Orientar no lançamento de notas de entradas de Energia Elétrica (Modelo 06), Gás (Modelo 28), Água (Modelo 29) e Telecomunicação (Modelos 21 e 22).
Cadastro do produto:
- No Shop, acesse a aba "Produtos".
Clique em "Cadastro de Produtos".
No caso de uma nota de Energia, será necessário cadastrar um item chamado "Energia Elétrica", porém a descrição do item poderá variar de acordo com o modelo do documento que será lançado no sistema. Após informar os dados principais como descrição, preço, unidade, será necessário informar os dados fiscais deste item. Para isso, acesse o botão "Dados Fiscais do Produto".
De acordo com as orientações de seu contador, todas a informações solicitadas nesta tela devem ser preenchidas.
Clique Gravar.
Cadastro de Operação:
- Acesse a aba "Vendas", localize a opção "Fiscais".
- Escolha a opção "Operações".
- Clique em "Novo".
- Informe a descrição da operação, que também irá variar de acordo com o modelo da nota que está lançando no sistema. Informe o Código Fiscal de Operação que corresponde a natureza do lançamento, informe o tipo de preço que será utilizado no momento do lançamento do item.
- Tipo de Operação
Para que as notas de energia, água, gás e telecomunicações sejam geradas no arquivo SPED, é necessário que o tipo da operação esteja cadastrado como "Entrada" ou "Compra".
Caso contrário, tais notas não serão geradas no arquivo.Agora iremos definir as opções de configuração para estas operações. Primeiramente, é importante orientar-se com seu contador sobre cada imposto que o modelo que você está lançando deve ser destacado e calculado, para que esta aba seja corretamente preenchida. Você deverá marcar o que for indicado pelo seu contador nesta tela.
- Alteração manual de impostos
Para que seja possível informar todos os valores das notas de luz, água, gás e telefone de forma correta, é preciso que a opção "Permite alteração manual de impostos, alíquotas e bases" esteja marcada. Se NÃO for marcada, no momento do cadastro da operação, os valores poderão ficar incorretos. Por isso, não se esqueça de MARCAR esta opção!
- Tipo de Operação
- Clique em "Gravar".
Lançamento da nota no Movimento de Estoque:
- Para efetuar o lançamento da nota, é preciso acesso a aba " Vendas " e escolher a opção " Venda ". Ou acessar pelo caminho alternativo na aba " Estoque ", opção " Movimento de Estoque ".
- Clique em " Nova NFe ".
- Informe a operação que você cadastrou anteriormente, de acordo com o modelo que está realizando a entrada.
- Informe o modelo do documento, série, sub-série (se houver indicada nota fiscal), fornecedor e demais informações tais como prazo.
- Em seguida, clique na aba "Itens " e insira o produto, que no caso do nosso exemplo, é energia elétrica. Geralmente, a quantidade deste item será " 1 " e no campo valor unitário poderá ser lançado o valor total da conta que está dando entrada. Mas o que fazer se caso o ICMS que está sendo exibido no sistema não esteja batendo com o que está na nota em suas mãos?
Ao lançar o item, você encontrará o botão "Gravar e ajustar valores".
Na tela Alteração manual de impostos , você poderá informar a base de ICMS, alíquota de redução (se houver), alíquota de ICMS e valor do ICMS exatamente de acordo com o que está na nota fiscal.Outros impostos também podem ser informados, porém, sempre que constarem na nota fiscal. Repare que desta forma, os valores, incluindo o valor total do documento batem corretamente com a nota que você tem em mãos.
Depois, é só clicar em "Gravar".
Edição do documento posteriormente!
Neste recurso de alterar manualmente bases, valores e alíquotas, uma vez que o usuário gravar o documento, não poderá mais o editar. Se for feita uma nova edição, os valores originais do documento serão recalculados e com isso, os valores podem ficar divergentes. Por isso, recomendamos não editar o documento.
E como ficará esta nota no SPED?
- Acessar a aba "Contador" e clicar na opção "Exportação SPED ICMS/IPI".
- Ao final da geração, no arquivo .txt serão gerados os registros C500 (Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (CÓDIGO 06), Nota Fiscal/Conta de Fornecimento D'água Canalizada (CÓDIGO 29) e Nota Fiscal Consumo/Fornecimento de Gás (CÓDIGO 28), C590 (Registro Analítico do Documento - Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (CÓDIGO 06), Nota Fiscal/Conta de Fornecimento D'água Canalizada (CÓDIGO 29) e Nota Fiscal Consumo/Fornecimento de Gás (CÓDIGO 28).
Para os modelos 21 e 22 (Comunicação e Telecomunicação) serão gerados os registros D500 e D590.
- Agora que o arquivo foi gerado, basta enviar para o seu contador, caso o mesmo tenha que complementar alguma informação relacionada a apuração de impostos ou então validar no PVA!