Como limitar o valor das vendas sem cliente no PDV

O valor das vendas para que seja exigido o registro do CPF nas Notas Fiscais Eletrônica ao Consumidor é estipulado pela legislação de cada Estado e estarão disponíveis para consulta no site da Secretaria de Estado de Fazenda.

Informar o CPF nas NFC-es emitidas pelos estabelecimentos proporcionam mais segurança, transparências nas movimentações realizadas e controle fiscal.

A Receita Estadual estabelecerá os valores que serão exigidos a inclusão do CPF nas vendas, desta forma é fundamental sempre verificar a obrigatoriedade em seu estado evitando assim possíveis prejuízos com pagamentos de multas acessórias.


  1. Acesse Configurações e Manutenção / PDV /PDV.
  2. Será aberto o Configurador do PDV, devemos acessar a aba "Configurações da NFC-e".
  3. No campo "Limitar valor das vendas sem cliente em " informe o valor máximo que poderá ser feito no sistema sem vincular o cliente na NFC-e, após isso clique sobre o botão "Gravar".

    Para que a configuração seja enviada para o PDV Alterdata é necessário realizar um exportação no servidor offline.
  4. Abra o PDV Alterdata e realize a venda, caso o valor definido nas Configurações da NFC-e seja excedido, será exibida uma mensagem informando que a nota poderá ser rejeitada.

    Esta mensagem indica o valor limite para venda sem consumidor final. Clicando sobre o botão "Sim" a NFC-e será transmitida para a SEFAZ, porém poderá ser rejeitada devido não ter o consumidor vinculado. Para realizar o ajuste clique sobre o botão "Não", volte na tela principal, pressione os teclas "ALT + C" e localize o cliente ou faça o seu cadastro.

  5. Feita a localização do cliente, selecione a forma de pagamento e conclua a venda.