Quando a falha ocorre?


    Ao validar a conexão com o servidor em Configuração Servidor SQL nas estações, é evidenciada a falha:

    Como corrigir?


    1 - Verifique no servidor se o Serviço referente a Instancia e ao SQL Browser estação inicializados.

    2 - Caso não estejam efetue a inicialização de ambos serviços e efetue um novo teste


    Erro ao iniciar o SQL Browser


    3 - Caso ocorra erro ao inicializar o SQL Browser, em Configuração Servidor SQL aponte a porta utilizada pela instância SQL

    4 - No exemplo em questão é visto que a porta utilizada pela instância é 1433.


    Como verificar a Porta utilizada e configurar a Instância no SQL Server Configuration Manager


    5 - No SQL  Server Configuration Manager, selecione a Instância utilizada e habilite a opção TCP/IP, conforme destacado no print

    6 - Em IP Addresses, aponte a porta 1433 na opção IPALL > TCP Dynamic Ports

    7 - Em seguida reinicie o serviço referente a instância para que a configuração seja aplicada




    Outros meios de obter suporte