Este artigo possui orientações sobre como preencher os campos relacionados à configuração de empresas para enviar os eventos eSocial.



    Informações Adicionais: Antes de iniciar o processo de geração dos eventos eSocial é necessário configurar as informações de cada fase, para o respectivo empregador.

    Resolução

    Gerenciador

    1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Gerenciador

    2- Na opções Empresas, clique no símbolo + (Adicionar);


    3- Selecione a empresa e clique no símbolo + (Adicionar).



    4- Preencha o campo Competência Início com o valor 01/2017, pois o período abrange o ambiente de Produção e Produção Restrita.



    Para cada fase, é necessário realizar as seguintes configurações:

    5- Clique na Fase desejada e depois no símbolo representado por um lápis que indica Alterar.

    6- Preencha conforme as instruções a seguir:

    Será necessário ajustar as datas Início de acordo com o cronograma do eSocial. Verifique qual grupo sua empresa pertence ao eSocial e ajuste o faseamento de acordo com o cronograma do seu grupo.

    Dúvidas com relação as datas, consulte: Cronograma de Implantação


    7- Clique em Salvar.

    Obs.: Este preenchimento deve ser realizado para todas as fases.


    Atenção! Conforme informação obtida junto à SERPRO, são considerados como cadastramento inicial do vínculo (tag CadIni, informada no evento S-2200), somente as admissões anteriores à Março/2017, sendo assim, independentemente do grupo que a empresa se enquadra, o período ‘Início’ dos Eventos Iniciais / Cadastros, informado no ambiente de Produção Restrita, deverá ser preenchido com 03/2017.


    Recomendamos a utilização do ambiente de Produção Restrita para que sejam realizados os testes, pois os dados enviados nesse ambiente não possuem valor jurídico. Porém, uma vez iniciado em ambiente Produção, não deve  retroagir a fase ao ambiente de Produção Restrita, isso poderá acarretar problemas de sincronia das informações nos cadastros entre o Sistema Prosoft e o ambiente do eSocial.



    8- Após o preenchimento de todas as fases, clique em Gravar.


    9- Preencha o campo Competência ativa conforme o ambiente no qual está sendo gerado o evento:

    O campo Identificação da Tabela é exclusivo para as situações nas quais são utilizados softwares diferentes na transmissão do evento de tabelas (S-1010), além do sistema Prosoft. A forma de preenchimento do campo (Identificação da Tabela) é livre, não há formatação oficial, caso a situação não se aplique o campo deve ficar em branco.  

    10- No campo Ambiente de Produção insira o mês corrente no qual as informações estão sendo geradas no exercício atual/vigente.

    11- No campo Ambiente de Produção Restrita deve ser inserido o mês correspondente às informações que estão sendo geradas, porém a SERPRO recomenda que o ano seja sempre 2017.
    Obs.: Para Produção Restrita, a geração da carga inicial deve sempre informar o mês 01/2017.






    Outros meios de obter suporte