Importação de NFe por certificado digital.

Vamos falar sobre importação por certificado digital?

Abaixo segue o passo a passo para verificar no cliente.


Primeiro passo é analisar os logs gerados pelo sistema e a partir dai conseguimos nos direcionar no atendimento.

(estrela) Como analisar:

Quando clicamos no botão "importar NFe" no movimento de estoque e/ou dá o tempo de importação automática (isso ocorre apenas a cada uma hora), o sistema gera na pasta C:\Program Files\Alterdata\Shop\BaixarNFESEfaz dois arquivos de log. São eles:

LogImpNFe ()- Esse arquivo é gerado toda vez que o sistema força a importação da nota (apenas a cada uma hora) nele você consegue identificar:

  • Se na hora que o sistema forçou a importação teve algum erro de comunicação, seja com o certificado ou com a Sefaz.
  • A quantidade de notas importadas e também as chaves importadas.
  • Ver por empresa os certificados utilizados na importação.

NotImpNFe... - Esse arquivo é gerado quando clicamos no importar NFe no movimento de estoque e o tempo para forçar a importação ainda não deu 1 hora, ele informa o motivo de não ter forçado a importação, geralmente uma mensagem parecida com esta:

Versão = 3.13.0.1-6

25/11/2021 14:19:06 (data e hora que foi gerado o arquivo)

Tentativa de importação com menos de uma hora de intervalo. Última execução: 25/11/2021 14:13:56 (data e hora que o sistema forçou a importação)

Lembre-se de olhar sempre os últimos arquivos de log, ou seja, com a data mais recente


Portanto, para identificar algum problema o arquivo a ser visto primeiramente deve ser o LOGIMP, com ele você vai saber se tem algum problema de comunicação com certificado ou com a  Sefaz. Podendo fazer os seguintes passos para correção:

  1. Verificar de quando é a nota e se tem um período de no mínimo 24 h de emissão (esse período pode variar).
  2. Verificar se o certificado esta comunicando com ECAC e dentro da validade.
  3. Sendo certificado A3 certifique-se que o mesmo está conectado na máquina em questão.
  4. Se tiverem certificados vencidos, verifique com o cliente se pode excluir (isso é uma situação muito comum que impede a importação).
  5. Caso seja ISHOP verificar se no cadastro de empresa está marcado como loja.
  6. Pelo Internet Explorer Consultar a chave de acesso da nota em questão na SEFAZ, verificar a data de Inclusão AN, precisa estar no mesmo formato que a data da autorização, tente fazer a consulta completa da nota ou o download do documento
  7. Verificar se a versão do IE está atualizada
  8. Incluir o site ajax.googleapis.com nos sites seguros do Internet Explorer, verificar também se o site com permissão está com um " * " , caso esteja retire o mesmo e deixe apenas *ajax.googleapis.com 
  9. Verificar se a nota em questão, já não está importada no sistema do cliente.
  10. Dar permissão no regedit na pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Microsoft\Internet Explorer\MAIN\FeatureControl\FEATURE_BROWSER_EMULATION
  11. Desabilite o controle de UAC (controle de contas de usuário)
  12. Em opções de internet > Avançado - deixe marcada apenas a opção de TLS 1.2, conforme imagem abaixo:


(discordo) Fez todos esses procedimentos, mas ainda não importou?

Se lembra que o tempo que o sistema força a importação é de 1 hora? Não vai adiantar realizar os procedimentos e não aguardar esse período, dessa forma, após realizar os procedimentos acima verifique no arquivo NotImp qual foi a última hora que o sistema forçou a importação e aguarde, depois feche o sistema, vá novamente em "importar nfe" no movimento de estoque e verifique se a nota vai importar.


Fazendo esses passos você consegue fazer os procedimentos de forma mais assertiva e com melhor entendimento dos ajustes necessários.