anteriormente, que devem ser atribuídas aos débitos e créditos que o sistema irá lançar.
    Tem depreciação?

    Informe se o patrimônio da empresa sofre depreciação ou não. Caso sim, selecione no quadro abaixo o tipo de depreciação:

    1. Clique em Adicionar.
    2. Digite o ano de depreciação,
    3. Selecione a frequência de cálculo de depreciação a ser apresentada nos relatórios na tela Configuração Empresa.
    4. Clique em OK.

      Se necessário, poderá editar ou excluir a configuração de depreciação efetuada.

    Depreciar o bem na data de aquisição

    Marque caso queira que o sistema considere o dia de aquisição dos bens para calcular a depreciação dos mesmos.

    Essa opção é habilitada caso a opção Tem depreciação? esteja marcada.

    Depreciar o bem na data da baixaMarque caso queira que o sistema considere o dia de baixa dos bens para calcular a depreciação dos mesmos.

    Algumas dessas informações serão automaticamente importadas do sistema Contábil, caso você tenha cadastrado a empresa lá também.

  6. Clique em Gravar.


Localizar Empresa


  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Empresa.
  3. Clique em Localizar .
  4. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente à empresa.
  5. Clique em Selecionar.


Editar Empresa


  1. Localize a empresa.
  2. Clique em Editar
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.


Excluir Empresa


  1. Localize a empresa.
  2. Clique em Excluir .
  3. Confirme a exclusão.


Visualizar Relatório


Permite visualizar um relatório de todas as empresas que foram cadastradas nesta rotina.

  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Empresa.
  3. Clique em Visualizar .

Imprimir Relatório


Permite visualizar um relatório de todas as empresas que foram cadastradas nesta rotina.

  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Empresa.
  3. Clique em Imprimir .
  4. Confirme a impressão.