Novo Cadastro de Produtos

Visando proporcionar maior poder de Gestão Comercial das empresas usuárias do Automação Comercial Shop, bem como atender as exigências legais que se aplicam às empresas enquadradas em seus respectivos regimes de tributação, o Cadastro de Produtos teve alguns ajustes e novos campos criados para atender estas necessidades, através desse artigo iremos explicar algumas dessas funcionalidades. 

  1. Acesse a aba Produtos e Serviços / Cadastro de Produtos.

    • Grupo Edição

      Na parte superior do Cadastro de Produto possui os campos: "Incluir, Editar e Excluir".

      Incluir produto - Esse será o botão a ser utilizado para incluir um novo produto no cadastro.
      Editar produto  - Esse botão será utilizado para alterar qualquer campo no cadastro em questão.
      Excluir produto - Esse botão deverá ser utilizado quando for necessário excluir um produto do cadastro.

      Se o produto já tiver sido movimentado, a exclusão do mesmo não será permitida.

      Gravar - Esse botão apenas estará habilitado quando o cadastro estiver no modo de edição.
      Cancelar - Caso alguma alteração tenha sido feita no cadastro e as mesmas não devam ser gravadas, clique neste botão que possibilitará ao usuário abortar ou desistir da inserção, ou alteração que se está sendo feita.


    • Grupo Navegação

      Primeiro produto - Este botão direcionará o usuário para o primeiro produto localizado em ordem no cadastro, independente do produto que está sendo exibido. 
      Produto anterior - Para retornar ao produto anterior do cadastro, clique neste botão.
      Próximo produto - Para avançar ao produto do cadastro, clique neste botão.
      Último produto - Este botão direcionará o usuário para a seleção do último produto do cadastro,  que se encontra organizado em ordem alfabética.

      É possível localizar determinado item por três tipos de localização: localizar, localizar por código e a localização inteligente.

      Localizar - Esse botão possibilitará o usuário selecionar o produto desejado em uma localização completa.
      Localizar por código - Esse botão deverá ser utilizado para pesquisar os produtos pelo código, localização simplificada.
      Localização Inteligente - Neste campo é possível efetuar a localização do item de forma rápida, digitando apenas trecho da descrição, parte do código, entre outras informações que contém no produto. 


    • Grupo Estoque

      Estoque
       - Esse botão será utilizado para serem feitas consultas ao estoque de dentro do cadastro.

      Ajuda - Esse botão será utilizado para auxílio e explicação de cada campo dentro do Cadastro de Produto.
      Suporte Express - Esse recurso permite que encontre informações e soluções através de artigos do sistema, vídeos, perguntas por e-mail, entre outras formas.
      Campos Personalizados - Recomendamos aos usuários a criação de campos personalizados, quando a empresa necessita de algum campo específico dentro do Cadastro de Produto que não possua.
      Sair - Será fechado a tela do Cadastro de Produto, retornando para a página principal do sistema de automação comercial.

  2. Clique na aba Principal do Cadastro de Produto, para incluir as principais informações do produto, como: descrição, códigos, unidades de medidas, grupo, família, composição do preço, entre outras informações.

    Através do campo “Quantidade em estoque” é possível consultar o estoque do produto diretamente na tela “Principal”.

  3. Clique na aba "Dados Fiscais" para informar as atribuições fiscais do produto. 

    A principal mudança realizada nesta área foi no “Cálculo de ICMS”, que, foi modificado para atender algumas necessidades específicas. 
    Muitas empresas precisavam vender determinados produtos utilizando um CFOP diferenciado, e consequentemente com uma alíquota diferenciada, devido a isso foi individualizado o cálculo de ICMS, agora cada produto possui seu próprio cálculo de ICMS.

    1. O cálculo de ICMS, encontra-se disponível no Cadastro de Produto / Dados fiscais / Cálculo de ICMS.
    2. Ao acessar o "Cálculo de ICMS", é apresentada a tela principal do cadastro, possibilitando a inclusão de um novo, edição, exclusão e cópia do cálculo deste produto.
    3. Para efetuar o cadastramento de um novo cálculo, basta clicar em "Novo" e preencher os dados conforme as informações tributárias deste produto.

      No cadastro de "Operação" e no cadastro do "Cálculo de ICMS" foi criada a opção "Venda ao consumidor final", marcando essa opção em ambas as telas, o cálculo de ICMS utilizado nas movimentações pelo sistema será este cadastrado no Cadastro de Produto, caso contrário, será utilizado o cálculo padrão configurado. 

      Essa opção só é habilitada para vendas/saídas dentro do estado a consumidor final.
      Ao clicar em "Avançado", na parte superior é disponibilizada uma nova aba, é possível incluir outras informações tributárias para o cadastro deste cálculo do produto, como mensagem para nota fiscal, redução de base, entre outras opções.

    4. Caso o produto possua algum tipo de desvio de tributação, clicando na opção "Desvio de tributação", é disponibilizada uma nova aba destinada ao desvio da tributação.
    5. Ao concluir clique em "Gravar".

      Antes de efetuar o cadastramento dos produtos, será importante ter conhecimento dos diferentes tipos de produtos de sua empresa, principalmente levando-se em consideração os dados fiscais de cada produto cadastrado, sugerimos que seja verificado diretamente com a contabilidade da sua empresa para o preenchimento de quaisquer informações tributárias. 

    6. Ainda na aba "Dados Fiscais", preencha as demais informações tributárias do produto cadastrado, como Tributação, NCM, CST de PIS e Cofins, entre outros. 


  4. Clique na aba "Adicional", para vincular ao produto ou serviço observações aos mesmos, fornecedor da mercadoria, características, controle de quantidade mínima, máxima e critica, aplicação do produto, o que será útil no caso de produtos como peças de computadores, automóveis, motocicletas, etc.

  5. Clique na aba "Complementar" para informar os dados que complementarão o cadastro do produto ou serviço. Nela estão informações como "Produtos Equivalentes", "Produto composto", "Royalties", entre outras informações que possibilitam maior gestão do cadastro.
  6. Clique na aba "Campos Personalizados", para vincular informações que personalizarão o cadastro do item.

    A aba "Campo personalizado" é somente habilitada quando possuir algum campo personalizado configurado.
    Basta configurar a informação desejada no campo na parte superior do Cadastro de Produtos, em "Campos Personalizados". Os campos podem ser criados conforme a necessidade da empresa. 

  7. Clique na aba "Importação NF-e", para relacionar ao item o fornecedor desejado, bem como o código do item no fornecedor.

    As alterações nesta aba não podem ser canceladas!

  8. Ao finalizar o cadastro clique em "Gravar" localizado na parte superior do Cadastro de Produtos.