Instalação do botão Prosoft no Excel: Para maiores informações, acesse: I468-Instalaçãodesinstalação - botão Excel


    EXCEL:

    1- Abra o Excel e selecione o botão PROSOFT.

    A primeira linha do relatório deve ser utilizada obrigatoriamente para definição das posições que serão utilizadas para a criação do relatório, identificando em qual célula começa e em qual termina cada parte do relatório. As partes são definidas como:

    • Cabeçalho (Célula A1):Geralmente conterá variáveis da empresa, como por exemplo, o código, razão social, endereço etc. É gerada uma única vez.
    • Corpo (Célula B1):O corpo é o local onde haverá a repetição de informações para cada registro (funcionário) que fizer parte do relatório.
    • Rodapé (Célula C1):Geralmente conterá as totalizações do relatório (Total das informações repetidas no Corpo).

    A identificação da célula de início e fim de cada uma destas partes é feita com a informação no formato CélulaInício:CélulaFim.

    Desta forma, podemos notar que:

    • A2 indica onde será o início do cabeçalho e E3 indica onde será o seu término.
    • A5 indica onde será o início do corpo e F6 indica onde será o término. O “corpo” do relatório, que corresponde à repetição conforme funcionários selecionados, é de preenchimento dinâmico, ou seja, não é necessário reservar uma quantidade de linhas correspondente à quantidade de funcionários. O sistema irá gerar quantas linhas forem necessárias, atribuindo, automaticamente, novas posições para a impressão do rodapé.
    • A8 indica onde será o início do rodapé e B9 indica onde será o término.


    Ao clicar no botão Prosoft e em seguida em Variáveis Geral, é apresentada uma tela com a lista de variáveis disponível:

    • Excel
    • Cadastro de Empresas
    • Cadastro de Funcionários
    • Recibo de Pagamento

    2- Para inserir uma variável, selecione a célula onde a variável deverá ser vinculada e clicar duas vezes na variável desejada.

    Obs.: O sistema permite gerar relatórios com até 15 colunas.

    Abaixo, exemplo de um relatório simples, que inclui cabeçalho com a razão social da empresa e o endereço, o corpo contendo as variáveis que serão repetidas para cada funcionário e o rodapé com o telefone.

    3- A planilha elaborada para a impressão do relatório deve ser salva em PROSOFT.WIN\DOCUMENTOS\GPS (funcionários) / GPR (Sócios) / AUT(Autônomos). É importante ressaltar, que o nome do documento não pode ser extenso, pois o mesmo não será reconhecido dentro do sistema GAP, mesmo estando no local correto.

    4- O documento deve ser salvo como tipo de relatório Pasta de Trabalho do Excel 97-2003.

    Após salvar a planilha, o documento em Excel criado deve ser configurado na Tabela de Documentos.


    Tabela de Documentos:

    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabelas Auxiliares > Tabelas de Documentos 

    2- Na tabela de Documentos selecione a opção Novo.


    3- Selecione o Tipo de arquivo como Gerador de Relatórios Excel.

    4- Informe um Título para o grupo de documentos e localize a planilha que foi criada.

    5- Clique em Salvar.



    Gerador de Relatórios em Excel:

    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Relatórios Funcionais > Gerador de Relatórios em Excel

    2- Selecione a Empresa, Funcionários e o Documento.


    3- Ao clicar em Gerar o relatório e salvá-lo no local desejado, é apresentado as informações conforme variáveis utilizadas na montagem da planilha.


    Gerador de Relatórios em Excel por agrupamento de empresas:

    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Relatórios Funcionais > Gerador de Relatórios em Excel

    2- Selecione o Agrupamento, Funcionários e o Documento.

    Serão exibidos os agrupamentos previamente cadastrados em Parâmetros Gerais > Cadastros > Manutenção de Agrupamento de Empresas.






    Outros meios de obter suporte