Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar a instalação do componente (CouchDB). 


    Resolução

    A instalação do CouchDB deve ser realizada no mesmo servidor que está instalado o SQL. Caso já tenha instalado o aplicativo no servidor, cancele a instalação.

    1- Acesse em portal.prosoft.com.br 

    No menu Downloads > Prosoft Versão 5 > Instaladores

    2- Realize o download do programa COUCHDB PROSOFT.

    3- Execute o programa, exibirá a tela inicial do Instalador do Componente CouchDB clique em Avançar

    mceclip0.png

    Nesta etapa o Sistema está iniciando a instalação. O processo não deve ser interrompido.


    mceclip2.png

    Nesta etapa, o Sistema está baixando os arquivos.

    mceclip1.png

    4- Para finalizar a instalação do componente, clique no botão Concluir.

    mceclip3.png


    Validar a instalação do componente couchDB no Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP):

    5- Para validar a instalação do componente CouchDB no GAP é necessário acessar o menu Configurações, opção Configurações Servidor SQL.

    É aberta a janela de Configuração Servidor SQL.

    6- Clique em Validar Conexão.

    mceclip4.png


    É exibida a mensagem de validação realizada com sucesso!

    mceclip5.png


    Caso ocorra algum problema na instalação é apresentada a seguinte mensagem:

    mceclip6.png


    Pontos de Atenção:

    • Verifique se o serviço Apache CouchDB está inicializado.

    • Esse componente deve ser instalado no mesmo servidor do SQL utilizado pelo eSocial.

    • Verifique se a porta CouchDB está correta, por padrão a porta utilizada é a 5984.

    • Caso haja um firewall na rede esta porta deve ser liberada.

    • O componente CouchDB não foi instalado. Para instalar baixar o instalador em:http://arquivoscol.prosoft.com.br/ftpprodutora/prosoftversao5/instaladores/WkeSocialbd.exe

    INFORMAÇÕES PARA O SUPORTE:

    Em caso de erro do componente CouchDB realize os seguintes procedimentos:

    1- Verifique se o CouchDB está em execução no servidor.

    a) Recupere o IP da máquina

    b) Abra o navegador e acesse a seguinte url: http://IP da máquina: 5984

    Exemplo: http://172.17.0.31:5984

    c) Se a resposta for igual a figura abaixo significa que o CouchDB está executando corretamente.






    d) Caso a resposta seja conforme a figura abaixo verifique se o serviço do CouchDB está em execução.











    2- Verifique se o serviço do CouchDB está em execução.

    a) Acesse os serviços do Windows e verifique o status.

    b) Caso o serviço não esteja com status Em Execuçãoinicie o serviço.









    Para iniciar o serviço siga os passos abaixo:

    a) Clique com o botão direito do mouse, selecione Propriedades.

















    b) Em Tipo de Inicialização, selecione a opção Automática (Atraso na Inicialização).


    c) Em seguida, clique em Iniciar.

















    d) Se após a inicialização do serviço o CouchDB ainda não estiver funcionando, verifique o arquivo de configuração.

    Verifique arquivo de configuração do CouchDB:

    a) O arquivo está localizado em C:\CouchDB\etc\couchdb\local.ini

    Obs: Não necessariamente a instalação será realizada no C: pode ser instalada em qualquer unidade de disco local, porém sempre no diretório \CouchDB\..\

    b) Verifique se o arquivo possui as informações circuladas conforme abaixo.











    c) Caso não tenha, insira as informações no arquivo e reinicie o serviço do CouchDB.

















    Caso o teste do item 1 seja realizado com sucesso e a estação esteja apresentando mensagem de erro, verifique se há algum firewall na rede e solicite a liberação da porta 5984, pois a estação não está conseguindo comunicação com o servidor.




    Outros meios de obter suporte