Assistente de Instalação

Agora, o nosso Assistente vai te dar aquela força para continuar o processo de instalação do sistema!

Para saber como usar, assista o vídeo abaixo ou siga o passo a passo que listamos em seguida:

 


Assistente de Instalação


1- Complete os dados da sua empresa preenchendo o CEP, telefone, email de contato e a alíquota de crédito do Simples Nacional:

  • Quando preencher o CEP, o assistente trará o nome da rua e nesta linha, você deve inserir uma vírgula e informar o número do endereço da sua empresa.

  • A Alíquota de Crédito do Simples Nacional é muito importante e não pode deixar se ser inserida nos dados da empresa. Caso você tenha dúvidas ou não saiba qual a alíquota que deve usar, consulte a contabilidade da sua empresa.


2- A próxima configuração diz respeito ao envio de emails a partir do sistema. 

Por exemplo: quando você faz uma venda através de Cupom Fiscal Eletrônico, é possível enviar este cupom para o email do seu cliente. 

Para que este envio funcione, o sistema precisa ser configurado com uma conta de email válida. Então, nesta tela, você irá informar os dados do email da sua empresa.

Clique em Configurar e-mail

 

Selecione seu provedor de e-mail, informe o endereço e a senha da conta de email que irá usar.

Depois de preencher os dados, clique em Enviar e-mail de teste e confira na sua caixa de entrada se recebeu o teste. 

Clique em Gravar para confirmar a configuração e depois em Avançar:



  •  A configuração de envio de email pode ser ignorada e feita posteriormente. Para isso, basta clicar em Ignorar na tela inicial da configuração e a instalação irá para o próximo passo.

  • Caso o teste de envio de e-mail não seja bem sucedido, pode ser problema com a sua conta de e-mail. Alguns provedores possuem configurações específicas para permitir o uso da conta por aplicativos de terceiros e pode ser necessário configurar.
    Quando selecionar o provedor na tela de configuração, o sistema emitirá um aviso informando da necessidade de configurar seu email para permitir o uso. 


3- Nesta etapa, você poderá selecionar o certificado digital. 

Clique em Selecionar Certificado:



Localize o arquivo (que deverá estar salvo no seu computador) e informe a senha do certificado.

Clique em OK e depois em Avançar:


  •  A seleção do certificado pode ser ignorada e feita posteriormente.
    Mas fique atento: se sua empresa trabalha com emissão de Notas e Cupons Fiscais Eletrônicos, ele é extremamente importante, pois é o responsável por "assinar" as notas que a empresa emite, garantindo sua validade e autenticidade.

  • O sistema trabalha exclusivamente com certificado digital do tipo A1.


4- Agora é hora de configurar a emissão de NF-e e/ou NFC-e. 

Clique na opção correspondente ao tipo de documento fiscal que sua empresa emite. Você pode habilitar apenas um ou os dois, conforme sua necessidade:



Quando habilitadas as opções, o sistema vai mostrar os campos onde você deverá informar:

Para NF-e:  

    1. o tipo de ambiente de emissão das notas, selecionando entre Produção (notas com validade fiscal) ou Homologação (notas sem validade fiscal). Se tiver dúvidas sobre qual o ambiente de sua empresa, consulte sua contabilidade, ok?

    2. a série de emissão das notas;

    3. o número da última NF-e emitida → se você já emitia NF-e antes, informe o número da última nota que foi emitida e autorizada pela SEFAZ. Se vai começar a gerar NF-e a partir de agora, pode preencher este campo com zero;


Para NFC-e:  

    1. o tipo de ambiente de emissão das notas;

    2. a série e o número sequencial das notas para emissão pelo ambiente normal (se você já emitia NFC-e antes, informe o número da última nota que foi emitida e autorizada pela SEFAZ. Se vai começar a gerar a partir de agora, pode preencher este campo com zero);

    3. a série e o número sequencial das notas para emissão pelo ambiente de homologação (se você já emitia NFC-e antes, informe o número da última nota que foi emitida e autorizada pela SEFAZ. Se vai começar a gerar a partir de agora, pode preencher este campo com zero);


Clique em Avançar.

Se você for utilizar o sistema em mais de um computador para emissão de NFC-e, precisa configurar um número de série diferente para cada terminal.

Veja abaixo um exemplo

Imagine uma empresa que vai usar dois caixas para emissão das notas. Ela poderia configurar da seguinte maneira:

Caixa 1 - número de série 01 / sequencial 1

Caixa 2 - número de série 02 / sequencial 1

E assim sucessivamente. 

Se configurar todos os caixas com o mesmo número de série, suas notas poderão ser rejeitadas pela SEFAZ.


5- Na próxima tela, se alguma parte da configuração tiver sido ignorada, será mostrado um aviso como este abaixo, mas assim mesmo, você pode clicar em Finalizar para concluir esta etapa:





Próxima etapa...

Jornada Shop Simples

Instalar Shop Simples_Jornada
Próxima etapa....

É muito importante que você tenha cópias da sua base de dados caso precise fazer eventuais restaurações, então é hora de Configurar o processo de Backup!