Este artigo orienta como realizar a geração e transmissão dos Eventos Periódicos ao eSocial.
Resolução
Eventos Periódicos
Para que os envios dos periódicos possam ser habilitados, é necessário, primeiramente, corrigir o faseamento da empresa no gerenciador.
1- Acesse Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Gerenciador > Empresas
2- Selecione a empresa e clique em Alterar
3- No campo “Períodos Vigentes”, clique em Alterar
4- Selecione o item Eventos Periódicos, e em Alterar novamente
6- Preencha os campos:
Ambiente: Produção ou Produção Restrita
Data de Início: Mês/Ano
Marque a fase Ativa
Clique em Salvar
Processamento dos eventos periódicos
Para selecionar a versão acesse: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Ambiente Versão
Eventos Periódicos
Orientamos que os eventos periódicos sejam entregues após a empresa ter encerrado todas as movimentações do mês para Funcionários, Sócios e Autônomos, evitando retrabalho, caso seja necessário alterar valores previamente transmitidos ao eSocial.
Os eventos de remuneração serão gerados de forma centralizada por meio da rotina no "Gerenciador" eSocial. O processo deve ser feito de forma individual (Pela empresa matriz).
Funcionalidade
1- Acesse Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Gerenciador > Processamentos > Eventos Periódicos – eSocial
2- Selecione os campos:
Ambiente: (Produção)
Apuração: (Mensal ou 13º Salário)
Data de Competência
Código da Empresa
A tela será carregada com todos os Funcionários, Sócios e Autônomos que possuem recibos processados na competência indicada. Se não houver recibos na competência informada, o vínculo será apresentado com sinal de inconsistência.
A seleção poderá ser feita por funcionário ou para todos os funcionários da empresa, porém será permitida a seleção apenas para os vínculos que não possuem inconsistência.
Após a seleção, ao clicar em Gerar, serão gerados os eventos S-1200 e S-1210 correspondentes.
Ao clicar na opção Visualizar Inconsistências serão apresentadas as inconsistências identificadas para os vínculos relacionados.
Tipos de Inconsistências:
O funcionário ou sócio está ativo e não possuem imagem de recibo de pagamento na competência de processamento;
Após a geração do evento S-1200 e S-1210, houve o reprocessamento do(s) recibo(s).
Existem vínculos ativos que não possuem código da categoria eSocial informado em seu cadastro;
Existe(m) Recibo(s) de RPA que não possuem código correspondente a natureza de rubrica eSocial
Existe(m) Funcionário(s), Sócio(s) ou autônomo(s), que não possuem o número do CPF informado.
É importante que essas inconsistências sejam resolvidas, pois o botão para geração não será habilitado caso existam inconsistências.
Painel de Monitoramento
Acesse Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento
O evento irá para a fila de transmissão seguindo o mesmo fluxo dos demais eventos da primeira fase, ou seja, passará pelo processo de validação na SERPRO e retornará por meio do Painel de monitoramento com a indicação se o evento foi aceito ou rejeitado.
Retificação de eventos de Remuneração:
É possível a retificação dos eventos (S-1200 e S-1210) já enviados, reprocessamentos e ou exclusão de um recibo já transmitido ao eSocial será tratado como retificação.
Não será possível reprocessar recibos em que os eventos correspondentes estejam em processo de transmissão.
Ao reprocessar ou excluir um recibo de pagamento que já tenha sido transmitido ao eSocial, o Sistema irá exibir uma mensagem de alerta para que o evento seja gerado novamente. Pois se não o fizer haverá conflito das informações declaradas no ambiente nacional do eSocial e as informações existentes no Sistema Prosoft.
Período de apuração fechado
Se o período já estiver fechado (com o envio do evento S-1299), o reprocessamento do recibo não será permitido, sendo necessário realizar a reabertura por meio do evento (S-1298) antes de reprocessar os recibos.
Exclusão dos eventos Periódicos:
Acesse Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento
Caso seja necessário excluir os eventos S-1200 ou S-1210, acesse o evento por meio do "Painel de Monitoramento" e clique na opção Exclusão. Para este, será gerado um evento S-3000. A exclusão somente será habilitada se o evento de origem estiver com o status 9 – Aceito.