Tabelas de Preços



Não remova esse quadro

Autor do artigo: Karem.sup.shop

A partir da versão 6.1337 do Shop está disponível a Tabela de Preços, sendo possível escolher o tipo que melhor se adapta à sua forma de trabalho. 

Passo a passo:

Para começar a usar a funcionalidade, é preciso configurar o sistema para trabalhar com Tabelas de Preços:

  1.  Selecione a forma de trabalho que irá utilizar, para isso acesse Configurações e Manutenção > Opções > Produtos > Preços.

    Escolha a opção que melhor te atende, são elas:

    • Preço padrão: Utiliza o preço sugerido ou praticado;
    • Por cliente: Será habilitado no Cadastro do Cliente um campo para que seja vinculada a Tabela de Preços a ser usada. Ao criar um documento para este cliente e incluir um produto, o sistema irá buscar automaticamente o preço referente a essa tabela. Caso não encontre, será utilizado o Preço praticado;
    • Por operação: Será necessário apontar dentro do Cadastro da Operação de venda qual Tabela de Preço será usada. Ao criar um documento com esta operação, e incluir um produto o sistema irá buscar automaticamente o preço referente a essa tabela. Caso não encontre, será utilizado o Preço Praticado. Nos módulos do sistema onde definimos as Operações prevalecerá a Tabela da Operação Prateleira. Caso a operação seja alterada no momento de faturar a OS/Orçamento serão mantidas as tabelas usadas no momento da criação;
    • Por quantidade: Será habilitado no Cadastro de Produtos uma coluna "Quantidade". Essa coluna indicará que a partir de determinada quantidade o produto assumirá este preço. Ao criar um documento e incluir esse produto, o sistema irá buscar o preço de acordo com a quantidade informada em cada tabela;
    • Escolher no momento da venda: Poderá ser definida uma Tabela padrão ou o sistema poderá solicitar a Tabela de Preços a cada item inserido na venda. Desta forma, ao inserir o primeiro produto o sistema irá questionar se deseja repetir a tabela para os próximos itens. Caso opte por não repetir, ao inserir o próximo item a tela de seleção da Tabela de Preços será aberta novamente. Cada produto no documento poderá aplicar uma tabela diferente. 

Em seguida, é necessário criar as Tabelas de Preços, para isso acesse Produtos e Serviços > Cadastro de Produtos > Seta para baixo > Tabelas de Preços.

     2.  Clique em Novo e crie nomes para as Tabelas que serão usadas e depois em Gravar. 

As Tabelas de Preço também podem usar fórmula para compor seu preço, para isso marque a opção "Esta tabela trabalha com fórmula" e informe a fórmula que desejar. 

     3.  No Cadastro de Produtos, na tela principal, informe as Tabelas que serão utilizadas nas movimentações e seus respectivos preços. 

Dica

Caso a empresa utilize rede de lojas é possível realizar a integração da tabela de preços, sendo necessário que o Ishop e o Wshop estejam configurados.

No Ishop ao realizar a alteração do preço do produto haverá o campo "Tabela de preços" para que o usuário vincule quais tabelas serão utilizadas pela empresa.

Informação

As Tabelas de Preços cadastradas serão utilizadas nos módulos: Movimento de estoque, Nota Fácil, Orçamento e Ordem de Serviço.

OBS: E também poderão ser utilizadas no momento da impressão de etiqueta.