Importador FCI do Produto

Este artigo orienta sobre a utilização do novo módulo de exportação e importação de FCI do produto.

Não remova esse quadro

Autor do artigo: Karem.sup.shop

A partir da versão 6.1337 do Alterdata Shop, será possível exportar e importar o arquivo com os produtos com FCI no formato texto.
É possível importar os dados do FCI para o cadastro de produtos e exportar em formato .txt  para envio a Receita Federal. 

Para localizar o módulo acesse o wshop:

  1. Na tela principal do sistema, vá na aba Configurações e Manutenção;
  2. Menu Importação/Exportação, seta para baixo;
  3. Selecione Integrador FCI do produto.

Com o módulo aberto, temos as opções EXPORTAR FCI e IMPORTAR FCI

  • Exportar FCI: Vai exportar o arquivo no formato texto.
  • Importar FCI: Deve ser localizado o arquivo a ser importado. Se houver alguma desconformidade no arquivo que possa impedir a importação, serão listadas as ocorrências encontradas no campo  "informação do arquivo selecionado". Se estiver tudo de acordo, o botão "importar arquivo" será habilitado. 

Para exportar o arquivo é necessário que previamente no cadastro de produtos, seja informado o FCI (aba Adicional) e que também sejam criados os campos personalizados "Valor da Parcela" (com tipo do campo- monetário) e "Percentual da parcela" (com tipo de campo numérico).

Para realizar a exportação, é necessário que marque qual será a configuração da parcela, ou seja, se utilizará o valor ou percentual da parcela e relacionar o campo personalizado para ser possível o módulo obter a informação direto do cadastro de produtos.

A inclusão de itens ocorre através das opções:

  •  De forma individual, podendo incluir um ou mais itens;
  • O usuário poderá incluir todos os produtos que possui cadastrados, porém ao final da inclusão automática de todos os produtos será exibido um alerta ao usuário informando a quantidade de produtos que não possuem os campos personalizados para o FCI em seus respectivos cadastros. 
  • Pode ser removido um produto individualmente 
  • Podem ser removidos todos os produtos listados de uma só vez 
  • Selecionando essa opção, é possível inserir apenas os produtos que possuem em seu cadastro os campos Valor e Percentual da parcela. 

Por fim, selecione o diretório onde será salvo o arquivo a ser exportado e clique em Exportar arquivo. 


Ao final da exportação ou importação, será exibida uma mensagem questionando se deseja abrir o diretório do arquivo gerado, facilitando sua conferência.