Este Artigo tem como objetivo orientar sobre os procedimentos a serem realizados para agendamento dos processos automáticos de Recibo Mensal ou Adiantamento. Os processamentos serão realizados de forma automática, para isto, basta realizar o agendamento uma única vez.


    Resolução

    Processos Automáticos

    1- Acesse: Processos Automáticos > Agendamentos > Novo

    2- Em Processos Automáticos, clique sobre a opção Novo

    3- Nesta opção, o usuário terá acesso às opções para a configuração da solicitação do processo de Agendamento Automático da rotina de Folha Mensal ou Adiantamento.

    4- Será apresentada a tela de Agendamento, conforme imagem abaixo:


    5- Selecione o sistema Folha de Pagamento:


    6- Observe que ao selecionar a opção de Folha de Pagamento, novas opções serão apresentadas para a inclusão do agendamento.


    7- Selecione o Processo que deseja configurar para execução de forma automática:


    8- Atualmente a folha de pagamento permite realizar os processos de forma automática do Pró-Labore, Recibo Mensal Funcionários, Recibo Adiantamento Funcionário, Eventos Periódicos Mensal, Eventos Fechamento Mensal e Encerramento de Funcionários

    9- Indique o título personalizado para o processo que está sendo configurado:


    10-  Automaticamente este campo será preenchido com base no processo selecionado, mas o mesmo pode ser atualizado pelo usuário.


    11- Indique a Periodicidade da execução do  processo que está sendo configurado:


    12- Para essa opção podemos informa:

    • Na data, ou seja na data e horário especificado este processo será executado.
    • Neste caso, ele não é replicado para o próximo mês, ocorrendo apenas uma vez. No exemplo abaixo indicamos a execução no dia 20/03/2025 a partir das 21:00;

    • Mensalmente, neste caso este processo após a sua execução será replicado para a execução no próximo mês no mesmo dia e horário, sem a necessidade do usuário criar um novo agendamento.
    • No exemplo abaixo indicamos que este processo será executado todo o dia 20 de cada mês a partir das 22:00;


    Importante: A melhor opção para parametrização é a MENSALMENTE (preferencialmente), pois uma vez que esta configuração é realizada, e o agendamento será repetido para todos o próximos meses, sem a necessidade da realização de um novo agendamento.


    13- Pressione o botão Adicionar Parâmetros:


    14- Ao pressionar o botão a tela a seguir é apresentada, permitindo ao usuário configurar as empresas e parâmetros necessários para a geração da Folha de Pagamento Mensal  ou de Adiantamento das empresas indicadas.


    15- A tela acima é apresentada para a configuração do processo de Recibo Mensal Funcionários, já a tela abaixo para o Recibo de Adiantamento Funcionários:



    16- Observe que a diferença entre as configurações ocorre ocorre com a ausência do campo Processar Posição de Férias e a inclusão do campo Data de Crédito.

    17- Caminho Gravação Arquivos é a indicação do caminho onde serão armazenados os resultados do processo parametrizado. Como padrão no processo de Recibo Mensal de Funcionário realiza a emissão do Recibo de Pagamentos, da Folha de Pagamento e do Resumo de Tributos. Esse caminho é FIXO  não sendo permitida a alteração pelo usuário, e encontra-se dentro da PROEMP selecionada.


    18- Informe o nome do Grupo. Para facilitar a organização dos processos da folha, o usuário pode criar um subgrupo contendo empresas com características semelhantes dentro de cada processo.


    19- Neste agendamento, por exemplo, serão informadas empresas que fazem parte do Simples Nacional, ou por exemplo um agrupamento de empresas que emite a Relação de Líquidos Bancários e Posição de Férias e outro somente com a Posição de Férias.

    20- A partir desse ponto o usuário deverá informar as características do processo que será executado:


    21- No exemplo foi informado as seguintes características:

    • Período de Processamento - Atual - Neste caso o sistema irá realizar o processamento do Recibo de Pagamento Mensal referente ao mês da data de processamento no caso a data informada para processamento foi dia 10/03/2025 então a competência processada será 03/2025.

    22- Caso o usuário informe o “Anterior” o recibo processado será o imediatamente anterior à data de processamento no caso 02/2025;

    • Informações para Horistas - Para este processo foi informada a quantidade de horas do processo 227,30 e também a solicitação da individualização no processo das Horas de DSR. Não é necessário o preenchimento dessas informações, caso ignorado o sistema irá utilizar-se do padrão de processamento de recibos;
    • Ordem de Emissão - Alfabética - Neste caso os relatórios serão ordenados para a emissão em ordem alfabética A-Z. Nessa opção o usuário poderá informar as seguintes opções para a ordenação dos relatórios:


    • Foram selecionadas as opções Processar Emissão de Líquidos e Bancária, que emite esse relatório também para o processo como também a Posição de Férias. Caso estes campos não sejam selecionados o processo não realiza essa emissão; O Campo Posição de Férias não é apresentado para o agendamento de Recibo de Adiantamento
    • O campo Filtrar Empresas permite ao usuário informar um algo da empresa para localizá-la na lista de empresas da proemp, ou seja, podemos informar o código, o CNPJ ou a Razão Social para encontrar a empresa ;
    • O botão “LIMPAR” limpa as informações do campo FILTRAR e eliminar o filtro da lista;
    • Para o recibo de adiantamento é apresentado o campo Data de Crédito para que seja informada a data de pagamento do adiantamento;




    23- Para selecionar a empresa para o grupo basta clicar no campo check que é apresentado ao lado do código:


    24- Depois de selecionadas todas as empresas que serão utilizadas no processo basta clicar no botão “Adicionar” para que seja criado o agendamento para o grupo.

    25- A confirmação desse agendamento ocorre na próxima tela quando o usuário confirma o agendamento pressionando o botão “Salvar”



    26- Ao pressionar o  botão “Salvar”  uma nova mensagem será apresentada solicitando ao usuário se ele deseja realizar a inclusão de um novo agendamento ou não.

    27- Lembrando que o agendamento é flexível podendo ser realizado mais de um agendamento conforme a necessidade da empresa.



    28- Caso responda “SIM” o usuário retorna para o processo de inclusão de novo agendamento, caso contrário essa preparação é encerrada.

    29- Ao finalizar o agendamento o mesmo será apresentado no DashBoard na coluna Agendados



    30- Ao clicar no item “Detalhe” informações referente ao agendamento realizado são apresentadas conforme imagem a seguir:



    31- Após a sua inclusão o usuário poderá Editar, Excluir ou Iniciar agora o agendamento basta clicar no item abaixo da informação do agendamento.

    32- A opção Editar permite ao usuário realizar algum tipo de alteração no agendamento já confirmado. Ao clicar no item a tela a seguir será apresentada:



    33- A partir desse ponto o usuário poderá editar as informações, excluir a alguma informação do agendamento, bem como adicionar um novo parâmetro.



    34- A opção Excluir permite ao usuário excluir o agendamento realizado. Após selecionada essa opção uma confirmação é solicitada para que seja confirmada a operação.



    35- Já a opção Iniciar agora antecipa a execução do agendamento para aquele momento no qual ele foi solicitado. Também nesse caso uma solicitação de confirmação para a realização do processo é apresentada.


    Visualização do DashBoard

    1- O DashBoard permite aos usuários uma visão completa dos processos automáticos. Lembrando que este processo também é utilizado por outros sistemas como o Fiscal, sendo assim estes processos também serão apresentados.

    2- A tela a seguir é apresentada:



    3- Ao selecionar Filtros podemos selecionar o sistema, o processo e também se a visualização será somente dos agendamentos realizados pelo usuário logado.



    4- Neste exemplo foi indicado que somente será visualizado no DashBoard os agendamentos da Folha de Pagamento, o processo de Recibo Mensal do Funcionário e somente os agendamentos realizados pelo usuário logado.

    5- Sistemas - Apresenta as seguintes opções:



    6- A opção default ao carregar o sistema é “Todos”

    7- Processos - As seguintes opções são apresentadas quando selecionado o sistema “Folha de Pagamento”


    8- Quando selecionado “Todos” na opção Sistema este campo apresenta somente a opção “Todos”.

    9- Meus Agendamentos, quando esta opção está ativada somente os agendamentos realizados pelo usuário logado no sistema é apresentada no DashBoard.

    10- Resumo - Essa opção apresenta o cartão com as informações referente aos processos automáticos existentes:



    11 - Agendados - Serão apresentados os Agendamentos aguardando a execução pelo sistema. No exemplo existe um agendamento que programado para ser executado.



    12- Observe que possui uma seta de listagem para movimentação entre os agendamentos, bem como as informações já citadas no processo Configurar Processos Automáticos.

    13- Em execução - Neste caso são apresentados os processos que estão sendo executados naquele momento. O sistema de Agendamento permite que exista mais de um  agendamento na mesma data e horário. Estes processos são então executados de forma sequencial obedecendo a ordem em que foram implantados no sistema. Não ocorre a execução de dois processos simultaneamente, um processo inicia e ao término o outro será iniciado.



    14- Atividades  Recentes - Ao finalizar o processo o resultado será apresentado em um dos cards a seguir.



    15 - Concluídos com sucesso 

    16- Em verde os conteúdos foram executados com sucesso. 



    17 - Concluídos com inconsistência

    18- Em amarelo os conteúdos foram executados  e finalizados mas apresentaram algum tipo de inconsistência no processo. 



    19- Não concluídos

    20- Em vermelho os agendamentos que não foram executados pois apresentam erros no processo.



    21- Atividades recentes

    22- Nessa coluna o usuário poderá verificar cada uma das solicitações e analisar o resultado final da atividade. Observe que a cor apresentada representa os status informados acima.



    23- Ao clicar no item Detalhes será aberta a janela a seguir que possui 2 abas. A primeira aba DETALHE  apresenta informações sobre o agendamento conforme imagem a seguir.


    24- Já a aba LOGS apresenta as informações referente ao processo e o resultado apresentado em sua execução.



    25- Ao clicar no item Histórico  uma nova tela será apresentada onde o usuário poderá informar um filtro para apresentação dos resultados do processo.



    Resultado Final do processo

    1- Para visualizar os relatórios e demonstrativos gerados pelo processo acesse a pasta de sua Proemp, como por exemplo: G:\PROEMP70\ProcessamentoAutomatico\Documentos\Folha\Recibo Mensal Funcionário

    2- Neste caso no caminho indicado você encontrará todos os processos referente ao Recibo Mensal de Funcionários separados por empresa conforme imagem a seguir:



    3- Dentro da pasta da empresa será criada uma pasta por competência processada e dentro dela as informações geradas pelo processo.






    Outros meios de obter suporte