Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em quando ao gerar a folha de pagamento de 13º salário de empresa desonerada e apresentar a parte patronal indevidamente, percebendo que a divisão de RH que o funcionário esteve durante o ano não habilita a opção Desonerada em seu cadastro.


    Resolução

    Consulta de Recibos:

    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Consultas > Consulta de Recibos,  pois é necessário verificar as divisões de RH que o funcionário esteve durante o exercício para confirmar se a divisão de RH é desonerada ou não:


    Alteração de Divisão de RH

    1 – Acesse Social > Folha de Pagamento> Cadastros > Cadastros de Áreas de Recursos Humanos, ao fazer a verificação da divisão de RH que consta na Consulta de Recibo, é percebido que a opção Desonerada está desabilitado:


    - Sendo necessário realizar os seguintes passos:

    2- Criar uma nova divisão de RH de forma adequada, e realizar a transferência dos funcionários relativos aos meses que estava nessa divisão de RH inadequada;

    3-  Gerar os recibos de 13º salário novamente;

    4- Gerar o Resumo de Tributos de 2ª parcela de 13º salário, para a folha de pagamento apresentar a parte patronal zerada da forma adequada.


    Atualmente se inserido a divisão de RH dessa forma 001.005.001 apresenta a mensagem:


    Para maiores orientação de como realizar o procedimento de Transferência de Divisão de RH, consultar guia prático: FP784 - Transferência de Funcionários - Divisão de RH






    Outros meios de obter suporte