Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre como realizar reajuste salarial por motivo de Dissídio Coletivo: Salário Base / Último Dissídio, Salário Admissão e Piso Salarial por CBO.



    Resolução

    Reajuste Salarial

    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Procedimentos Auxiliares > Reajuste Salarial



    • Ficha Financeira: O reajuste será aplicado sobre o valor de salário base existente na coluna da ficha financeira correspondente a competência da data base indicada. 
      Cálculo executado se selecionado a opção Ficha Financeira:

    Salário Base Mês (Ficha Financeira) * Índice Reajuste (do cadastro do sindicato) = Valor do reajuste + Salário Base Atual = Salário Base Reajustado

    • Salário Base: O reajuste será aplicado sobre o valor de salário base atual existente no Cadastro de Funcionários/Salários e Indicadores.
    • Último Dissídio: O reajuste será aplicado sobre o valor de último dissídio existente no Cadastro de Funcionários/Salários e Indicadores. (Importante:Acaso no cadastro do funcionário não esteja informado o valor no campo de Último Dissídio, o salário será apresentado zerado).
    • Indique a data base: A data base é apenas para que o Registro de Movimentação Salarial fique registrada a informação. Informe a data base do reajuste no formato DDMMAAAA (onde DD=dia, MM=mês e AAAA=ano).
    • Indique o Arredondamento: Poderá ser utilizado para informar fator de arredondamento. Por Exemplo: Se informado o fator de arredondamento (1,00) e o resultado do Salário reajustado for 1.562,50, o programa fará o arredondamento para 1.563,00.
    • Sindicato: Para esse tipo de reajuste é obrigatório informar o código do sindicato. O mesmo poderá ser selecionado através da seta de pesquisa. O programa irá aplicar o reajuste, somente para os funcionários cujo código de sindicato em seu cadastro.
    • Atualiza Carteira de Trabalho: Quando selecionada essa opção, é possível realizar o controle do motivo do reajuste. Informando “Sim”, o programa habilitará o campo Motivo para alteração de salário, para que seja selecionado o motivo da alteração e consequentemente a alteração será gravada automaticamente na rotina Registro de Movimentação Salarial para controle da empresa. 
    • Inclui funcionários admitidos após o mês desejado: informando SIM, o programa aplicará o reajuste para funcionários, cuja data de admissão seja posterior ao mês e ano informado no campo de data base. 
    • Considera Piso Salarial: Informando “Sim”, o programa irá considerar como valor mínimo a ser reajustado o Piso salarial por CBO, informados no Cadastro de Sindicato dos empregados/Dissídio. Por Exemplo: Caso o valor salarial reajustado seja inferior ao Piso salarial por CBO, o programa irá considerar o valor do PISO de acordo com o CBO classificado no cadastro de Funcionários. 
    • Grava novo salário: Essa opção é de extrema importância, uma vez marcado essa opção e processado o reajuste, não há como voltar para o valor anterior, por isso é necessário a visualização do relatório antes de marcar essa opção, após marcá-la realizar o reajuste novamente e será gravado o valor. 
    • Proporcionalidade: Informando “Sim”, o programa calculará o percentual proporcional ao mês de admissão de funcionários admitidos em menos de um ano na empresa. 
      Cálculo: (Percentual / 12 * o número de meses que o funcionário está registrado na empresa).
    • Emissão em Ordem Alfabética: Possibilidade de gerar o relatório em Ordem Alfabética, caso esteja "NÃO", a geração será efetuada em Ordem de Código.


    Existem três maneiras de realizar o Reajuste Salarial por Dissídio Coletivo: Salário Base / Último Dissídio, Salário Admissão e Piso Salarial por CBO


    ATENÇÃO

    1 - Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Procedimentos Auxiliares > Reajuste Salarial 

    2 - É essencial que a opção "Grava Novo Salário" e "Atualiza Carteira de Trabalho"  e em qualquer outra opção de reajuste, esteja selecionada como "Não", desta forma o programa permite que sejam visualizados os novos salários, porém nenhuma informação será alterada no Cadastro de Funcionários.



    1ª Situação: Salário Base/Último Dissídio 

    Cadastro de Sindicatos

    1 - Acesse: Social > Folha de Pagamento > Cadastros > Cadastro de Sindicatos

    2 - Para efetuar os cálculos o programa irá considerar os percentuais informados no Cadastro de Sindicatos.

    3 - Essa opção deve ser utilizada nas situações em que for determinado pelo Sindicato que o reajuste salarial será efetuado de acordo com a faixa salarial de cada funcionário;

    Por Exemplo: Para funcionários cuja remuneração seja inferior ou igual a R$2.000,00 será aplicado o percentual de 5% sobre o Salário Base sobre o valor do salário reajustado;

    Porém caso o reajuste seja o mesmo para todos os funcionários, apenas informe na primeira faixa 9.999.999.999,00 e alíquota.



    Reajuste Salarial

    4 - Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Procedimentos Auxiliares > Reajuste Salarial

    5 - Para o processamento do reajuste selecione a aba Dissídio coletivo e selecione a opção: Salário Base/Último Dissídio.



    2ª Situação: Salário Admissão

    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Cadastros > Cadastro de Sindicatos 

    Essa opção de Reajuste permite a aplicação de um percentual de acordo com a data de admissão dos funcionários, ou seja, o programa fará a leitura dos percentuais da Tabela de Reajustes Salário Admissão.

    Observação: Os demais parâmetros para a impressão e processamento em nada diferem das informações digitadas para a opção Salário Base/Último Dissídio.



    3ª Situação: Piso Salarial por CBO

    1 - Acesse: Social > Folha de Pagamento > Cadastros > Cadastro de Sindicatos

    2 - Preencher no campo “Piso Salarial Por CBO”, o código do CBO e o valor do “Piso Salarial".

    3 - No Reajuste Salarial, aba Dissídio Coletivo, ao utilizar a opção "Salário Base/ÚltimoDissídio" é necessário preencher a tabela ''Piso Salarial- Reajuste Salário / Base Último Dissídio" do Cadastro de Sindicato com as porcentagens do aumento por faixa salarial; onde o sistema irá comparar e aplicar o valor que mais favorecer o funcionário, o percentual, ou o Piso CBO informado.



    Importante: Após realizar a conferência dos valores e os mesmos estiverem de acordo com a sua necessidade, para gravar essa alteração será necessário alterar para “Sim” na opção "Grava Novo Salário" (as demais opções também) e ao visualizar o relatório de movimentações, automaticamente o salário é atualizado.Isso ocorre quantas vezes forem visualizadas. 






    Outros meios de obter suporte