Este Artigo tem como objetivo orientar sobre os procedimentos para a realização do agendamento automático do processo de envio dos eventos S-1200, S-1210 e S-1299 para o eSocial que será realizado de forma automática sem a necessidade do usuário  solicitar todos os processos. Para isso basta a criação uma única vez do agendamento para que este seja executado mensalmente facilitando e muito a vida do departamento de recursos humanos da empresa.


    Resolução

    Processos Automáticos

    1- Acesse: Processos Automáticos > Agendamentos > Novo

    2- Em Processos Automáticos, clique em Novo:



    3- Através desta opção, o usuário terá acesso às opções para a configuração da solicitação do processo de Agendamento Automático da rotina de Encerramento de Funcionário.

    4- Será apresentada a tela de Agendamento, conforme imagem a seguir:



    5- Selecione o sistema  - Folha de Pagamento:

    6- Observe que ao selecionar a opção de Folha de Pagamento, novas opções serão apresentadas para a inclusão do agendamento:



    7- Selecione o Processo Eventos Periódicos Mensal para o envio dos eventos S-1200 e S-1210 ou Eventos de Fechamento Mensal para o envio dos eventos S-1299 que deseja configurar para execução de forma automática.



    8- Indique o título personalizado para o processo que está sendo configurado.


    9- Este campo será preenchido automaticamente, com base no processo selecionado, podendo ser atualizado pelo usuário.


    10- Indique a Periodicidade da execução do processo que está sendo configurado:


    11- Para essa opção podemos informa:

    • Na data: ou seja na data e horário especificado este processo será executado. Neste caso, ele não é replicado para o próximo mês, ocorrendo apenas uma vez. No exemplo abaixo indicamos a execução no dia 20/03/2025 a partir das 21:00;

    • Mensalmente: neste caso este processo após a sua execução será replicado para a execução no próximo mês no mesmo dia e horário, sem a necessidade do usuário criar um novo agendamento. No exemplo abaixo indicamos que este processo será executado todo o dia 20 de cada mês a partir das 22:00;


    Importante: Preferencialmente, a melhor opção para parametrização é a MENSALMENTE, pois uma vez realizada essa configuração, o agendamento e os processamentos serão repetidos todos os próximos meses, sem a necessidade da realização de um novo agendamento.


    12- Selecione o botão Adicionar Parâmetros:

    13- Ao selecionar o botão, a tela seguinte será apresentada, permitindo ao usuário configurar as empresas e parâmetros necessários para o Envio dos Periódicos Mensais das empresas indicadas.



    14- Informe o nome do Grupo. Para facilitar a organização dos processos da folha, o usuário pode criar um subgrupo contendo empresas com características semelhantes dentro de cada processo.

    15- Neste agendamento, por exemplo, serão informadas empresas que fazem parte do Grupo 1.

    16- A partir desse ponto o usuário deverá informar as características do processo que será executado:



    17- No exemplo foi informado as seguintes características:

    • Período de Processamento - Atual - Neste caso o sistema irá realizar o processamento do Envio dos Eventos Periódicos S-1200 e S-1210 referente ao mês da data de processamento no caso a data informada para processamento foi dia 14/03/2025 então a competência processada será 03/2025.

    18- Caso o usuário informe o “Anterior” o Envio dos  Eventos Periódicos S-1200 e S-1210  será o imediatamente anterior à data de processamento no caso 02/2025;

    • O campo Filtrar Empresas permite ao usuário informar um algo da empresa para localizá-la na lista de empresas da proemp, ou seja, podemos informar o código, o CNPJ ou a Razão Social para encontrar a empresa ;
    • O botão “LIMPAR” limpa as informações do campo FILTRAR e eliminar o filtro da lista;
    • Gerar eventos - Indicar quais processos devem ser enviados os eventos, No exemplo foi configurado o envio dos eventos para Funcionários, Sócios e Autônomos.

    19- Para selecionar a empresa para o grupo basta clicar no campo check que é apresentado ao lado do código.


    20- Depois de selecionadas todas as empresas que serão utilizadas no processo basta clicar no botão “Adicionar” para que seja criado o agendamento para o grupo.

    21- A confirmação desse agendamento ocorre na próxima tela quando o usuário confirma o agendamento pressionando o botão “Salvar”



    22- Ao pressionar o  botão “Salvar”  uma nova mensagem será apresentada solicitando ao usuário se ele deseja realizar a inclusão de um novo agendamento ou não. Lembrando que o agendamento é flexível podendo ser realizado mais de um agendamento conforme a necessidade da empresa.



    23 Caso responda “SIM” o usuário retorna para o processo de inclusão de novo agendamento, caso contrário essa preparação é encerrada.

    24- No caso da configuração do Evento de Fechamento Mensal S-1299 a diferença ocorre com a possibilidade do usuário solicitar a transmissão imediata da DCTFWeb.



    25- Ao finalizar o agendamento o mesmo será apresentado no DashBoard na coluna Agendados:



    26- Ao clicar no item “Detalhe” informações referente ao agendamento realizado são apresentadas conforme imagem a seguir:




    27- Após a sua inclusão o usuário poderá  Editar, Excluir ou Iniciar agora o agendamento basta clicar no item abaixo da informação do agendamento.

    28- A opção Editar permite ao usuário realizar algum tipo de alteração no agendamento já confirmado. Ao clicar no item a tela a seguir será apresentada. Neste exemplo estamos demonstrando as telas referente ao Envio do Periódicos como também a de Fechamento Mensal.






    29- A partir desse ponto o usuário poderá editar as informações, excluir a alguma informação do agendamento, bem como adicionar um novo parâmetro.

    30- A opção Excluir permite ao usuário excluir o agendamento realizado. Após selecionada essa opção uma confirmação é solicitada para que seja confirmada a operação.



    31- Já a opção Iniciar agora antecipa a execução do agendamento para aquele momento no qual ele foi solicitado. Também nesse caso uma solicitação de confirmação para a realização do processo é apresentada.


    Visualização do DashBoard

    1- O DashBoard permite aos usuários uma visão completa dos processos automáticos. Lembrando que este processo também é utilizado por outros sistemas como o Fiscal, sendo assim estes processos também serão apresentados. A tela a seguir é apresentada:



    2- Ao selecionar Filtros podemos selecionar o sistema, o processo e também se a visualização será somente dos agendamentos realizados pelo usuário logado.

    3- Neste exemplo foi indicado que somente será visualizado no DashBoard os agendamentos da Folha de Pagamento, o processo de Eventos Periódicos Mensal  e somente os agendamentos realizados pelo usuário logado.


    4- Sistemas - Apresenta as seguintes opções:


    5- A opção default ao carregar o sistema é “Todos”

    6- Processos - As seguintes opções são apresentadas quando selecionado o sistema “Folha de Pagamento”


    7- Quando selecionado “Todos” na opção Sistema este campo apresenta somente a opção “Todos”.

    8- Meus Agendamentos, quando esta opção está ativada somente os agendamentos realizados pelo usuário logado no sistema é apresentada no DashBoard.

    9- Resumo - Essa opção apresenta o cartão com as informações referente aos processos automáticos existentes.


    10- Agendados - Serão apresentados os Agendamentos aguardando a execução pelo sistema. No exemplo existe um agendamento que programado para ser executado.



    11- Observe que possui uma seta de listagem para movimentação entre os agendamentos, bem como as informações já citadas no processo Configurar Processos Automáticos.

    12- Em execução - Neste caso são apresentados os processos que estão sendo executados naquele momento. O sistema de Agendamento permite que exista mais de um agendamento na mesma data e horário. Estes processos são então executados de forma sequencial obedecendo a ordem em que foram implantados no sistema. Não ocorre a execução de dois processos simultaneamente, um processo inicia e ao término o outro será iniciado.


    13- Atividades Recentes - Ao finalizar o processo o resultado será apresentado em um dos cards a seguir.



    14- Concluídos com sucesso.

    15- Em verde os conteúdos foram executados com sucesso:


    16- Concluídos com inconsistência

    17- Em amarelo os conteúdos foram executados e finalizados, mas apresentaram algum tipo de inconsistência no processo. 


    18- Não concluídos

    19- Em vermelho os agendamentos que não foram executados pois apresentam erros no processo.


    20- Atividades recentes

    21- Nessa coluna o usuário poderá verificar cada uma das solicitações e analisar o resultado final da atividade. Observe que a cor apresentada representa os status informados acima.



    22- Ao clicar no item Detalhes será aberta a janela a seguir que possui 2 abas. A primeira aba DETALHE apresenta informações sobre o agendamento conforme imagem a seguir.



    23- Já a aba LOGS apresenta as informações referente ao processo e o resultado apresentado em sua execução.

    24- Ao clicar no item Histórico, uma nova tela será apresentada onde o usuário poderá informar um filtro para apresentação dos resultados do processo:



    Resultado Final do processo

    Monitoramento

    1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPEED eSocial > Monitoramento e consultar se a os eventos S-1200, S-1210 ou S-1299 foram gerados e estão aguardando o envio.

    2- No exemplo abaixo, podemos observar que o sistema realizou o processo de geração dos eventos S-1200, S-1210 e S-1299 conforme o agendamento realizado.






    Outros meios de obter suporte