FP1482-Cálculo da maior remuneração considerando valor igual para todas as verbas rescisórias
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os cálculos apresentados na maior remuneração, quando selecionado a opção de médias considerando uma única base.
Informações Adicionais: O controle é específico de algumas Entidades Sindicais, sendo a utilização do mesmo o valor de maior remuneração para cálculo da todas as verbas.
Caso sejam utilizadas outras opções para médias, no período selecionado, o programa considera o cálculo de acordo com a definição do Cadastro de Sindicato (para mais informações referentes a esses cálculos, consulte o manual do Cadastro de Sindicato dos Empregados).
Resolução
Cadastro de Sindicatos:
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Cadastros > Informações Auxiliares > guia Médias > Quitação – Maior remuneração
2- Selecione a opção Considerar últimos meses para compor a Maior Remuneração, para cálculo de todas as verbas?
3- Clique em Gravar.
Recibo de Quitação:
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Quitação > Recibo de Quitação
2- Após selecionar o parâmetro do cadastro do sindicato, processe a quitação.
3- Ao selecionar o Botão de Maior Remuneração, apresenta apenas uma base para os cálculos conforme detalhamento.
Composição Maior Remuneração: Por meio do botão é possível consultar e imprimir os valores que compõe a base de cálculo do Recibo de Quitação.
Para a composição da maior remuneração, quando o parâmetro Considerar últimos meses para compor a maior remuneração para cálculo de todas as verbas? estiver selecionado, é considerada apenas uma base de cálculo para todas as verbas rescisórias, ou seja, Indenizações, Aviso Prévio, Férias Vencidas, Férias Proporcionais e 13º Salário.
Neste caso, a base de cálculo é apurada com base nos últimos meses ou para funcionários admitidos no exercício, é considerado o número de meses de acordo com a data de admissão.
Cálculos Efetuados:
Comissões: 12 últimos meses - será considerado o total de comissões referente aos 12 últimos meses. Dividi-se por 12 para encontrar a média.
Horas extras: Será considerado o total de horas extras da ficha financeira (incluindo o valor de acréscimo) dos últimos 12 meses. Dividi-se por 12 para encontrar a média e multiplica-se o resultado pelo valo do salário hora.
Horas noturnas: Será considerado o total de hora noturnas da ficha financeira dos últimos 12 meses. Divide-se esse resultado por 12 para encontrar a média e aplica-se o cálculo para encontrar o valor: salário hora x o valor percentual de adicional noturno x a média de horas noturna. Caso haja número de horas noturnas fixas no cadastro de funcionários, o programa irá considerar o número de horas fixas e não o cálculo descrito acima para encontrar a média.