Motivos para a rejeição:
Em situações em que o endereço do destinatário da nota é de uma UF diferente da UF do emitente, como, por exemplo, quando o cliente comparece presencialmente na empresa para realizar a compra.
- Os Dados do Destinatário podem estar incorretos. Não somente a UF, mas todo o endereço.
- O Destino da Operação pode estar incorreto. Ou seja, a operação deve ser interestadual, devido ao destinatário ser de outra UF, mas está com CFOP de operação interna.
Como resolver?
1- Marcar destinatário como consumidor final e operação como presencial
Em situações que a operação ocorre presencialmente, mas o endereço do destinatário/cliente é de outro estado e é necessário gerar a NF-e, pode ocorrer a rejeição.
- Selecione a nota rejeitada e clique em Gerar NFe
- Marque como Sim na opção Consumidor Final
- E no campo Indicador de presença do comprador no estabelecimento marque a opção 1- Operação Presencial
- Em seguida, gere a nota.
2- Verifique o endereço do destinatário
- Para verificar os dados do cliente, clique em Editar a nota.
- Em seguida, clique em Editar o cadastro do cliente para ajustar o endereço.
3- Verifique o CFOP utilizado
Utilizando o exemplo de uma venda do RJ para SP, obrigatoriamente o CFOP deve iniciar com o dígito 6, que indica saídas e vendas fora do estado. Logo, se a operação e os itens estiverem utilizando um CFOP iniciado com dígito 5 (saídas e vendas dentro do estado), a rejeição ocorre.
Nesse caso será necessário criar nova nota com a operação correta, conforme a UF do cliente e inutilizar a faixa da nota rejeitada.
Importante
Atualmente o Shop conta com uma proteção que não permite inserir um destinatário com UF que diverge do tipo de operação informada pelo CFOP. Isso só poderá ocorrer quando no cadastro do CFOP, ele estiver configurado para ignorar a UF de Destino.