GERENCIADOR DE XML


1.1 Para realizarmos a extração do xml precisamos inicialmente acessar o módulo e verificar as seguintes configurações:

*Para acessar basta loclaizar a aba 'Contador' e clicar em 'Gerencidor de XML'


1.2 Configurações:

*Ao abrir o módulo clique em opções;

(seleção) No campo 'Diretório de extração do XML' Definir a pasta que serão enviados os xml's;

(seleção) No campo 'E-mail de envio dos xml's' informar o E-mail do contador

(seleção) No campo 'E-mail de acompanhamento' poderá informar o e-mail da empresa para que receba também os arquivos, verificando assim o envio.

(seleção) No campo 'Extrair arquivos' podemos escolher se vamos extrair XML e PDF ou Somente XML, basta marcar no checkbox a opção desejada.


1.3 Agendamento de extração e envio automático de XML

*Nesse campo, podemos agendar o envio do xml, configurando a periodicidade em que será realizada a extração/envio dos XLM's, informando o horário em que serão realizadas as extrações, a frequência, se diário ou semanal, podendo definir também o dia da semana para o agendamento, ou até escolher de forma mensal, conforme a imagem abaixo:


1.4 Realizando os filtros para extração manual

(seleção) Na tela principal, no campo período precisamos informar os tipos de data, se por emissão ou referência e informar o período;

(seleção) No campo Tipos de documento, precisamos informar os tipos de documentos que serão extraídos, se compra, venda, entrada e saída;

(seleção) No campo Dados dos documentos, precisamos informar os modelos fiscais a serem extraídos, se 55 (NFe), 65 (NFC-e), 58 (MDF-e) ou 59 (s@t)


*Obs. Ainda tem alguns filtros auxiliares, como operação, pessoa, e status, que podem ser selecionados para um filtro específico.

Tendo configurado todos os filtros, clique em 'Filtrar', e será exibida a lista de documentos, basta clicar em enviar E-mail e será enviado ao e-mail do contador, ou clicar em Extrair XML que será salvo na pasta configurada, podendo pegar os arquivos dentro dessa pasta e fazer o envio por fora do sistema.


1.5 Realizando os filtros para extração automática


Para realizar o agendamento automático, primeiro basta estar configurado conforme o tópico 1.3 e na página principal realizar os filtros semelhantes ao filtro manual, porém ao informar o tipo de documento, dados dos documentos, basta clicar em 'Criar agendamento automático':