Este artigo tem como objetivo orientar o usuário os procedimentos para cálculo de desoneração entre empresas Matriz e Filial. Parametrização do Cadastro de Empresas, Digitação de Faturamento no Resumo de Tributos, cálculo do resumo, apresentação dos valores no Resumo de Tributos e Folha de Pagamento, emissão da GPS e emissão de DARF.



    Informações Adicionais: Este procedimento é de alta complexidade e requer atenção especial em sua execução. Se necessário, considere a contratação de serviço de acompanhamento junto à Área de Serviços de sua Franquia Regional.

    Resolução

    Em casos de Matriz e Filiais, para cálculo da ‘Contribuição CPRB’, será considerado o Faturamento total de todos os estabelecimentos. portanto, a Digitação do Faturamento será efetuada de forma centralizada, somente no Resumo de Tributos da Matriz.

    O DARF da ‘Contribuição CPRB’ será recolhido e centralizado na empresa Matriz.

    Para empresas com Atividades Concomitantes, para o cálculo do ‘Fator de Redução’ será considerada a Receita Bruta total de todos os estabelecimentos.

    O Fator de Redução encontrado será aplicado sobre os 20% da Folha de salários de cada uma das Empresas e recolhida em GPS individualizada.


    Cadastro de Empresas:

    1 - Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastros de Empresas

    2 - Na aba Trabalhista > Dados Básicos > INSS - CPRB, os parâmetros para Desoneração da Folha de Pagamento devem ser preenchidos somente na Empresa Matriz.


    3 - Informe a Alíquota % e a Data Início da Desoneração


    4 - Verifique se a Empresa Filial está vinculada na aba Geral da Empresa Matriz


    5 - No Cadastro da Empresa Filial, as informações referentes à Desoneração ficarão desabilitadas.


    Resumo de tributos:

    1 - Acesse: Social > Folha de pagamento > Processamentos > Processamentos de Recibos/Resumos > Resumo de Tributos

    2 - Na aba Faturamento > Contr. Substituição Rec. Patronal, clique em Adicionar


    Será demonstrada mensagem de alerta:

    "Este estabelecimento possui a(s) filial(ais) . O faturamento deve ser informado de forma centralizada de todos os estabelecimentos"


    3 - Lance os Valores correspondentes à cada campo do Faturamento Total.

    4 - O valor da Alíquota é demonstrada automaticamente, pois busca as informações do Cadastro de Empresas.


    5 - Preencha o Código de Receita e clique em Gravar para salvar as informações


    6 - As informações de faturamento serão demonstradas.


    7 - Na aba Cálculo do Tributo inicie o processamento do Resumo de Tributos.


    8 - Na aba Consulta do Resumo da Empresa Matriz serão demonstradas as informações lançadas na aba Faturamento.


    Folha de Pagamento

    1 - Acesse: Social > Folha de Pagamento > Relatórios do Recibo > Folha de Pagamento

    2 - Informe a Competência, o código da Empresa Matriz e clique em visualizar


    Lembrando que caso haja valor de Atividades não relacionadas será realizado o seguinte cálculo:

    Total de empregados * 20% * Fator de redução = valor da GPS empresa

    mceclip13.png




















    Emissão da GPS

    1 - Acesse: Social > Folha de Pagamento > Emissão de Guias e Relatórios Legais > Emissão da GPS

    A emissão da Guia de GPS deverá ser realizada individualmente.


    Emissão de DARFs

    1 - Acesse: Social > Folha de Pagamento > Emissão de Guias e Relatórios Legais > Emissão de DARFs

    2 - Emita a Guia de DARF referente à Competência.


    Observação:

    O DARF será emitido somente para a Empresa Matriz





    Outros meios de obter suporte