Os Bens são os objetos ou imóveis que a sua empresa possui. Por exemplo, um carro, um novo computador, entre outros.

Cadastrar Bem


  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Bem.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Novo .
  5. Preencha os campos:

    CampoDescrição
    ContaInforme a conta correspondente ao bem.
    DescriçãoInforme a descrição do bem.
    Multiplicar este cadastroInforme a quantidade de cadastros que devem ser registrados.

    -

  6. Nas abas apresentadas, configure o bem:

    Configure os dados gerais do bem:

    CampoDescrição
    Cálculo

    Selecione o tipo de reajuste de preço do bem em questão.

    • Depreciação - Selecione esta Caso o bem seja palpável, se possa tocar.
    • Amortização - Caso o bem não seja palpável, como um software ou uma marca.
    • Nenhum - Caso o bem já esteja completamente depreciado mas ainda esteja em uso.
    Uso do bem

    Selecione como o bem é utilizado. 

    • Administrativo - Selecione caso a sua empresa não seja uma indústria.
    • Industrial - Selecione caso a sua empresa seja uma indústria que calcula o custo do bem sobre cada venda, lucro e etc.
    CM especial

    Informe se o bem começou a ter seu valor reajustado antes de 1996 e, portanto, possui correção monetária diferenciada.

    Configure os campos:

    CampoDescrição
    Data BaseInforme a data-base do bem.
    Tx. Dep. AnualInforme a taxa de depreciação ou amortização anual, que é definida pelo governo.
    ContaSelecione a conta.
    InícioInforme a data de início referente à depreciação ou amortização do bem.
    Valor já depreciadoInforme o valor já depreciado ou amortizado.

    Selecione um dos grupos, tipos, localizações e locais, anteriormente cadastrados, referentes ao bem, bem como o centro de custo a que ele pertence, se for o caso.

    1. Informe as contas de lançamento que serão utilizadas pelo sistema para realizar os lançamentos contábeis dos reajustes de preço do bem em questão.
    2. Nos campos referentes à aquisição, caso o valor do bem na nota fiscal difira do valor comum cadastrado na aba Dados, em caso de um desconto recebido, por exemplo, informe o valor real pago que consta na nota fiscal.
    3. Informe o fornecedor do bem.

      Caso ele já esteja cadastrado no sistema Fiscal, basta selecioná-lo utilizando o botão Fornecedores WFiscal.

    4. Informe o número da nota fiscal, número de série e código de chapa do bem, este último pertencendo ao padrão estipulado pela empresa.

    Informe uma observação que julgar necessária referente ao bem.

    Anexe os documentos de aquisição do bem e/ou imagens dele.

    -

  7. Clique em Gravar.


Localizar Bem


  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Bem.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Localizar .
  5. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao bem.
  6. Clique em Selecionar.

Editar Bem


  1. Localize o bem.
  2. Clique em Editar
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.


Excluir Bem


  1. Localize o bem.
  2. Clique em Excluir .
  3. Confirme a exclusão.


Visualizar Bem


  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Bem.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Visualizar .
  5. Leia a apresentação.
  6. Clique em Avançar para informar os bens que deseja visualizar.
  7. Clique em Avançar para informar a condição dos bens para o relatório.
  8. Clique em Avançar para escolher como quer imprimir as imagens do bem.
  9. Clique em Avançar para selecionar o modelo do relatório.
  10. Marque como deseja ordenar os itens do relatório.
  11. Marque a opção Visualizar.
  12. Clique em Concluir.

Imprimir Bem


Permite imprimir um relatório de todos os bens que foram cadastrados nesta rotina.

  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Bem.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Imprimir .
  5. Confirme a impressão.


Visualizar Relatório do Quadro


Permite visualizar um relatório de todos os bens através de um quadro.

  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Bem.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Relatório do Grid .


Consultar Bem


  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Bem.
  3. Selecione a empresa.
  4. Localize o bem.
  5. Clique em Consulta .
  6. Informe o período de referência.
  7. Marque o tipo de bem para consulta.
  8. Marque a reavaliação da conta.
  9. Clique em Consultar.


Consultar Por Documento


  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Bem.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Consulta por documento .
  5. Marque os itens de pesquisa que devem ser localizados, se é o do documento ou o da chapa.
  6. Clique em Processar.



Demais Recursos


Na tela do sistema, existem algumas opções extras que podem facilitar a sua rotina em relação ao controle e movimentação dos bens.

  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Realize a ação conforme necessidade:
    • Selecione o bem e clique no botão para realizar o alinhamento do bem selecionado.
    • Selecione o bem e clique no botão para visualizar e adicionar acréscimos ao bem selecionado.
    • Selecione o bem e clique no botão para realizar a baixa total do bem selecionado.
    • Selecione o bem e clique no botão para exibir o cadastro de baixa parcial do bem
    • Selecione o bem e clique no botão para desfazer a baixa total de um item.
    • Selecione o bem e clique no botão para abrir a tela de transferência do bem.
    • Selecione o bem e clique no botão para abrir o cadastro de reavaliação do bem.
    • Selecione o bem e clique no botão para exibir a tela de suspensão do bem.
    • Selecione o bem e clique no botão para uma visualização rápida da imagem do bem, caso ele possua uma em seu cadastro.