KPI- Key Performance Indicators

Este artigo tem por objetivo explicar o que é o KPI e como ele pode ajudar a melhorar os resultados de sua empresa. 

Não remova esse quadro

Autor do artigo: Karem.sup.shop

O KPI (Key Performance Indicators), conhecido também como indicadores-chave de desempenho, é a ferramenta de gestão usada para medir o desempenho e sucesso da empresa. Com ele é possível apurar o que está sendo feito corretamente e o que precisa ser ajustado para alcançar o resultado de sucesso mais rapidamente, considerando os objetivos organizacionais. 

Existem categorias diferentes de KPIs, a seguir serão apresentadas as mais importantes, que podem contribuir para a tomada de decisão, impactando diretamente nos rendimentos alcançados no final do mês:

  • Indicadores de produtividade: Estes indicadores mostram como está o nível de produtividade da empresa, considerando a produtividade hora/colaborador, hora/máquina em relação aos prazos e recursos disponíveis. 
  • Indicadores de qualidade: Refere-se a quantidade de produtos finais e de produtos sem defeito, comparando ao nível de aceitação já definido. São avaliados junto aos indicadores de produtividade, pois ajudam a compreender qualquer desvio ou não-conformidade ocorrida durante um processo produtivo. 
  • Indicadores de capacidade: Eles medem a capacidade de resposta de um processo, em relação ao tempo necessário para execução. 

  • Indicadores estratégicos: Auxiliam na orientação de como a empresa se encontra com relação aos objetivos estabelecidos anteriormente. 

  • Indicador de lucratividade: Usado para identificar se o retorno obtido pela empresa é positivo ou não, e se é necessário cortar gastos ou modificar processos. Baseado no percentual de lucros sobre o faturamento.

  • Indicador de rentabilidade: Utilizado para saber se determinado investimento vale a pena, pois após saber se está sendo lucrativo, é necessário também entender se o (ROI) retorno sobre o investimento está sendo bom. 

  • Valor do ticket médio: Através deste indicador de desempenho é verificado como está a dinâmica de vendas, podendo ser feito de três formas: clientes, venda e vendedor. Se usar pelos clientes, por exemplo, é possível saber quais deles compram mais e melhor, e aprimorar o atendimento a eles; se fizer pelo vendedor, saberá qual deles tem melhor resultado e capacitar os outros. 

  • Nível de serviço de entrega: este KPI é fundamental não só para entender como está o desempenho da sua operação de transporte, mas também se a cadeia de suprimentos está sendo eficaz. 

  • Taxa de sucesso em vendas: Indicador que auxilia os gestores a entender qual o índice de vitórias em cada negociação realizada pela empresa. Ou seja, é apurado o número de vendas concretizadas em relação à quantidade de oportunidades que existiram em determinado período. Podendo identificar em que etapa do processo de venda houve uma lacuna, melhorando a abordagem dos vendedores, as opções de pagamento e a capacidade de entrega, por exemplo. 

  • Índice de turnover: Avalia a rotatividade de funcionários, facilitando a identificação de deficiências em aspectos como liderança, clima organizacional e valorização dos colaboradores. O grau de turnover pode ser calculado com base no tempo médio de permanência dos funcionários na empresa. A fórmula padrão é: (nº de demissões + nº de admissões) dividido pelo número total de funcionários. 


Para que esses indicadores sejam eficazes no controle da empresa, é necessário se atentar aos números que serão avaliados. Ter um planejamento estratégico e objetivos claros na hora de estabelecer as metas que deverão ser alcançadas.