Dificuldade em Selecionar o CST de PIS/COFINS na Importação da NF-e? Solucione Alterando a Operação de Compra


Se você está com dificuldades para visualizar ou selecionar o CST de PIS/COFINS desejado ao importar uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no sistema Shop, saiba que essa situação é comum e tem uma solução simples relacionada à configuração da operação de compra utilizada.

A dificuldade em selecionar um determinado CST (como o CST 50, por exemplo, ou outras opções) durante a importação ocorre geralmente quando a operação padrão já possui um CST de PIS/COFINS definido (ex: 98 - Outras Operações) e, simultaneamente, a opção de apura PIS/COFINS não está marcada naquela operação.

Como Liberar a Seleção de Outros CSTs de PIS/COFINS


Para garantir que todas as opções de CST de PIS/COFINS fiquem disponíveis para seleção durante a importação da NF-e, você precisa ajustar a configuração da operação de compra que está sendo utilizada, seguindo estes passos:

  1. É recomendado duplicar a operação que você está utilizando para a importação.

  2. Dentro da configuração da operação, navegue até a aba "% Impostos".

  3. Certifique-se de que o campo PIS/COFINS esteja marcado (selecionado) na configuração daquela operação.

  4. Ao marcar a opção de apuração de PIS/COFINS, o sistema irá desabilitar o campo de "CST de PIS/COFINS" padrão na configuração da operação, e isso fará com que todas as opções de CST fiquem disponíveis para seleção no momento da importação da nota fiscal.


Essa alteração permite que você escolha livremente o Código de Situação Tributária (CST) correto para PIS/COFINS (como 50 - Operação de Aquisição com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada no Mercado Interno, 73 - Operação de Aquisição sem Incidência da Contribuição, entre outros) de acordo com a regra fiscal da sua empresa e a natureza da operação.