Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar a instalação do componente (CouchDB).
Resolução
A instalação do CouchDB deve ser realizada no mesmo servidor que está instalado o SQL. Caso já tenha instalado o aplicativo no servidor, cancele a instalação.
1- Acesse em portal.prosoft.com.br
No menu Downloads > Prosoft Versão 6 > Instaladores
2- Realize o download do programa COUCHDB PROSOFT.
3- Execute o programa, exibirá a tela inicial do Instalador do Componente CouchDB clique em Avançar.
Nesta etapa o Sistema está iniciando a instalação. O processo não deve ser interrompido.
Nesta etapa, o Sistema está baixando os arquivos.
4- Para finalizar a instalação do componente, clique no botão Concluir.
Validar a instalação do componente couchDB no Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP):
5- Para validar a instalação do componente CouchDB no GAP é necessário acessar o menu Configurações, opção Configurações Servidor SQL.
É aberta a janela de Configuração Servidor SQL.
6- Clique em Validar Conexão.
É exibida a mensagem de validação realizada com sucesso!
Caso ocorra algum problema na instalação é apresentada a seguinte mensagem:
Pontos de Atenção:
Verifique se o serviço Apache CouchDB está inicializado.
Esse componente deve ser instalado no mesmo servidor do SQL utilizado pelo eSocial.
Verifique se a porta CouchDB está correta, por padrão a porta utilizada é a 5984.
Caso haja um firewall na rede esta porta deve ser liberada.
O componente CouchDB não foi instalado. Para instalar baixar o instalador em:http://arquivoscol.prosoft.com.br/ftpprodutora/prosoftversao5/instaladores/WkeSocialbd.exe
INFORMAÇÕES PARA O SUPORTE:
Em caso de erro do componente CouchDB realize os seguintes procedimentos:
1- Verifique se o CouchDB está em execução no servidor.
a) Recupere o IP da máquina
b) Abra o navegador e acesse a seguinte url: http://IP da máquina: 5984.
Exemplo: http://172.17.0.31:5984
c) Se a resposta for igual a figura abaixo significa que o CouchDB está executando corretamente.
d) Caso a resposta seja conforme a figura abaixo verifique se o serviço do CouchDB está em execução.
2- Verifique se o serviço do CouchDB está em execução.
a) Acesse os serviços do Windows e verifique o status.
b) Caso o serviço não esteja com status Em Execução, inicie o serviço.
Para iniciar o serviço siga os passos abaixo:
a) Clique com o botão direito do mouse, selecione Propriedades.
b) Em Tipo de Inicialização, selecione a opção Automática (Atraso na Inicialização).
c) Em seguida, clique em Iniciar.
d) Se após a inicialização do serviço o CouchDB ainda não estiver funcionando, verifique o arquivo de configuração.
Verifique arquivo de configuração do CouchDB:
a) O arquivo está localizado em C:\CouchDB\etc\couchdb\local.ini
Obs: Não necessariamente a instalação será realizada no C: pode ser instalada em qualquer unidade de disco local, porém sempre no diretório \CouchDB\..\
b) Verifique se o arquivo possui as informações circuladas conforme abaixo.
c) Caso não tenha, insira as informações no arquivo e reinicie o serviço do CouchDB.
Caso o teste do item 1 seja realizado com sucesso e a estação esteja apresentando mensagem de erro, verifique se há algum firewall na rede e solicite a liberação da porta 5984, pois a estação não está conseguindo comunicação com o servidor.