Como configurar o MF-E Direto no Nota fácil

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) comunica que serão desativadas as soluções Integrador e Validador Fiscal utilizadas no processo de emissão do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) e da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Se você ainda utiliza o MF-e com o integrador e deseja mudar, veja o passo a passo à seguir: 

Como resolver: 

  1. É preciso alterar o layout utilizado para “MF-e direto”. Para isso, abra o .
  2. Acesse  → Aba  →  → Aponte o layout MF-e Direto:

    As demais configurações do MF-e não irá mudar.
  3. Clique em .

  4. Em seguida deverá ser instalado um novo driver para comunicação direta, liberado pela Sefaz do Ceará. Há duas versões disponíveis:
  5. Depois de executar o instalador de um dos drivers acima, é preciso copiar as dlls que ficam em C:\Program Files (x86)\SEFAZ-CE\Driver MFE\ Biblioteca de funções e colocar na SysWow ou na System32, dependendo do Windows utilizado:

    5.1. Primeiro abra o Explorador de arquivo → E acesse o caminho: C:\Program Files (x86)\SEFAZ-CE\Driver MFE\ Biblioteca de funções

    5.2. Selecione todas as dll's com o mouse e clique em no seu teclado.

    5.3. Acesse C:\Windows\System32 ou C:\Windows\SysWOW64:

    5.4. Cliente em para colar as Dlls.

    .
    .
    .

  6. Em seguida vamos entrar no .ini do comunicador, que fica no diretório da imagem abaixo e trocar a porta, informando a porta de comunicação criada pelo MFe no momento de sua conexão, a porta deve ser configurada desta forma mesmo, se for COM3, informar '3' e salvar o arquivo (Arquivo → Salvar.)

    6.1. Acesse

    .
    .
    .

  7. Agora iremos mudar o layout no sistema, para isso precisamos copiar o Layout disponível no Drive: CLIQUE AQUI e colar na pasta C:\Program Files (x86)\Alterdata\Shop\Lays.

  8. Por fim, Reinicie o serviço do comunicador e está pronto.

7.1. Acesse → Aba → Botão direto + .