Este artigo contém as instruções de como criar eventos com fórmulas para cálculo nos recibos de 13º salário.



    Informações Adicionais: Para que a fórmula seja criada, é necessário que sejam feitos o levantamento de todos os requisitos para criação, imaginar todo o cenário, montar a situação, verificar qual o tipo de funcionário que irá utilizar, o tipo de processamento que será feito e se existem elementos que permitem a execução da fórmula.

    Resolução


    Tabela de Eventos

    Por meio da tabela de eventos, é possível vincular fórmulas de cálculos aos eventos para atender situações nas quais não seja possível utilizar apenas as rotinas disponíveis, devido a critérios complexos de cálculo. O usuário pode facilmente desenvolver uma fórmula utilizando as variáveis e operações matemáticas disponíveis nessa rotina. O conceito para criação de fórmula é similar à criação de fórmulas efetuadas na ferramenta do Microsoft Office (Excel).

    1- Acesse Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabelas de Eventos.

    2- Habilite a tela de criação do evento, clique no botão Novo;

    3- Informe um código de identificação para o evento, com três caracteres, podendo variar de 001 a 999. O código do evento é sugerido automaticamente, seguindo uma sequência lógica a partir do próximo código disponível. Mas, se necessário, pode ser alterado para um outro código, desde que não exista no sistema;

    4- Informe a descrição (de fácil identificação para o evento), com o limite de 30 caracteres, estes campos são de preenchimento obrigatório;

    5- O tipo do evento se (provento ou desconto) e a composição da base de cálculo do INSS, IRRF e FGTS, dependerá dos parâmetros (incidências) informados, estes são de responsabilidade do usuário;

    6- Neste caso, o indicador Evento de 13º Salário deve ser marcado para que o evento seja calculado no Recibo de 13º Salário.


    7- Selecione a opção Evento com fórmula e clique no botão:


    8- Clique na guia Décimo Terceiro;


    9- Preencha as informações:

    - Expressão: Este campo é utilizado para a montagem da fórmula. Não existe limitação de caracteres. Todas as parametrizações para o cálculo da fórmula devem ser descritos nesse campo. Os dados contidos nas listas de Variáveis, Comandos e Operadores podem ser informados ao clicar duas vezes sobre esses itens, não havendo necessidade de digitação.

    Variáveis por tipo:  Neste campo, estão disponíveis todos os grupos de variáveis. Para facilitar a pesquisa das variáveis a serem utilizadas para a montagem da fórmula, selecione o tipo e, no campo Variáveis/Valores são apresentadas somente as variáveis do tipo selecionado.

    - Variáveis / Valores: Neste campo, estão disponíveis para seleção as variáveis que podem ser utilizadas para a montagem das fórmulas, conforme o tipo selecionado, sendo que as mesmas podem ser visualizadas na própria rotina. Neste caso, todas as ocorrências constantes na tabela de eventos são extraídas dos campos do cadastro de Sindicato dos Empregados, campos do cadastro de Funcionários, Informações da Tabela de IRRF, Cadastro de Dependentes, Variáveis Auxiliares que são os campos calculados dentro do Recibo de 13º Salário, etc.

    - Comandos: Neste campo, o usuário tem à disposição os comandos que podem ser utilizados na definição da fórmula. Estes comandos são auxiliares, determinam condições para o cálculo: Se, Enquanto, Repetir, Sair, LerEventos, LerBases, LerFichaVL e Int. Ao clicar sobre os comandos: LerEventos, LerBases, LerFichaVL e Int, é apresentado um texto explicativo sobre sua funcionalidade na parte inferior da tela.


    - Operadores: Estão disponíveis, neste campo, os operadores matemáticos que são utilizados para o cálculo da fórmula: E, OU, NÃO, = , +, -, *, /, >, <, >=, <=, <>, ( ).


    10- O evento com fórmula para o cálculo no 13º,deve seguir as parametrizações;

    • Na configuração informe a rotina 98;
    • As variáveis aplicadas na fórmula devem ser informadas sem acentuação;
    • Os valores devem ser informados com ponto e não vírgula;
    • Antes de todos os resultados a fórmula deve conter a variável Resultado;
    • Nos parâmetros para o processamento do 13º, na tabela devem ser informados todos os eventos para o cálculo do 13º, desde o evento de Adiantamento até o evento de Arredondamento para que o evento com fórmula seja calculado corretamente no recibo de 13º salário.

    Exemplo: Um evento de Adicional sobre 1ª parcela do 13º salário que calcule 30% sobre o valor da primeira parcela.

    1º passo: Crie o evento, indicando que se trata de um evento de Fórmula;
    2º passo: Clique no botão Fórmula e o programa habilitará o campo para a inclusão dos parâmetros da fórmula.
       
    Fórmula: 
    RESULTADO = (BD20 * BD35) / 100

    Neste exemplo, a variável BD20 indica o valor da primeira parcela de 13º e a variável BD35 o valor do evento lançado na variável de 13º.



    Parâmetros para Processamento do 13º Salário

    1- Acesse Social > Folha de Pagamento > Parâmetros > Parâmetros para Processamento do 13º Sal.

    2- Após a criação do evento com fórmula para o cálculo no recibo de 13º salário, o evento deve ser vinculado aos parâmetros para processamento do 13º, como Evento Extra - Provento ou Evento Extra - Desconto, conforme o tipo informado na tabela de eventos.



    Digitação de Variáveis

    1- Acesse  Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Controle de Variáveis > Digitação de Variáveis.

    2- Digite nas variáveis de 13º - Primeira ou Segunda Parcela o evento conforme os parâmetros e fórmula definidos no evento.






    Outros meios de obter suporte