Este Artigo tem como objetivo demonstrar os procedimentos a serem realizados para a Transmissão dos eventos para o eSocial de forma On Premise.



    O que mudou?

    Com o intuito de melhorar a experiência dos usuários com o sistema Prosoft, adequamos o Processo de Transmissão de Eventos para o eSocial.A partir de agora, a Transmissão de Eventos será realizada de cada estação e servidor do cliente diretamente ao eSocial, sem a utilização da nuvem Prosoft.

    Essa remoção da nuvem reduziu o tempo de Transmissão dos Eventos em até noventa por cento.

    Testes realizados com transmissão de 185 eventos de cadastros iniciais (S-2200) pelo Monitoramento, o tempo de transmissão foi de 1:04, cerca de 2,89 segundos por evento

    Resolução

    Monitoramento

    1- Acesse: Parâmetros Gerais > Sped eSocial > Monitoramento




    Importante: O tempo de transmissão tem relação direta com a estrutura do Servidor de cada cliente e também com o  tipo de Evento transmitido.


    Novo Serviço

    O novo Serviço Prosoft eSocial será responsável por transmitir e consultar os eventos para o Serpro e deverá permanecer em execução no Servidor.

    C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Administrative Tools\Serviços



    Adequação da rotina Monitoramento

    Monitoramento

    1- Acesse: Parâmetros Gerais > Sped eSocial > Monitoramento

    2- Foi incluída a coluna Protocolo Serpro, para exibir o número de registro criado para comunicação entre o sistema e o eSocial:



    3- Ao realizar a transmissão, os eventos passarão direto para status 8-Aguardando processamento pelo Serpro e permanecerão até a resposta do eSocial.

    4- Se a Empresa não faz as transmissões de forma centralizada, após gerar os Eventos, automaticamente será apresentado em status 2-Enviado, onde serão criados lotes conforme a Rotina, Empresa e Evento.

    5- Esses Eventos passarão automaticamente para status 8-Aguardando retorno do Serpro.



    Envio por Lote


    • Foi realizada adequação para transmissão em lotes de até 50 eventos para melhorar o fluxo do retorno.
    • O lote é separado por empresas e por eventos.
    • A transmissão é realizada por etapas. Na Validação Nível 1, quando Serpro recebe o lote a primeira vez, realiza a validação de estrutura e nesse momento o lote recebe o número de Protocolo Serpro e evento é atualizado na base do usuário com status 8-Aguardando processamento ou caso não passe na validação de estrutura será devolvido.
    • O lote irá receber o número Protocolo Serpro no momento em que for recepcionado no eSocial, na primeira validação:
    • No Monitoramento é possível identificar a Coluna Protocolo Serpro que indica o lote na qual cada evento faz parte:



    Protocolo Serpro: é um número sequencial único produzido no instante da recepção do lote pelo Serpro e é utilizado como parâmetro na consulta do processamento deste:



    Identificador: é um número sequencial utilizado como chave para consulta individual do evento, gerado no momento da geração do XML.




    Ciclo de Transmissão

    A comunicação entre base de cliente X Serpro pode ser chamada de Ciclo de Transmissão.

    Havendo alguma intercorrência nessa comunicação (geralmente quando Serpro está com lentidão), o novo ciclo automático se repetirá a cada dez minutos, até o final do dia, por até 24 horas da transmissão do evento.

    O Controle de fluxo precisa respeitar as premissas da documentação do Serpro, dessa forma, se ao final de 24 horas permanecer sem resposta, esses eventos passarão para status 7-Rejeitados pelo Portal.

    Precisando assim realizar o Sincronismo.


    Monitoramento

    1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento > Ferramentas > Sincronizar Status dos Eventos

    2- Através da Aba Ferramentas, é possível realizar a sincronia dos Eventos transmitifdos para a SERPRO / eSocial:



    3- Informe o Código da Empresa e a data da transmissão dos Eventos que deseja sincronizar

    4- Confirme a sincronia:



    Sincronizar Status dos Eventos

    Exemplo de uma situação onde os eventos apresentam como Rejeitado pelo Serpro, porém estão aceitos no eSocial:

    Eventos Periódicos estão com status 7-Rejeitados pelo Serpro:



    Após realizar o sincronismo, os Eventos voltam para a fila de transmissão para consulta no eSocial:



    Eventos após o sincronismo ficam conforme o portal, como aceitos:




    Importante: o Sincronismo é realizado em segundo plano, de forma automática e gradativa e o término de sua execução, dependendo do volume de Eventos, poderá durar mais que algumas horas. 

     

    Como saber se o evento está sendo consultado corretamente no Serpro

    Através do campo “Mensagem de Retorno” é possível visualizar quando o lote foi consultado pela última vez e qual a situação.

    Neste exemplo, o horário da máquina é 09:33 e o lote foi consultado pela última vez às 9:32:50,ou seja, evento continua aguardando retorno do Serpro.


     

    No botão “Visualizar Retorno” é possível observar o momento da recepção do evento e o momento de seu processamento



     


    Importante: Caso ultrapasse tempo limite de 24 horas de tentativas de consulta sem resposta, os Eventos serão alterados para o status 7-Rejeitado e será necessário realizar o Sincronismo, para que as informações fiquem compatíveis com o eSocial.


    Adequações no Gerenciador

    Gerenciador

    1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Gerenciador

    2- Ao inserir novo certificado ou em sua renovação, para o tipo A1, ao clicar na Aba Certificado, selecionar o Tipo A1,  selecionar o certificado utilizado pela empresa, informar a senha, usuário deverá  clicar em "Salvar"

    3- O botão “Enviar” foi descontinuado a partir da implementação do eSocial Turbo.






    Outros meios de obter suporte