F1122-O que é a Gestão de Documentos no InTax
Sumário
Sistema: Portal de Soluções
Contexto: Este artigo contém informações relacionadas a etapa de Gestão de documentos no InTax.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
O que é Gestão de Documentos no InTax
A Gestão de Documentos corresponde a etapa de gerenciamento e acompanhamento dos documentos fiscais processados no InTax.
É onde o usuário possui a visualização do status do documento quanto a aplicação das regras e, também o status de integração* do documento para a Escrituração Fiscal.
*Essa funcionalidade é exclusiva para clientes que utilizam o módulo Fiscal do sistema Prosoft.
É nessa etapa que o “Motor de Regras” é processado, aplicando as condições do plano de regras nos documentos e o sistema irá apresentar os status do documento, sendo:
EM PROCESSAMENTO: Corresponde ao processamento do motor de regras no documento;
SUCESSO: Indica que os dados do documento está correto, ou seja, as condições do documento se aplicam ao plano de regras vinculado a empresa, e após essa validação o sistema direciona o documento direto para o processo de integração;
ADVERTÊNCIA: Indica que foi identificado divergências no documento, ou seja, as condições do documento NÃO se aplicam ao plano de regras vinculado a empresa.
- NÃO INTEGRADO: Indica que contém erros para integração.
Nessa etapa o sistema exibe a regra aplicada no documento e exibe qual o campo da nota não se enquadra na condição da regra.
Após passar pela análise do documento, o sistema inicia o processamento da integração desses documentos para a escrituração.
É possível integrar documentos com sucesso e advertência.
Os documentos com status SUCESSO , são integrados automaticamente com a escrituração fiscal.
Os documentos com status ADVERTÊNCIA, também podem ser integrados, eles são apresentados com status de integração AGUARDANDO , esperando a ação do usuário para prosseguir com a integração.
Os documentos com status NÃO INTEGRADOS , para clientes que possuem o módulo fiscal é possível verificar o erro no Monitoramento:
Exemplo de um possível erro:
A integração de documentos com advertência é efetuado a partir da opção Integrar Documentos com advertência, em Mais Ações na Gestão de Documentos.
Na Gestão de Documentos também é possível a Visualização do XML original e do XML alterado.
Para clientes que não possuem o módulo Fiscal, existe a função Baixar XML, onde é baixado o XML dos documentos com as informações alteradas conforme a classificação e as regras aplicadas.
É possível Reaplicar Regras, alteradas ou criadas nos documentos processados na Gestão de Documentos. Esse processo é realizado partir da opção Reaplicar Regras em Mais Ações na Gestão de Documentos.
Existe a opção Gerar Relatório, onde o sistema processa em Excel, a movimentação consultada e com as informações do Grid de consulta da Gestão de Documentos.