Este Artigo tem como objetivo orientar os usuários quando ao realizar a exclusão do Cadastro de Funcionários e apresenta a mensagem: Trabalhador possui eventos transmitidos/aceitos e, ou em transmissão para o e-Social, portanto a exclusão não poderá ser realizada. Para excluí-lo será necessário realizar as exclusões dos eventos existentes na ordem decrescente à que foram transmitidos, através das rotinas específicas para cada tipo de Evento. Consulte o histórico de movimentações dos eventos no Painel de Monitoramento e gere os eventos de exclusão, se necessário."
Como realizar exclusão do Cadastro de Funcionários:
1 - Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais;
2 - Selecione o Cadastro do Funcionário que deseja realizar a exclusão;
3 - Retire a informação do número de CPF na aba Documentos
4 - Salve o Cadastro de Funcionários com o campo CPF em branco e não transmita ao e-Social;
5 - Faça a exclusão do cadastro no ícone "X" em vermelho.
Resolução
Verifique se o Funcionário possui eventos em transmissão ao e-Social ou aceitos no Painel de Monitoramento.
Caso não existam eventos em transmissão para o Funcionário (para o qual foi identificada a necessidade de realizar a exclusão), é importante ressaltar que a mensagem também é apresentada nos casos em que em que o Funcionário possui dois ou mais Cadastros na mesma Empresa.
A situação ocorre, porque as informações transmitidas ao e-Social estão diretamente ligadas ao número do CPF do Funcionário, portanto, a mensagem é exibida caso em outro número de Registro as informações já tenham sido transmitidas.