Entendendo a Aba Dados Fiscais no Cadastro de Produtos


Quando cadastramos um produto, devemos nos atentar para todo o cadastro, porém um local muito importante é o cadastro fiscal, pois o cadastramento errado podem causar uma simples rejeição, como o pagamento de multas resultando em prejuízos para a empresa, sendo assim venho explicar o que seriam algumas informações que constam nesse cadastro. 

Começamos com o Tipo da Tributação do Produto > para isso precisa saber em qual das 4 opções ele se encaixa. 

TRIBUTAÇÃO

Tributado -  produto em que é tributado o imposto é somente cobrado na sua venda.

Não Tributado - Os produtos não tributados, com a indicação “NT”, saem do estabelecimento sem tributação para fins do IPI, porém não geram direito ao crédito do IPI.

Substituição TributáriaSubstituição tributária propriamente dita é o mesmo que substituição do contribuinte, já que o recolhimento é passado para um contribuinte envolvido na cadeia do negócio jurídico – por exemplo, uma indústria que paga o valor tributário devido pelo prestador que lhe fornece o transporte.

Isentoé a exclusão, por lei, de parcela da hipótese de incidência, objeto da isenção a parcela que a lei retira dos fatos que realizam a hipótese de incidência da regra de tributação. Diante desse complexo conceito, podemos afirmar que a isenção é exceção feita por lei à regra jurídica tributária, podendo ser alterada.



Cálculo de ICMS cálculo do ICMS é o resultado do preço do produto multiplicado pela alíquota praticada na operação

Alíquota de ICMS internaalíquota geral do ICMS vária de 17% a 18% nas operações internas, conforme definição estadual. Alguns estados criaram fundos de combate à pobreza e cobram um percentual adicional de 1% ou 2% de ICMS em determinadas operações

Pauta Fiscalela é uma tabela de preço, ou seja, é uma fixação prévia dos preços de algumas mercadorias, por parte da administração dos estados. 

IPI Imposto sobre Produtos Industrializados. É um tributo federal que incide sobre produtos nacionais e importados, aplicado sempre que uma mercadoria sai da fábrica. No entanto, nem todos os produtos sofrem incidência do IPI

PIS / COFINS Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e a contribuição para o PIS/PASEP, exigidas atualmente, são versões mais recentes de tributos que já existiam há décadas no país. São contribuições sociais no âmbito de competência da União, que têm como destino o financiamento da seguridade social.

Carga Tributáriaé uma relação entre a soma da arrecadação federal, estadual e municipal e o Produto Interno Bruto (PIB): Nesse cálculo, busca-se analisar o fluxo de recursos financeiros direcionados da sociedade para o Estado.


CEST - Código Especificador da Substituição Tributária,  estabelece uma forma de identificar e uniformizar mercadorias e bens sujeitos ao regime de substituição tributária, assim como a antecipação de recolhimento do imposto referente às operações subsequentes.

TIPO DO ITEM -  No sistema temos 12 tipos, e vária de cada produto. 

NCM - A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é um código de oito dígitos usado para identificar a natureza dos produtos comercializados no Brasil e nos outros países do Mercosul.


Lembrando que este artigo é apenas para você saber o que cada campo representa, a Alterdata não se responsabiliza pelas informações preenchidas e devem ser vistas com o contador da empresa .