Lançamento de notas de Energia Elétrica, Água, Gás e Telecomunicações no SPED

Orientar no lançamento de notas de entradas de Energia Elétrica (Modelo 06), Gás (Modelo 28), Água (Modelo 29) e Telecomunicação (Modelos 21 e 22).

Cadastro do produto:

  1. No Shop, acesse a aba "Produtos".
  2. Clique em "Cadastro de Produtos".

    No caso de uma nota de Energia, será necessário cadastrar um item chamado "Energia Elétrica", porém a descrição do item poderá variar de acordo com o modelo do documento que será lançado no sistema. Após informar os dados principais como descrição, preço, unidade, será necessário informar os dados fiscais deste item. Para isso, acesse o botão "Dados Fiscais do Produto".

    De acordo com as orientações de seu contador, todas a informações solicitadas nesta tela devem ser preenchidas.


  3. Clique Gravar.


Cadastro de Operação:

  1. Acesse a aba "Vendas", localize a opção "Fiscais". 
  2. Escolha a opção "Operações".
  3. Clique em "Novo".
  4. Informe a descrição da operação, que também irá variar de acordo com o modelo da nota que está lançando no sistema. Informe o Código Fiscal de Operação que corresponde a natureza do lançamento, informe o tipo de preço que será utilizado no momento do lançamento do item.
    • Tipo de Operação

      Para que as notas de energia, água, gás e telecomunicações sejam geradas no arquivo SPED, é necessário que o tipo da operação esteja cadastrado como "Entrada" ou "Compra".
      Caso contrário, tais notas não serão geradas no arquivo.

      Agora iremos definir as opções de configuração para estas operações. Primeiramente, é importante orientar-se com seu contador sobre cada imposto que o modelo que você está lançando deve ser destacado e calculado, para que esta aba seja corretamente preenchida. Você deverá marcar o que for indicado pelo seu contador nesta tela.


    • Alteração manual de impostos

      Para que seja possível informar todos os valores das notas de luz, água, gás e telefone de forma correta, é preciso que a opção "Permite alteração manual de impostos, alíquotas e bases" esteja marcada. Se NÃO for marcada, no momento do cadastro da operação, os valores poderão ficar incorretos. Por isso, não se esqueça de MARCAR esta opção!
  5. Clique em "Gravar".


Lançamento da nota no Movimento de Estoque:

  1. Para efetuar o lançamento da nota, é preciso acesso a aba " Vendas " e escolher a opção " Venda ". Ou acessar pelo caminho alternativo na aba " Estoque ", opção " Movimento de Estoque ".
  2. Clique em  " Nova NFe ".
  3. Informe a operação que você cadastrou anteriormente, de acordo com o modelo que está realizando a entrada.
  4. Informe o modelo do documento, série, sub-série (se houver indicada nota fiscal), fornecedor e demais informações tais como prazo.
  5. Em seguida, clique na aba "Itens " e insira o produto, que no caso do nosso exemplo, é energia elétrica. Geralmente, a quantidade deste item será " 1 " e no campo valor unitário poderá ser lançado o valor total da conta que está dando entrada. Mas o que fazer se caso o ICMS que está sendo exibido no sistema não esteja batendo com o que está na nota em suas mãos?
  6. Ao lançar o item, você encontrará o botão "Gravar e ajustar valores". 
    Na tela Alteração manual de impostos , você poderá informar a base de ICMS, alíquota de redução (se houver), alíquota de ICMS e valor do ICMS exatamente de acordo com o que está na nota fiscal. 

    Outros impostos também podem ser informados, porém, sempre que constarem na nota fiscal. Repare que desta forma, os valores, incluindo o valor total do documento batem corretamente com a nota que você tem em mãos.

  7. Depois, é só clicar em "Gravar".

    Edição do documento posteriormente!

    Neste recurso de alterar manualmente bases, valores e alíquotas, uma vez que o usuário gravar o documento, não poderá mais o editar. Se for feita uma nova edição, os valores originais do documento serão recalculados e com isso, os valores podem ficar divergentes. Por isso, recomendamos não editar o documento.

E como ficará esta nota no SPED?

  1. Acessar a aba "Contador" e clicar na opção "Exportação SPED ICMS/IPI".
  2. Ao final da geração, no arquivo .txt  serão gerados os registros  C500  (Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (CÓDIGO 06), Nota Fiscal/Conta de Fornecimento D'água Canalizada (CÓDIGO 29) e Nota Fiscal Consumo/Fornecimento de Gás (CÓDIGO 28),  C590  (Registro Analítico do Documento - Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (CÓDIGO 06), Nota Fiscal/Conta de Fornecimento D'água Canalizada (CÓDIGO 29) e Nota Fiscal Consumo/Fornecimento de Gás (CÓDIGO 28).

    Para os modelos 21 e 22 (Comunicação e Telecomunicação) serão gerados os registros D500 e D590.
  3. Agora que o arquivo foi gerado, basta enviar para o seu contador, caso o mesmo tenha que complementar alguma informação relacionada a apuração de impostos ou então validar no PVA!