Este artigo demonstra como ocorre o acúmulo dos valores de férias na ficha financeira quando o período de férias se estende por mais de uma competência.
A gravação dos valores na Ficha Financeira passa a ser baseada na competência de pagamento das férias. Ao processar a Soma de Acumulados do mês de pagamento, o sistema grava automaticamente o valor total das férias, distribuindo-o por todas as competências correspondentes, conforme demonstração do procedimento abaixo. A mudança garante que o valor total tributável das férias apareça na Ficha Financeira assim que o pagamento é reconhecido, alinhando-se ao regime de caixa do eSocial
Manutenção da Ficha Financeira
1- Acesse Social > Folha de pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Manutenção Ficha Financeira
2- Será possível localizar os valores totais das férias em Informe de Rendimentos > Valores Férias
3- Neste exemplo, o funcionário possui um cálculo de férias gozadas entre os dias 15/01/2026 e 13/02/2026, com o pagamento total realizado na competência 01/2026.
4- Ao executar a Soma de Acumulados referente à competência de Janeiro, o sistema realiza a gravação antecipada dos dados na Ficha Financeira, criando automaticamente duas linhas: uma para a competência 01/2026 e outra para 02/2026.
5- Esta ação garante que o valor total pago seja refletido imediatamente, eliminando a necessidade de aguardar o fechamento da folha de Fevereiro para visualizar os valores proporcionais daquele mês.
6- Posteriormente, ao processar o Recibo Mensal de 02/2026 e executar a Soma de Acumulados desta competência, o sistema identifica que a linha de férias de Fevereiro já foi provisionada pelo processamento de Janeiro e realiza a substituição do registro pelo mesmo valor, assegurando a integridade dos dados na Ficha Financeira e impedindo qualquer tipo de duplicação de valores.

