Este Artigo tem como objetivo orientar sobre os procedimentos para a realização do agendamento automático do processo de envio dos eventos S-1200, S-1210 e S-1299 para o eSocial que será realizado de forma automática sem a necessidade do usuário solicitar todos os processos. Para isso basta a criação uma única vez do agendamento para que este seja executado mensalmente facilitando e muito a vida do departamento de recursos humanos da empresa.
Resolução
Processos Automáticos
1- Acesse: Processos Automáticos > Agendamentos > Novo
2- Em Processos Automáticos, clique em Novo:
3- Através desta opção, o usuário terá acesso às opções para a configuração da solicitação do processo de Agendamento Automático da rotina de Encerramento de Funcionário.
4- Será apresentada a tela de Agendamento, conforme imagem a seguir:
5- Selecione o sistema - Folha de Pagamento:
6- Observe que ao selecionar a opção de Folha de Pagamento, novas opções serão apresentadas para a inclusão do agendamento:
7- Selecione o Processo Eventos Periódicos Mensal para o envio dos eventos S-1200 e S-1210 ou Eventos de Fechamento Mensal para o envio dos eventos S-1299 que deseja configurar para execução de forma automática.
8- Indique o título personalizado para o processo que está sendo configurado.
9- Este campo será preenchido automaticamente, com base no processo selecionado, podendo ser atualizado pelo usuário.
10- Indique a Periodicidade da execução do processo que está sendo configurado:
11- Para essa opção podemos informa:
- Na data: ou seja na data e horário especificado este processo será executado. Neste caso, ele não é replicado para o próximo mês, ocorrendo apenas uma vez. No exemplo abaixo indicamos a execução no dia 20/03/2025 a partir das 21:00;
- Mensalmente: neste caso este processo após a sua execução será replicado para a execução no próximo mês no mesmo dia e horário, sem a necessidade do usuário criar um novo agendamento. No exemplo abaixo indicamos que este processo será executado todo o dia 20 de cada mês a partir das 22:00;
Importante: Preferencialmente, a melhor opção para parametrização é a MENSALMENTE, pois uma vez realizada essa configuração, o agendamento e os processamentos serão repetidos todos os próximos meses, sem a necessidade da realização de um novo agendamento.
12- Selecione o botão Adicionar Parâmetros:
13- Ao selecionar o botão, a tela seguinte será apresentada, permitindo ao usuário configurar as empresas e parâmetros necessários para o Envio dos Periódicos Mensais das empresas indicadas.
14- Informe o nome do Grupo. Para facilitar a organização dos processos da folha, o usuário pode criar um subgrupo contendo empresas com características semelhantes dentro de cada processo.
15- Neste agendamento, por exemplo, serão informadas empresas que fazem parte do Grupo 1.
16- A partir desse ponto o usuário deverá informar as características do processo que será executado:
17- No exemplo foi informado as seguintes características:
- Período de Processamento - Atual - Neste caso o sistema irá realizar o processamento do Envio dos Eventos Periódicos S-1200 e S-1210 referente ao mês da data de processamento no caso a data informada para processamento foi dia 14/03/2025 então a competência processada será 03/2025.
18- Caso o usuário informe o “Anterior” o Envio dos Eventos Periódicos S-1200 e S-1210 será o imediatamente anterior à data de processamento no caso 02/2025;
- O campo Filtrar Empresas permite ao usuário informar um algo da empresa para localizá-la na lista de empresas da proemp, ou seja, podemos informar o código, o CNPJ ou a Razão Social para encontrar a empresa ;
- O botão “LIMPAR” limpa as informações do campo FILTRAR e eliminar o filtro da lista;
- Gerar eventos - Indicar quais processos devem ser enviados os eventos, No exemplo foi configurado o envio dos eventos para Funcionários, Sócios e Autônomos.
19- Para selecionar a empresa para o grupo basta clicar no campo check que é apresentado ao lado do código.
20- Depois de selecionadas todas as empresas que serão utilizadas no processo basta clicar no botão “Adicionar” para que seja criado o agendamento para o grupo.
21- A confirmação desse agendamento ocorre na próxima tela quando o usuário confirma o agendamento pressionando o botão “Salvar”
22- Ao pressionar o botão “Salvar” uma nova mensagem será apresentada solicitando ao usuário se ele deseja realizar a inclusão de um novo agendamento ou não. Lembrando que o agendamento é flexível podendo ser realizado mais de um agendamento conforme a necessidade da empresa.
23 Caso responda “SIM” o usuário retorna para o processo de inclusão de novo agendamento, caso contrário essa preparação é encerrada.
24- No caso da configuração do Evento de Fechamento Mensal S-1299 a diferença ocorre com a possibilidade do usuário solicitar a transmissão imediata da DCTFWeb.
25- Ao finalizar o agendamento o mesmo será apresentado no DashBoard na coluna Agendados:
26- Ao clicar no item “Detalhe” informações referente ao agendamento realizado são apresentadas conforme imagem a seguir:
27- Após a sua inclusão o usuário poderá Editar, Excluir ou Iniciar agora o agendamento basta clicar no item abaixo da informação do agendamento.
28- A opção Editar permite ao usuário realizar algum tipo de alteração no agendamento já confirmado. Ao clicar no item a tela a seguir será apresentada. Neste exemplo estamos demonstrando as telas referente ao Envio do Periódicos como também a de Fechamento Mensal.
29- A partir desse ponto o usuário poderá editar as informações, excluir a alguma informação do agendamento, bem como adicionar um novo parâmetro.
30- A opção Excluir permite ao usuário excluir o agendamento realizado. Após selecionada essa opção uma confirmação é solicitada para que seja confirmada a operação.
31- Já a opção Iniciar agora antecipa a execução do agendamento para aquele momento no qual ele foi solicitado. Também nesse caso uma solicitação de confirmação para a realização do processo é apresentada.
Visualização do DashBoard
1- O DashBoard permite aos usuários uma visão completa dos processos automáticos. Lembrando que este processo também é utilizado por outros sistemas como o Fiscal, sendo assim estes processos também serão apresentados. A tela a seguir é apresentada:
2- Ao selecionar Filtros podemos selecionar o sistema, o processo e também se a visualização será somente dos agendamentos realizados pelo usuário logado.
3- Neste exemplo foi indicado que somente será visualizado no DashBoard os agendamentos da Folha de Pagamento, o processo de Eventos Periódicos Mensal e somente os agendamentos realizados pelo usuário logado.
4- Sistemas - Apresenta as seguintes opções:
5- A opção default ao carregar o sistema é “Todos”
6- Processos - As seguintes opções são apresentadas quando selecionado o sistema “Folha de Pagamento”
7- Quando selecionado “Todos” na opção Sistema este campo apresenta somente a opção “Todos”.
8- Meus Agendamentos, quando esta opção está ativada somente os agendamentos realizados pelo usuário logado no sistema é apresentada no DashBoard.
9- Resumo - Essa opção apresenta o cartão com as informações referente aos processos automáticos existentes.
10- Agendados - Serão apresentados os Agendamentos aguardando a execução pelo sistema. No exemplo existe um agendamento que programado para ser executado.
11- Observe que possui uma seta de listagem para movimentação entre os agendamentos, bem como as informações já citadas no processo Configurar Processos Automáticos.
12- Em execução - Neste caso são apresentados os processos que estão sendo executados naquele momento. O sistema de Agendamento permite que exista mais de um agendamento na mesma data e horário. Estes processos são então executados de forma sequencial obedecendo a ordem em que foram implantados no sistema. Não ocorre a execução de dois processos simultaneamente, um processo inicia e ao término o outro será iniciado.
13- Atividades Recentes - Ao finalizar o processo o resultado será apresentado em um dos cards a seguir.
14- Concluídos com sucesso.
15- Em verde os conteúdos foram executados com sucesso:
16- Concluídos com inconsistência
17- Em amarelo os conteúdos foram executados e finalizados, mas apresentaram algum tipo de inconsistência no processo.
18- Não concluídos
19- Em vermelho os agendamentos que não foram executados pois apresentam erros no processo.
20- Atividades recentes
21- Nessa coluna o usuário poderá verificar cada uma das solicitações e analisar o resultado final da atividade. Observe que a cor apresentada representa os status informados acima.
22- Ao clicar no item Detalhes será aberta a janela a seguir que possui 2 abas. A primeira aba DETALHE apresenta informações sobre o agendamento conforme imagem a seguir.
23- Já a aba LOGS apresenta as informações referente ao processo e o resultado apresentado em sua execução.
24- Ao clicar no item Histórico, uma nova tela será apresentada onde o usuário poderá informar um filtro para apresentação dos resultados do processo:
Resultado Final do processo
Monitoramento
1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPEED eSocial > Monitoramento e consultar se a os eventos S-1200, S-1210 ou S-1299 foram gerados e estão aguardando o envio.
2- No exemplo abaixo, podemos observar que o sistema realizou o processo de geração dos eventos S-1200, S-1210 e S-1299 conforme o agendamento realizado.