Quais backups necessários antes de formatar uma máquina?

Vai formatar sua máquina? Veja como realizar os procedimentos de segurança necessários para proteger os dados de sua empresa.

 Antes de tudo precisamos identificar se a máquina a ser formatada é o servidor ou o terminal e também quais os sistemas que existem naquela máquina. 

Identificando um Servidor ou terminal

A máquina servidora é a responsável por armazenar a base de dados do sistema e por isso ela deverá possuir o serviço do Postgre, que por sua vez é quem gerencia o banco de dados. Para localizar o serviço do Postgre, siga os seguintes passos:

  1. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas do seu computador;
  2. Selecione a opção Gerenciador de Tarefas;
  3. Vá na aba Serviços  e clique na opção Abrir Serviços;
  4. Localize o serviço PostgreSQL.

As máquina terminais não devem ter este serviço em execução.

Conferindo se a máquina é servidora?

Backup em Servidor

Se a máquina a ser formatada tiver somente o sistema Wshop/Ishop instalado, é necessário fazer um backup por dentro do sistema.

A máquina tem apenas o Shop
  1. Acesse a aba Configurações e Manutenção > Backup;
  2. Clique na opção Realizar Backup;
  3.  Certifique-se que o procedimento foi concluído com sucesso (acompanhando pela tela detalhes).



  4. Verifique em qual o diretório os backup foram salvos e transfira-os para um local em nuvem (drive) ou um dispositivos externo (HD, pendrive).
  5. Faça também uma cópia da pasta DATA do Postgre, por padrão essa pasta fica em C:\Program Files\PostgreSQL\9.6\data ou C:\Program Files\PostgreSQL\9.5\data (dependendo da versão).

Importante!

Em alguns casos a pasta data é instalada em outro local do computador, é necessário confirmar em sua máquina se está neste diretório, em caso de dúvidas acione o suporte.

Shop + NFEasy

Caso trabalhe com o NFEasy e ele também fique na máquina servidora, além dos passos acima, precisaremos:

  1. Fechar o NFEasy que fica minimizado na bandeja do Windows



  2. No mesmo dispositivo externo ou drive em que salvou os backups do sistema e a pasta DATA, salve a pasta DadosNfeasy, que fica localizada em: C:\DadosNFeasy.

Backup em terminal

  1. Se o NFeasy for instalado em uma máquina que não fora a servidora, feche-o e salve a pasta DadosNfeasy, que fica localizada em: C:\DadosNFeasy em um dispositivo externo ou nuvem (drive).
  2. Se houver PDV Alterdata realize também uma cópia da pasta BACKUP localizada em C:\Backup e da pasta VENDAS localizada em C:\Program Files (x86)\Alterdata\PDV Alterdata\VENDAS.

Se você realiza emissões pelo Nota Fácil ou movimento de estoque, apenas os backups do sistema, da pasta DATA e da pasta DadosNFeasy serão necessários.