Saiba como utilizar o módulo "DRE - Demonstrativo de Resultado de Exercício".
Este módulo permite ao empresário montar demonstrativos que irão auxiliar no diagnóstico da situação da sua empresa. Com ele é possível analisar o resultado final da operação e também os valores parciais além de traçar comparativos entre receitas e despesas e obter indicadores que podem facilmente indicar se a empresa vai bem ou não.
Lançar Novo DRE:
- Acesse o menu Financeiro / sub aba Financeiro / Demonstrativo de Resultado.
Clique no botão Novo para que os dados abaixo sejam informados.
Cadastro DRE Código Este código é atribuído sequencialmente a medida que o cadastro é alimentado. Descrição Campo livre no qual será informado manualmente a descrição/nome do DRE. Empresa Clique no ícone da lupo e selecione a empresa na tela "Localiza Empresa". Após informar os campos acima clique em "Gravar".
Inclusão/Edição de linha
Nesta tela é possível incluir linhas de valor ou de resultado.
Valor x Resultado | |
---|---|
Linhas de Valor | As linhas de valor são apuradas diretamente do WShop ou do WCash. |
Linhas de Resultado | As linhas de resultado são fórmulas montadas a partir de linhas de valor criadas anteriormente. |
No exemplo acima temos a linha "Vendas", tipo "Valor", cujo a conta do WCash será adicionada e a aparência da linha definida com a cor verde, conforme o segundo "Exemplo" definido no campo: "Aparência da linha".
Nesta imagem acima o tipo da linha definido com "Resultado", cujo o tipo da meta está por "Valor" e a aparência da linha definida pela cor vermelha conforme setado no quarto "Exemplo" do campo: "Aparência da linha".
Nota
O estilo da fonte poderá ficar em destaque estando marcado o campo: "Negrito" ou o posicionamento da linha referente ao alinhamento, bastando marcar o campo "Alinhamento à direita".
Campos para a composição da linha | |
---|---|
Código e Descrição | Informe o código e a descrição da linha que está sendo criada. Esta descrição será visível na linha do DRE. |
Tipo de linha | Indique se será uma linha de valor ou de resultado. Linhas de valor são apuradas diretamente dos sistemas WShop e WCash e linhas de resultado são fórmulas montadas a partir de linhas de valor configuradas anteriormente. |
Adicionar conta do WCash | Para linhas de valor podemos adicionar valores de saldos ou movimentações de contas do sistema WCash. Neste caso selecione o tipo de valor desejado entre saldos e movimentação do período e clique em "Adicionar Conta". Será aberto um diálogo com as contas do WCash disponíveis para seleção. |
Adicionar valores do WShop | Neste caso os valores serão apurados do sistema WShop para o período processado. Os valores possíveis são: - Vendas do período - Valor total de vendas menos trocas e devoluções. - ICMS sobre as vendas do período - Valor correspondente ao ICMS de todos os documentos de venda menos o ICMS de documentos de troca e devolução. - Comissão sobre as vendas do período - Valor das comissões correspondentes aos documentos de venda do período. Se os documentos de devolução e troca tiverem vendedor informado, a comissão será abatida. - Custo das mercadorias vendidas no período - Valor de custo dos produtos referentes às vendas, menos trocas e devoluções. - Valor do estoque inicial do período - Valor do estoque da empresa no dia anterior ao primeiro dia do período. - Valor do estoque final do período - Valor do estoque da empresa no último dia do período. - Títulos a receber em aberto - Valor total de títulos a receber vencidos que estejam em aberto no último dia do período. Nesta apuração não serão considerados os títulos que estiverem vencidos a mais tempo do que o configurado em "Preferências / Configurar / Número de dias de atraso do título de contas a receber para que seja considerado duvidoso". - Títulos a receber duvidosos - Valor total dos títulos a receber vencidos que estejam em aberto no último dia do período e que estejam com atraso igual ou maior ao configurado em "Preferências / Configurar / Número de dias de atraso do título de contas a receber para que seja considerado duvidoso". - Títulos a pagar em aberto - Valor total dos títulos a pagar vencidos que estejam em aberto no último dia do período. Em todos os casos de títulos, eles serão considerados em aberto no período se a sua baixa for posterior ao período. Por exemplo, se um título tiver data de vencimento igual a 05/02/2012 e for baixado em 01/03/2012, se processarmos o período de 02/2012 este título constará como em aberto, porque sua baixa foi posterior ao período. Os tipos de recebimentos a serem considerados nos títulos a receber e pagar podem ser configurados em "Preferências / Configurar" |
Aglutinar o resultado das origens | Esta opção permite que diversos valores ou contas do WCash possam ser exibidos em uma única linha do DRE. |
Linhas de resultado | Para linhas de resultado é possível montar fórmulas com as linhas de valor criadas anteriormente. Desta forma pode-se apurar o resultado da operação da empresa subtraindo-se os custos das receitas. Para a montagem destas fórmulas podem ser usados os sinais de + e -. Só é possível utilizar linhas que estejam acima da linha atual. |
Metas / Indicadores | Nesta parte podemos definir como uma linha deverá ser analisada a partir de uma meta pré-determinada. Esta meta pode ser definida como um valor ou como um percentual em relação a uma outra linha. Podemos definir, por exemplo, que o valor de comissões tem como meta ser igual a 10% do valor das vendas. Pode-se definir ainda uma margem de tolerância para esta análise em "Indicador mínimo" e "Indicador máximo". O sistema irá avaliar o valor encontrado na linha e colocará setas para cima, para baixo ou para o lado indicando se a linha ficou acima, abaixo ou dentro dos limites da meta estabelecida. A opção "Valores altos são ruins" fará com que a seta para cima fique na cor vermelha, indicando que o valor ficou acima da meta estabelecida e que isso é ruim (por exemplo quando os custos ficarem acima do determinado na meta). Se esta opção estiver desmarcada a seta para cima ficará verde, indicando que a meta foi superada e que isso é bom. A opção "Calcular valor proporcional à linha" permite que o sistema calcule o percentual de uma linha em relação a outra. |
Uma vez definidas as linhas que comporão o DRE deve ser realizado o processamento do período ou dos períodos desejados.
O resultado deste processamento será mostrado na tela principal e será possível fazer projeções de comportamento das linhas usando as colunas "Oper." e "Valor adicional". Com estas colunas é possível simular qual seria o resultado do DRE se uma determinada linha tivesse tido um resultado superior em R$ 10.000,00, por exemplo. Ou se os custos tivessem sido R$ 2.000,00 menores. Desta forma o empresário pode traçar metas e definir prioridades usando o sistema como um simulador de várias estratégias possíveis para os rumos da empresa.
Configurações
Na aba "Natureza de Lançamento" da tela "Configurações", serão informadas pelo usuário as naturezas de lançamento que serão consideradas na apuração dos títulos a receber e a pagar:
Na aba "Outras Configurações" pode-se definir o número de dias para que um título seja considerado duvidoso após vencido. Esta configuração permite que os títulos que estão vencidos há muito tempo e que provavelmente não serão pagos não sejam considerados na apuração dos títulos a receber, fazendo com que este valor fique mais realista. Nesta aba também poderá ser inserido pelo usuário os vendedores que devem ser ignorados na apuração da comissão.
A configuração de vendedores a serem ignorados na apuração da comissão pode ser usada para que vendedores genéricos (Balcão, por exemplo) não sejam levados em conta nos valores de comissão.
Saiba como identificar a origem dos resultados do DRE → CLIQUE AQUI