Ishop: Sinal na Ordem de Serviço

Se você tem dúvidas sobre como usar o sinal na Ordem de Serviço (OS) para gerenciar o pagamento de seus pedidos, este artigo é para você. A seguir, explicamos como esse recurso funciona e como ele pode tornar seus processos mais eficientes.

O que é o Sinal na Ordem de Serviço (OS)?

O sinal na OS é um recurso que permite que você pague uma parte do valor total do serviço ou produto de forma antecipada. Esse valor é registrado no sistema como uma carta de crédito e é abatido automaticamente do total a ser pago quando a ordem de serviço é finalizada. Isso garante um controle financeiro mais preciso e evita o uso duplicado do mesmo valor em diferentes transações.

Configurando o Sinal na OS

Para usar o recurso de sinal, é necessário seguir alguns passos na configuração:

  • Forma de Pagamento: É preciso vincular uma forma de pagamento do tipo Vale que não tenha a opção "Totalizador" marcada. Essa forma de pagamento será usada especificamente para registrar o sinal.

    • Para o cadastro vá na aba Produtos e Serviços > Cadastros > Formas de Pagamento.



    • Preencha as informações conforme imagem abaixo:



  • Momento de uso: O sinal só pode ser informado no momento da criação ou edição da OS. Não é possível adicionar um sinal durante o processo de faturamento.

Como funciona o processo?

  1. Criação da Ordem de Serviço: Ao criar uma OS com os serviços ou produtos desejados, você pode registrar um valor de sinal.

  2. Registro do Sinal: O valor do sinal é registrado na aba de Totais/Sinal/Desconto/Acréscimo.



  3. Faturamento: Quando a OS for finalizada, o valor do sinal já estará registrado como pago. Você só precisará lançar o pagamento do valor restante.

Demonstração de como funciona a criação da OS com o Sinal

E se a ordem de serviço for cancelada?

Ao clicar para cancelar uma ordem de serviço que tenha um sinal pago, o sistema dá as seguintes opções:

  • Manter o crédito: O sistema cria um vale onde o valor ficará como um crédito na loja para que o cliente possa usar em outros serviços ou produtos.
  • Devolver o dinheiro: Você retorna o valor para o cliente.

Consultar a Carta de Crédito

Você pode consultar tanto os sinais que foram recebidos quanto o que tem em aberto para determinado cliente usar na sua lola

  • Consultar cartas em aberto: No próprio módulo da Ordem de Serviço, vá em Carta de Crédito, selecione a empresa e o cliente para que o sistema mostre o que tem em aberto.



  • Consutar sinais pagos: Dentro do Ishop, aba Financeiro > Carta de Crédito. Nesse módulo você conseguirá visualizar todos os valores de sinais que foram baixados, possui filtro de clientes e por data.


Ficou com alguma dúvida?

Se precisar de ajuda adicional para configurar ou utilizar o sinal na sua Ordem de Serviço, entre em contato com o nosso suporte. Estamos prontos para ajudar você a tirar o máximo proveito desse recurso.