NF-e e NFC-e 4.0 - Protocolo TLS 1.2

Um novo protocolo de conexão na rede deve ser utilizado para emitir NF-e e NFC-e na versão 4.0. Confira abaixo se o seu Windows está preparado:

A configuração só deve ser realizada a partir dia 01/06/2022.

Para empresas de MG: A Sefaz de Minas Gerais, para garantir o bom funcionamento do Ambiente de Autorização dos Documentos Fiscais Eletrônicos, desabilitará os protocolos TLS nas versões 1.0 e 1.1 de comunicação a partir do dia 01/06/2022.

A partir desta data será aceito somente o protocolo TLS 1.2 ou superior, conforme já previsto nos Manuais de Orientação do Contribuinte de NF-e/NFC-e (versão 7.0).

Esta mudança é necessária, não só pela simplificação do ambiente e aumento da segurança, como também pela inviabilidade de configuração dos protocolos de comunicação mais antigos em nova versão do sistema operacional dos servidores.

Requisitos

Seu Windows precisa atender os requisitos abaixo para que você consiga realizar as configurações do protocolo TLS 1.2.

Edições do Windows

  • Windows XP e Windows Server 2003: Não possuem o protocolo TLS 1.2, desta forma, não será mais possível transmitir as notas à SEFAZ.
  • Windows 7: Possui o Protocolo TLS 1.2, porém só funciona se tiver a atualização do SP1 (Service Pack 1) e uma segunda atualização específica da Microsoft para a correção de erros.
  • Windows Server 2008: Possui o Protocolo TLS 1.2, porém só funciona se tiver a atualização do SP2 (Service Pack 2) e uma segunda atualização específica da Microsoft para a correção de erros.

Os sistemas operacionais: Windows Vista, Windows XP e Windows Server 2003 por não possuírem mais o suporte oficial da Microsoft não são mais atualizados e consequentemente não permitem a comunicação por estes novos protocolos.

Outro item incompatível com o TLS 1.2 é o aplicativo .NET Framework em algumas versões do Windows.

Para que se tenha segurança, é importante que os usuários passem a usar o NET Framework 4.6.2.

Veja abaixo versões do Windows compatíveis com .NET Framework 4.6.2:

Windows 7 SP1;
Windows 8.1;
Windows 10;
Windows Server 2008 R2 SP1;
Windows Server 2012;
Windows Server 2012 R2;
Windows 2016.

Configuração no Windows:

  • Em seu Menu iniciar acesse o Painel de controle e clique em 
  • Na aba Geral → Marque apenas a opção "Usar TLS 1.2" e clique em OK.


Caso tenha dúvidas na configuração, verifique com um TI. (Técnico de Informática).