Veja como emitir o Relatório CMV


O relatório CMV ou Custo da Mercadoria Vendida apresenta o custo dos produtos que foram vendidos no período. E esses valores são essenciais porque devem ser considerados no momento de apurar a lucratividade da sua empresa. Além de você conseguir ver o custo de cada produto, poderá apurar o custo dos produtos de um departamento, de uma família, característica ou de toda a empresa. Clique aqui para saber mais sobre CMV.

Essas visões granuladas ou macro, permitem ao gestor apurar quais setores possuem custos mais altos, permitindo tomadas de decisões sobre investimentos ou desistência de determinados segmentos.

O custo apurado nesse relatório é armazenado em cada produto no momento em que a venda é realizada e para ter um valor correto são necessários alguns procedimentos:

  • Configurar o sistema para trabalhar com o Custo de Reposição para o CMV;
  • Configurar corretamente a tributação da empresa no cadastro de empresas;
  • Configurar a atualização dos impostos e de custo no cadastro da operação de compra utilizada;
  • Dar entrada de todas as NFe de compra no sistema para cada mercadoria adquirida que será vendida.

Os passos acima precisam ser seguidos para que a apuração do valor do CMV forneça dados confiáveis que correspondam à realidade da empresa.


Veja todas as opções de custo do relatório:



  • Fornecedor :

    Essa opção fará com que o CMV seja calculado em cada item de acordo com o custo do fornecedor informado no cadastro do produto. Isso quer dizer que o relatório passará a olhar o valor que estiver no cadastro, ao invés de considerar o custo da nota fiscal. Significa que se dentro de um período o mesmo produto tiver sido comprado em duas notas fiscais diferentes com custos diferentes, ao invés do relatório aplicar o custo de cada compra no estoque vendido, aplicará apenas o último custo informado no cadastro do produto.

  • Custo no momento da venda :

    Essa opção fará com que o CMV seja calculado em cada item de acordo com o custo do produto capturado no momento da venda.

    O valor do custo a ser capturado será aquele que estiver configurado nas opções do sistema, em Custos / Custo da Mercadoria Vendida. Nessa configuração, há três opções à escolha: Custo Médio, Custo de Reposição e Custo do Fornecedor.

    Ao selecionar Custo Médio, o CMV será armazenado em cada item vendido com o valor do custo médio no momento da venda.

    Ao selecionar Custo de Reposição, o CMV será armazenado em cada item vendido com o valor do custo de reposição do produto, que pode ser observado na composição do preço no cadastro. Trata-se do custo de compra do produto, que considera para a sua composição o custo do fornecedor + impostos sobre a compra.

    Esse é o custo mais adequado para a maioria dos negócios.

    Ao selecionar Custo do Fornecedor, o CMV será armazenado em cada item vendido com o valor do custo do fornecedor do produto, que pode ser observado na composição do preço no cadastro. Trata-se do custo do produto que foi cobrado na nota fiscal, antes dos impostos sobre a compra.


  •   Médio :

    Essa opção fará com que o CMV seja calculado em cada item de acordo com o custo médio do produto atual, que é calculado em cada compra inserida no sistema. Ou seja, o custo não será o último adquirido, mas sim uma média definida de acordo com a regra do cálculo do custo médio do estoque (CM = (VC + VE) / (QE + QC)), onde:

    CM – Custo Médio

    VC – Valor da Compra

    VE – Valor do Estoque

    QC – Quantidade da Compra

    QE – Quantidade do Estoque

  • Custo de Reposição Atual :

    Essa opção fará com que o CMV seja calculado em cada item de acordo com o custo de reposição atual do cadastro do produto. Isso quer dizer que o relatório passará a olhar o valor que estiver no cadastro, ao invés de considerar o custo da nota fiscal.

    Significa que se dentro de um período o mesmo produto tiver sido comprado em duas notas fiscais diferentes com custos diferentes, ao invés do relatório aplicar o custo de cada compra no estoque vendido, aplicará apenas o último custo informado no cadastro do produto.

  •   Custo Final atual :

    Essa opção fará com que o CMV seja calculado em cada item vendido de acordo com o custo final calculado na emissão do relatório tendo como base o custo informado na configuração Custo da Mercadoria Vendida, em Opções/ Custos.

    Isso significa que o relatório aplicará os impostos sobre a compra e os impostos e encargos sobre a venda em cima do custo que estiver configurado, procurando o valor do custo final naquele momento para cada item vendido.

    Tendo isso em consideração, essa opção Custo Final no momento da venda somente será adequada se o custo configurado nas opções do sistema, durante todo o período apurado, tiver sido o Custo do Fornecedor.

    Outro tipo de custo configurado causará um cálculo incorreto.

  • Custo Final no momento da Venda:

    Essa opção fará com que o CMV seja calculado em cada item vendido de acordo com o custo final calculado na emissão do relatório tendo como base o custo informado na configuração Custo da Mercadoria Vendida, em Opções/ Custos.

    Isso significa que o relatório aplicará os impostos sobre a compra e os impostos e encargos sobre a venda em cima do custo que estiver configurado, procurando o valor do custo final naquele momento para cada item vendido.

    Tendo isso em consideração, essa opção Custo Final no momento da venda somente será adequada se o custo configurado nas opções do sistema, durante todo o período apurado, tiver sido o Custo do Fornecedor. Outro tipo de custo configurado causará um cálculo incorreto.

  • Contábil (custo da mercadoria vendida):


    Essa opção fará com que o CMV seja calculado em cada item vendido de acordo com a seguinte fórmula contábil:

    CMV = EI + C – EF

    Onde:

    EI – Valor do Estoque Inicial

    C – Valor das Compras

    EF – Valor do Estoque Final

    O valor utilizado para a compra será de acordo com o que estiver configurado para cálculo na tabela da operação usada na entrada da compra.


Selecionando as opções corretas o sistema trará dados confiáveis para análise do CMV.