Esse artigo tem por objetivo explicar as diferenças entre os Perfis A,B e C.
Em caso de dúvidas sobre qual perfil sua empresa se enquadra, consulte seu contador.
As Secretarias de Fazenda irão enquadrar as empresas obrigadas à EFD para que sejam apresentados alguns registros de forma detalhada ou de forma consolidada. Neste artigo, vamos conhecer a diferença entre eles.
Perfil A
O perfil A da EFD apresenta as informações de maneira mais detalhadas, o que requer um maior cuidado na sua geração. Um bom exemplo para identificar o quão criterioso é este perfil, basta verificar os registros referentes aos equipamentos ECF, presentes no Bloco C.
O perfil apresenta os registros referentes as totalizações, que são os registros C400 (identificação dos equipamentos ECF), C405 (dados referentes a Redução Z), C410 (totalizadores de Pis/Cofins), C420 (totalizadores da Redução Z), C425 (resumo dos Itens movimentados em relação a Redução Z), C490 (registro analítico do movimento diário) e C495 (resumo mensal de itens por ECF) se o informante for residente do estado da Bahia , registros C460, que são os documentos fiscais emitidos pelo usuário de equipamentos de ECF e totalizados na Reduzão Z, e o registro C470, o qual refere-se aos itens dos documentos fiscais emitidos pela ECF, ou seja deve ser informado de maneira criteriosa toda a movimentação diária ocorrida nos equipamentos ECF informando os Itens por Documento fiscal emitido pelo usuário.
Perfil B
O perfil B apresenta as informações de maneira mais sintética (totalização por período: diário e mensal).
O perfil apenas apresenta os registros referentes as totalizações, que são os registros C400 (identificação dos equipamentos ECF), C405 (dados referentes a Redução Z), C410 (totalizadores de Pis/Cofins), C420 (totalizadores da Redução Z), C425 (resumo dos Itens movimentados em relação a Redução Z), C490 (registro analítico do movimento diário) e C495 (resumo mensal de itens por ECF).
Perfil C:
O perfil C, é destinado a empresas do simples nacional.
O perfil C não leva produtos no registro, visto que é mais simplificado.
Como realizar a alteração no Automação Comercial Shop
Acesse o Shop e clique na aba 'Contador'.
Em seguida acesse o ícone: SPED Fiscal.
Ao abrir a o modulo do SPED Fiscal, clique em Avançar.
Em seguida leia as informações, digite: 'ESTOU CIENTE' e novamente, clique no botão Avançar.
Nesse momento você será informado que o arquivo gerado pelo módulo Exportação SPED deve ser complementado com as informações de escrituração fiscal como: guias de ICMS, livros de apuração, de acordo com o regulamento estadual e federal.
Clique no ícone Configurações:
- Selecione o perfil da sua empresa e clique no botão Gravar.
- Em seguida basta gerar o arquivo do SPED.