Este Artigo tem como objetivo orientar sobre funcionalidade de comparar Eventos transmitidos ao eSocial x os Eventos atuais na base Prosoft.
Importante: Os dados apresentados são apenas para consulta e não permitem alteração. Para realizar a correções, é necessário acessar a Tabela de Eventos, realizar os ajustes e fazer uma nova transmissão.
Resolução
Tabela de Eventos
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabela de Eventos
2- Selecione a Aba lateral "Comparar Eventos Transmitidos"
3- Detalhamento dos campos:
- Empresa: informe código da empresa para consulta, ou pesquise através da seta de pesquisa. Em caso de matriz e filial deve ser informada a empresa Matriz, as rubricas ao eSocial são enviadas apenas pelo estabelecimento centralizador, ou seja, Matriz.
- Evento: informe código do evento para consulta, ou pesquise através da seta de pesquisa.
- Evento Atual: serão demonstradas as configurações de como o evento está atualmente e como está configurado em sua última alteração.
- Evento Transmitido: serão demonstradas as configurações do último evento enviado e aceito ao eSocial, bem como os dados número de recibo e data de vigência.
- Visualizar XML: permite consultar todas as informações do xml enviado.
4- Os itens inconsistentes serão demostrados em vermelho.
As validações são:
- Códigos diferentes entre as colunas Evento Atual x Evento Transmitido;
Como podemos notar, o Código Natureza da Rubrica enviado ao eSocial está diferente do último gravado no Evento.
- Códigos informados que não estejam vigentes;
Como podemos notar, o Código Incidência de IRRF, tanto no evento atual como no enviado ao eSocial, estão inconsistentes, pois apresenta código que não está mais vigente, por este motivo não apresenta descrição.
- Indicador PIS – será validado apenas para empresas que tenham recolhimento de PIS (Cadastro de Empresas / Trabalhista / Recolhe PIS Sobre folha).
- Para empresas que não recolham o PIS sobre folha de pagamento, se informado código ou não será apresentado como inconsistente.
Neste exemplo ao comparar eventos não há divergência, mesmo campo Código de Incidência de PIS em branco, pois a empresa não tem recolhimento.
Neste exemplo ao comparar eventos há divergência no campo Código de Incidência de PIS em branco, pois a empresa recolhe PIS sobre folha de pagamento.