Este Artigo tem como objetivo orientar sobre as possíveis causas de divergência no valor de Segurados entre a Folha de Pagamento e o eSocial.
Importante: a divergência entre o valor de INSS Segurados da Folha de Pagamento e o eSocial, normalmente ocorre devido à parametrizações incorretas dos Eventos (Rubricas) ou divergentes entre a Tabela de Eventos e as Rubricas no Portal do eSocial. Por este motivo, é importante realizar a adequação da Tabela do sistema Prosoft com as rubricas já transmitidas ao eSocial (ou vice-versa).
Em caso de dúvidas sobre a parametrização da Tabela de Eventos, acesse o Artigo: FP1010 - Tabelas - Eventos padrões - Controle de Funcionários com Incidências
Portal do eSocial
1- Acesse: Portal do eSocial > Folha de Pagamento > Totalizadores > Empregador > Contribuição Previdenciária
2- Ao acessar o Portal do eSocial > Aba Contribuições do Segurado, é possível identificar se existe divergência entre o valor descontado e valor calculado:
3- Caso identifique que existe divergência entre os valores de Segurados, é necessário identificar qual Funcionário está ocasionando esta diferença.
4- Conforme mencionado anteriormente, a diferença de valores ocorre quando há informações divergentes nas Rubricas, que podem estar relacionadas aos Códigos de incidências das Rubricas, ou parametrizações na Tabela de Eventos (GAP).
Monitoramento
1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento
2- Através do painel de Monitoramento, selecione o botão "Diferença de Valores":
3- Selecione o tipo de apuração e em seguida, a competência de envio dos Eventos Periódicos.
4- Neste exemplo, a opção selecionada foi apuração Mensal.
5- Selecione a Aba INSS Segurados e em seguida, selecione o botão "Buscar":
6- Será gerada uma relação de Funcionários que tiveram Eventos Periódicos (S1200 / S1210) transmitidos ao eSocial.
7- Através do relatório, é possível realizar um comparativo de valores de INSS e desta forma, identificar o(s) Funcionário(s) com valor de INSS divergente.
8- Serão apresentados os valores de INSS calculados no sistema Prosoft (Recibos) e o valor considerado no Portal do eSocial, por exemplo:
- Funcionário: Teste
- Valor Prosoft: XXX1
- Valor eSocial: XXX2
9- Após identificar o Funcionário que está ocasionando a diferença no valor de INSS Segurados, é necessário realizar a conferência das Rubricas que foram apuradas no Recibo do Colaborador.
10- Acesse a Consulta de Recibos para identificar a Rubrica / Evento que está ocasionando a divergência.
Portal do eSocial
1- Acesse: Portal do eSocial > Empregador / Contribuinte > Tabelas > Rubricas
2- Localize o código do Evento (S1010) e verifique se a Natureza da Rubrica e suas incidências estão corretas.
Exemplo 1:
1- Neste exemplo, a Rubrica de Adicional 1/3 de Férias (Provento) foi transmitida ao esocial com a Natureza da Rubrica incorreta (9939):
2- A Natureza da Rubrica correta, para o Evento de Adicional 1/3 de Férias, é 1017 (Terço constituicional de Férias)
Tabela de Eventos
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabela de Eventos
2- Localize o Evento de Adicional 1/3 de Férias e realize a conferência das parametrizações (formação da base de cálculo, incidências, Natureza da Rubrica).
3- Neste exemplo, a parametrização da Natureza da Rubrica está correta no sistema Prosoft e incorreta no Portal do eSocial:
4- Será necessário realizar a correção para que as configurações fiquem iguais (no sistema Prosoft e Portal do eSocial).
Exemplo 2
1- Neste segundo exemplo, identificamos que a Rubrica Líquido de Férias em Dobro, foi transmitida ao eSocial com a informação relativa à Natureza da Rubrica e incidências corretas:
Tabela de Eventos
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabela de Eventos
2- Ao realizar a conferência da mesma Rubrica na Tabela de Eventos, constatamos que a mesma está parametrizada com a Formação da Base de Cálculo incorreta:
3- Uma vez que o Código de Incidência INSS está informado com a opção 00 (Não é base de cálculo), o Evento deve estar com a opção Formação da Base de Cálculo INSS desmarcada:
4- Realize os ajustes necessários no Evento / Rubrica e realize a transmissão do Evento ao eSocial:
Monitoramento
1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento
2- Caso alguma rubrica seja transmitida ao eSocial, aguarde a aceitação:
Gerenciador
1- Acesse: Parâmetros Gerais > Sped eSocial > Gerenciador
2- Após aceitação do(s) Evento(s) S-1010 (Rubricas), será necessário gerar os Eventos Periódicos (S1200 / S1210) dos Funcionários para os quais foram identificadas divergência de valores:
Monitoramento
1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento
2 - Após aceitação dos Eventos Periódicos (S1200 / S1210), gere um novo relatório de Diferença de Valores:
3- Informe o tipo de apuração, competência, selecione a Aba INSS Segurados e realize as devidas conferências:
Portal do eSocial
1- Acesse: Portal do eSocial> Folha de Pagamento > Totalizadores > Empregador > Contribuição Previdenciária.
2- Realize a conferência através do totalizador do eSocial.
3 - A diferença de valores, anteriormente apresentada, foi corrigida:
Importante: Se houverem alterações nos parâmetros da “Formação da Base de Cálculo” na Tabela de Eventos (conforme exemplo 2), será necessário reprocessar os Recibos dos Funcionários que possuem o Evento para o qual foi realizado o ajuste, sendo ele de qualquer tipo: Mensal, Férias, Quitação, etc.
Caso a divergência esteja sendo ocasionada por um Recibo de Quitação, um novo Evento S2299 deve ser transmitido ao eSocial, antes do reenvio dos Eventos Periódicos (S1200 / S1210).