Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar geração de RPA.
Resolução
Digitação de Valores RPAs:
1- Social > Folha de Pagamento > Controle de Autônomos > Processamentos Mensais > Digitação de Valores RPAs
2- Informe os dados da empresa, do funcionário, e valor do serviço prestado;
3- Habilitará a opção Parâmetros, clique sobre ela.
4- Opções para recolhimento do INSS:
- Opção pelo recolhimento de 20% sobre o valor do serviço: Trata-se do recolhimento patronal da empresa;
Não calcular o INSS: Utilize essa opção para empresas isentas do recolhimento;
Confirmação individual: Se indicado Sim nesta opção, ao processar o RPA, quando o foco passar pelo campo V – INSS Seg. é demonstrado a tela de indicação Sim ou Não para o cálculo do INSS referente à contribuição patronal.
O sistema efetuará o cálculo do INSS conforme alíquota de FPAS da empresa, sendo que, para empresas optantes pelo Simples, não será efetuado o cálculo.
5- Ao dar continuidade no processamento do RPA, habilitará a opção de informar dedução de IRRF e mostrará o cálculo;
6- Se necessário, informe os valores para dedução da base de cálculo do IRRF. Exemplo: pensão alimentícia e outros. Os valores de INSS (contribuição individual) e dependentes serão deduzidos automaticamente conforme informações do Cadastro de Autônomos.
7- Por fim, salve o RPA processado.
Caso precise excluir o RPA, acesse: FP1118 - Controle de Autônomos - Como efetuar a Exclusão de RPA