Este artigo orienta o usuário sobre como proceder caso seja exibido o status 10-Devolvido pela SERPRO para o evento S-2230



    Informações Adicionais: 

    Mensagem: 

    Trabalhador afastado não poderá receber este tipo de evento. É necessário que o trabalhador esteja, na data do afastamento, em atividade.
    Ações Sugeridas:
    - Verificar se o trabalhador encontra-se ativo para a data constante no evento.
    - Verificar se a data do afastamento está correta.
    Localização:
    Motivo: Conteúdo do evento inválido.

    Resolução

    Situação 1: É necessário verificar se o funcionário possui outro afastamento enviado ao eSocial para o qual não foi informado o evento de retorno.

    Deverá ser enviado o evento informando o retorno do afastamento (férias/afastamentos). Este evento deverá ser aceito e, posteriormente, um novo evento deverá ser enviado.

    Situação 2: Verificar se foi enviado o evento S-2230 com inicio do afastamento. Caso não tenha sido enviado,  entrar na rotina de afastamento, apagar a data fim e transmitir para o eSocial.
    Quando o evento for aceito, voltar na rotina de afastamento e colocar a data fim e transmitir para o eSocial. 

    Situação 3:  Caso, ao apagar a data fim do afastamento, o sistema não deixar salvar:

    Acessar a tabela: Tabela de Ocorrências de Prontuário

    Verificar se o campo Data Final está selecionado, em caso positivo, seguir o passo a passo:

























    ATENÇÃO: Se atentar às datas mencionadas no afastamento. As informações de data início deverão ser mencionadas no primeiro envio. Informações sobre a data de retorno serão mencionadas apenas no retorno efetivo do funcionário.






    Outros meios de obter suporte