Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Este artigo contém as instruções de como Cadastrar Usuários e atribuir as permissões.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Usuários
Acesse: Portal de Soluções > Administrativo > Usuários > Usuários
A rotina Usuários permite efetuar o cadastro de Usuários e Grupos de Usuário. A rotina é dividida em duas parte e nela são realizadas as associações aos Grupos de Usuários, o permissionamento de acesso aos Módulos do portal e suas funcionalidades, e também concedida a permissão de trabalho em ProEmps, Empresas e Grupos de Empresas.
A rotina Usuários possibilita cadastrar três tipos de usuários com permissões distintas para acessarem o Portal de Soluções.
Tipos de Usuários:
Administrador: O Administrador é o usuário principal do sistema disponibilizado pela Wolters Kluwer, este usuário que possui somente acesso às rotinas do Módulo Administrativo do Portal de Soluções para realizar tarefas como conceder permissões de acesso a outros usuários nos demais módulos.
Este usuário pode Consultar, Cadastrar, Editar, e Excluir nas seguintes rotinas do módulo Administrativo:
Usuários (Usuários, Grupos de Usuários, Cargos e Departamentos)
ProEmp (Configurar ProEmps)
Segurança (Política de IPs, Política de Senhas e Períodos de Acesso)
E-mail (Configurar e-mails de alertas)
Operador : Usuário que possui permissionamento para Consultar, Cadastrar, Editar, e Excluir, além de efetuar Importação e Exportação nos módulos que lhe for concedido permissões de acesso. Este usuário também pode ter permissão de acesso ao Módulo Administrativo, pois em muitos casos, os escritórios tem um único responsável por todas ações administrativas no sistema e dessa forma não é necessário que este usuário tenha dois "logins" e fique alternando-os no sistema.
Cliente: O usuário cliente possui acesso somente a consulta em determinadas rotinas dos módulos disponibilizados. Módulos e rotinas disponível para este usuário.
Área de Cliente (Soluções, Academia, Comunicação e Administrativo)
Serviços (Consulta)
Para realizar o cadastro:
1- Clique no botão Inserir
2- Preencha os campos da seção Dados de usuário
Observação: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios para o cadastro de Usuário.
Campo Login: Crie um nome de acesso do usuário ao sistema.
3- Na guia Funcionalidades selecione as rotinas que este usuário terá acesso
4- Preencha as guias:
ProEmps
Grupo de Empresas
Políticas de Acesso
Empresas
Grupo de Usuários
Tarefas
Relacionamento
Caso você possua alguns usuários cadastrados, você pode Copiar as permissões de funcionalidades, permissões de ProEmps, grupos de empresas e empresas, grupos de usuários. Para copiar selesione a guia Mais Ações na tela Cadastro de Usuários e clique em copiar.
Ao final do preenchimento das seções clique no botão Salvar para finalizar o cadastro ou clique no botão Salvar e novo para inserir um novo cadastro de usuários.
Observação: tarefas só pode ser preenchida, quando o usuário já estiver com o cadastro salvo. Neste caso é exibida a mensagem: Para adicionar processos é necessário salvar o cadastro do usuário.
Detalhamento das seções
Funcionalidade
Na guia funcionalidades encontram-se listadas as rotinas que os usuários podem acessar. As rotinas estão agrupadas sob os nomes Geral e Tarefas. Cada um desses grupos possui quatro tipos de ações que podem ser permitidas ou não, ou seja nesta aba é atribuido as permissões aos usuários.
Restrições
Selecione a opção “Não visualizar tarefas de outros usuários”, caso você deseje restringir o campo de visão do usuário cadastrado. Assim, o Usuário “A” que possui tarefas a executar não poderá visualizar as tarefas dos outros usuários cadastrados no sistema.
ProEmps
Na guia ProEmps são indicados quais ProEmps os usuários cadastrados podem ter acesso.
As Proemps selecionadas são as aquelas permitidas, ou seja, as proemps que o usuário terá acesso.
Grupo de Empresas/Empresas
O procedimento realizado na guia Grupo de Empresas é idêntico ao realizado na aba Empresas, a diferença é que ao invés de atribuir diversas empresas agrupadas ao usuário que está sendo cadastrado você está atribuindo empresas individualmente.
Nesta guia são indicados quais Grupos de Empresas ou Empresas os usuários cadastrados neste podem ter acesso.
Políticas de Acesso
A aba Políticas de Acesso permite que sejam atribuídas aos usuário do sistema as Políticas de IP, anteriormente configuradas, e as Políticas de Período que autorizam quando o usuário pode acessar o sistema.
Atenção: A atribuição das Políticas de acesso é de vital importância, pois sem elas os usuário não podem utilizar o sistema.
Grupos de Usuários
Na guia grupos de usuários são indicados a quais Grupos de Usuários o cadastrando fará parte. Quando um Usuário está associado a um Grupo de Usuários as permissões do grupo passarão ao cadastrando. Este fato não se aplica caso haja alguma funcionalidade negada para este usuário.
Tarefas
Na guia Tarefas são associadas as Tarefas ligadas as Empresas previamente selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado possa monitorar o andamento de seu trabalho via Gestão de Tarefas.
Para operar a guia Tarefas é necessário ter o cadastro do Usuário salvo.
Observações: Quando o Portal de Soluções está integrado ao GAP para controle das Tarefas, os dados cadastrais dos Usuários, as permissões que são comuns entre o GAP e o Portal de Soluções também são integradas automaticamente. As informações integradas devem ser editadas sempre no GAP.