Não existe cálculo de ICMS do Estado

Ao tentar fazer uma venda aparece a mensagem: "Não existe cálculo de ICMS do Estado (XX) para o Estado (XX) com o Cód. Fiscal (XXXX)".

Essa mensagem aparece quando o produto inserido na venda está vinculado à um cálculo de ICMS, porém dentro deste cálculo não existem as informações necessárias para a venda ser efetuada. No cálculo de ICMS do produto precisa ter um cálculo de ICMS cadastrado com as UF's utilizadas na operação de venda e o CFOP que está sendo utilizado.

Saiba como resolver:

  1. Ao aparecer a mensagem, clique em "Não" .


Vai abrir a tela de cadastro do cálculo de ICMS com as UF's origem e destino e CFOP preenchidos, o sistema pega estas informações automaticamente para facilitar o momento do cadastro.

       2. Em seguida, informe a Situação tributária do produto (CST) em questão. Caso não saiba, verifique com seu contador o código correto para utilizar.

A situação tributária possui a finalidade de identificar a origem da mercadoria e identificar o regime de tributação que está sujeita a mercadoria na operação praticada.


       3. No campo 
Alíquotas, informe a alíquota de ICMS utilizada na movimentação entre os estados. Caso não saiba, verifique com seu contador a alíquota correta para utilizar.

       4. Para finalizar o cadastro, clique em Gravar.

       Feito isto, basta finalizar sua venda.