Simulador Tributário Web - Tudo que você precisa saber sobre o simulador

Acessando o Simulador


A Alterdata tem o prazer de apresentar o Simulador da Reforma Tributária Web, uma ferramenta inovadora desenvolvida para simplificar a sua compreensão e adaptação às mudanças fiscais que ocorrerão durante o período de transição da Reforma Tributária


 Essa ferramente pode ser acessada através do link:  https://simulador.pack.alterdata.com.br/

  • Ao acessar o link, o usuário será direcionado para a tela de login, onde poderá acessar através do e-mail google (Gmail).
  • Caso tenha esquecido a senha, basta clicar em “Esqueceu sua senha?” e um e-mail de redefinição de senha será enviado para sua caixa de entrada. Basta alter a senha e você já está pronto para logar.
  • Marcando a opção “Manter Logado” o e-mail e senha ficaram salvos e serão preenchidos automaticamente no próximo login.




Configurações


Ao acessar o Simulador, observa-se no canto esquerdo da tela o conjunto de informações atribuídos a Configurações. Nessa parte da tela, deve ser preenchido as informações baseadas na simulação que se deseja fazer. São elas: 


Ao clicar neste campo, será apresentada a lista dos regimes de tributação da seguinte forma:

  • Lucro Presumido
  • Lucro Real
  • Simples Nacional

Basta escolher clicando sobre o que deseja informar.

Origem - Destino 

Neste campo vão às informações dos estados de Origem e Destino da operação, influenciando diretamente no cálculo de ICMS, visto que a relação entre a origem e o destino pode modificar as alíquotas de ICMS e ICMS-ST.

Este campo é destinado ao faturamento da empresa e servirá como base de cálculo das saídas durante as simulações.

Este campo é destinado às operações geradoras de créditos e servirá como base de cálculo na entrada.

Este campo deve ser alimentado com o percentual das operações de entrada originadas de fornecedores enquadrados no Simples Nacional.

Com a Reforma tributária as empresas do Simples Nacional poderão repassar créditos para seus clientes em operações B2B (Empresa para Empresa), e preenchendo esse campo, é possível fazer uma projeção de quanto uma empresa receberá de crédito de IBS e CBS caso opte por comprar de fornecedores do Simples Nacional.

Com esta opção selecionada, os impostos (ICMS, ISS, PIS e COFINS), serão abatidos da base de cálculo. Com isso será formada uma nova base de cálculo para a aplicação das alíquotas do CBS e IBS.

Calcular ICMS ST 

Ao selecionar esta opção, deve-se realizar o cálculo do ICMS-ST. Ao desmarcar esta opção, não será calculado o ICMS-ST e serão substituídos os valores e alíquotas referentes ao ICMS-ST, por “0” (zero).

  • Alíq. MVA 

Neste campo deve ser preenchido com a alíquota do MVA que será utilizada nos cálculos do ICMS-ST.

Ao marcar esta opção, será realizado o cálculo do IPI. Ao desmarcar esta opção, o simulador não irá realizar o cálculo do IPI e deverá substituir todos os valores e alíquotas, referentes ao IPI, por “0” (zero) 

Neste campo poderá ser informado “Sim ou Não” para indicar se o cálculo do IBS e CBS será realizado por dentro ou por fora da DAS. 

Anexo: Este campo demonstra os anexos do Simples Nacional, onde o usuário escolherá qual anexo será utilizado para o cálculo.

RBT12 - Receita Bruta Acumulada dos últimos 12 meses: este campo será utilizado para cálculo das alíquotas efetivas do Simples Nacional. Como padrão, este campo será preenchido com o resultado da seguinte fórmula: valor informado no campo “Base de cálculo saídas (Débito)” x 12.

Faixa: Este campo será destinado às faixas de enquadramento do Simples Nacional, e será preenchido automaticamente com as opções de “1” a “6”. O campo informará a faixa que se enquadrar ao valor do campo “RBT12 - Receita Bruta Acumulada dos últimos 12 meses”. 

Nestes campos serão apresentadas as alíquotas do IBS e CBS, e suas respectivas reduções. Serão utilizadas nos cálculos desses novos tributos.

  1. CBS: Deverá ser alimentado com a alíquota padrão de “9,50%”, mas será permitido a alteração pelo usuário, caso necessite.
  2. IBS Estadual: Deverá ser alimentado com a alíquota padrão de “13,00%”, mas será permitido a alteração pelo usuário, caso necessite.
  3. IBS Municipal: Deverá ser alimentado com a alíquota padrão de “5%”, mas será permitido a alteração pelo usuário, caso necessite.
  • % Redução
  1. Nos campos de redução, você poderá informar (caso aplicável) o percentual de redução das alíquotas de CBS e IBS (IBS Estadual e IBS Municipal). É possível digitar qualquer percentual, e este será abatido da sua respectiva alíquota.

Período de Transição



Posicionado ao lado do grupo “Configurações”, temos o agrupamento de “Período de transição”, onde abaixo constam as colunas de “Tributos” em uma sequência iniciada em “2025” e finalizadas em “2033”. Essas colunas demonstram as alíquotas dos tributos federais, estaduais e municipais em cada ano do período transitório. Assim, podemos ver na prática como os impostos serão unificados no decorrer dos anos e como as alíquotas serão alteradas. A tela é dividida em dois grupos:


  • Grupo: Federal: Dentro deste grupo, serão apresentados os seguintes tributos:
  1. PIS
  2. COFINS
  3. IPI 
  4. CBS
  • Grupo:Estadual / Municipal: Dentro deste grupo, serão apresentados os seguintes tributos:
  1. ICMS
  2. ICMS-ST
  3. ISS
  4. IBS

Alíquota Efetiva


Abaixo do grupo de tributos, um gráfico de linhas será apresentado, demonstrando visualmente um comparativo das alíquotas efetivas de cada regime de tributação. Esse comparativo abrangerá cada ano do período de transição, de 2026 a 2033. As linhas do gráfico terão as seguintes legendas e cores:

  • Atual
  • Presumido
  • Real
  • Simples

Na parte inferior da tela de Alíquota Efetiva, teremos quatro etiquetas com as mesmas cores, referenciando os mesmos regimes de tributação descritos acima. É possível remover ou incluir as linhas do gráfico pertinentes a cada regime clicando sobre elas. Clicando na etiqueta azul, será removida a linha do gráfico que demonstra as informações do lucro real. Ao clicar na mesma etiqueta novamente, a linha retornará para o gráfico, assim como as demais. 

Tributação Atual


No agrupamento "Tributação Atual", você encontrará as colunas "Imposto a Recolher", "Alíquota" e "Valor". Elas exibem os dados da sua tributação atual, servindo como base para comparação e cálculo de variações com os novos tributos durante o período de transição.

Para expandir a Tributação Atual de 2025 e verificar detalhadamente a alíquota e o valor de cada tributo, basta clicar na seta ao lado de "Projeção 2025" (como exibido na imagem ao lado). Para os demais anos, siga o mesmo processo, clicando na seta ao lado da "Projeção do ano" que deseja avaliar a carga tributária baseada no cenário atual.

Projeção para os próximos anos


Ao lado do agrupamento "Tributação Atual", temos os grupos "Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional", onde veremos os resultados das informações preenchidas em "Configurações". Aqui, as alíquotas do "Período de Transição" são aplicadas demonstrando o impacto da Reforma Tributária em cada ano de transição.

Para 2025, o simulador mostrará o comparativo da tributação atual da empresa com os diferentes regimes existentes. A Reforma Tributária só começará a influenciar os cálculos a partir de 2026, com a efetivação do IBS e do CBS.

  • O agrupamento Projeção será subdividido nos três regimes de tributação 
  1. Lucro Presumido
  2. Lucro Real
  3. Simples Nacional
  • Cada subgrupo, terá 3 colunas:
  1. Alíquotas: Será apresentada a alíquota efetiva que representará o percentual do total dos tributos em relação ao faturamento.
  2. Valor: O total dos impostos apurados no regime.
  3. Variação: Apresentará a relação da variação percentual que o total dos tributos representa em relação ao tributo atual.


Imprimir


Além de todas as funcionalidades apresentadas no Simulador Tributário Web, é possível também imprimir todos os dados simulados, transformando-os em um relatório. 

  1. No canto inferior direito da tela, clique no ícone da impressora.
  2. Em Destino, selecione a "impressora" ou "Salvar como PDF" conforme sua preferência para impressão ou salvamento do documento.
  3. Clique em "Imprimir" 

É possível imprimir ou salvar os dados com as mesmas cores visualizadas na tela do simulador.

  • Após clicar no ícone da impressora, selecione a opção "colorido"
  • Em "Mais definições", "opções", marque a opção "Gráficos de segundo plano"

Como funciona o simulador da Reforma Tributária?Onde posso simular o impacto da Reforma Tributária?Como usar o simulador de impostos da Reforma Tributária?Como preencher as configurações no simulador?Onde vejo os resultados da simulação da Reforma Tributária?