F1122-O que é a Gestão de Documentos no InTax

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Sumário

Sistema: Portal de Soluções

Contexto: Este artigo contém informações relacionadas a etapa de Gestão de documentos no InTax.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

O que é Gestão de Documentos no InTax

A Gestão de Documentos corresponde a etapa de gerenciamento e acompanhamento dos documentos fiscais processados no InTax.

É onde o usuário possui a visualização do status do documento quanto a aplicação das regras e, também o status de integração* do documento para a Escrituração Fiscal.
*Essa funcionalidade é exclusiva para clientes que utilizam o módulo Fiscal do sistema Prosoft.

É nessa etapa que o “Motor de Regras” é processado, aplicando as condições do plano de regras nos documentos e o sistema irá apresentar os status do documento, sendo:

  • mceclip0.png

    EM PROCESSAMENTO: Corresponde ao processamento do motor de regras no documento;

  • mceclip1.png

     SUCESSO:  Indica que os dados do documento está correto, ou seja,  as condições do documento se aplicam ao plano de regras vinculado a empresa, e após essa validação o sistema direciona o documento direto para o processo de integração;

  •  mceclip2.pngADVERTÊNCIA: Indica que foi identificado divergências no documento, ou seja,  as condições do documento NÃO se aplicam ao plano de regras vinculado a empresa.

  • NÃO INTEGRADO: Indica que  contém erros para integração.

Nessa etapa o sistema exibe a regra aplicada no documento e exibe qual o campo da nota não se enquadra na condição da regra.
Após passar pela análise do documento, o sistema inicia o processamento da integração desses documentos para a escrituração.

É possível integrar documentos com sucesso e advertência. 

Os documentos com status SUCESSO mceclip3.png, são integrados automaticamente com a escrituração fiscal.

Os documentos com status ADVERTÊNCIAmceclip4.png, também podem ser integrados, eles são apresentados com status de integração AGUARDANDOmceclip5.png , esperando a ação do usuário para prosseguir com a integração.

Os documentos com status NÃO INTEGRADOS para clientes que possuem o módulo fiscal é possível verificar o erro no Monitoramento:


Exemplo de um possível erro:


A integração de documentos com advertência é efetuado a partir da opção Integrar Documentos com advertência, em Mais Ações na Gestão de Documentos.

Na Gestão de Documentos também é possível a Visualização do XML original e do XML alterado.

Para clientes que não possuem o módulo Fiscal, existe a função Baixar XML, onde é baixado o XML dos documentos com as informações alteradas conforme a classificação e as regras aplicadas.

É possível Reaplicar Regras, alteradas ou criadas nos documentos processados na Gestão de Documentos. Esse processo é realizado partir da opção Reaplicar Regras em Mais Ações na Gestão de Documentos. 

Existe a opção Gerar Relatório, onde o sistema processa em Excel, a movimentação consultada e com as informações do Grid de consulta da Gestão de Documentos.