Quando a falha ocorre?


    Ao executar o Prosoft em uma estação apresenta a mensagem:
    Falha imprevista na rotina Verificar Versões
    Número: 116
    Descrição: Falha ao abrir o arquivo ?:\prosoft.win\gapversão.btr; O Arquivo pertencente a outra máquina com o Microkernel em funcionamento está no Gateway.


    Como corrigir?


    Caso nenhum destes passos seja suficiente para resolver o problema do cliente, o analista deverá solicitar ao cliente a reinicialização do servidor e das estações, pois o problema neste caso será devido a problemas da rede do cliente, sendo que o seu servidor de DNS não está operando de forma correta.

    1- Certifique-se se os computadores pertencem ao mesmo Grupo de Trabalho e que estão usando o mesmo compartilhamento.

    Importante: Quando o cliente está tentando abrir um arquivo com dois sistemas de grupo de trabalhos diferentes mapeados aos arquivos usando nomes diferentes. O MicroKernel tenta corrigir esta situação, mas isso não é possível em todos os casos.

    Serviço Pervasive


    1- Reinicie o serviço do Pervasive.


    Arquivo Hosts


    1- O nome do Gateway não pode ser resolvido, realize a seguinte verificação:

    a. Certifique-se que o computador Gateway esteja registrado em um serviço de resolução de nomes, como o DNS.

    b. Caso não exista será necessário fazer a resolução do nome manualmente:

    2- Verificar se o arquivo hosts possui o registro do IP do Servidor e Nome do Servidor.

    Caminho: C:\Windows\System32\drivers\etc

    Obs.: Caso não possua este registro, por favor confirme os dados necessários com o cliente e registre no arquivo.
    Exemplo: 192.168.0.1 SERVIDOR

    Configuração no Pervasive


    Quando dois computadores estão separados por um roteador, de modo que ambos visualizam o servidor, mas um não visualiza o outro, realize o procedimento:

    1- Verifique as configurações do banco de dados e identifique se há alguma estação trabalhando como Workgroup.

    2- Verifique as configurações do Pervasive:

    Supported Protocols – TCP/IP
    Embedded Spaces – No
    Splash Screen – No
    Use Cache Engine – No
    Local MicroKernel Engine – esta opção deve estar marcada somente no servidor
    Remote MicroKernel Engine – esta opção deve estar marcada somente na estação
    AlterarTargetEngine – 1
    Page Server Allow Client Cache – No
    Supported Protocols – TCP/IP
    File Version – 0800
    Transaction Durability - Yes

    3- Reinicie o serviço do Pervasive.

    4- Utilize o Gateway Locator para identificar o proprietário Gateway

    Versão do Pervasive


    1- Verifique em todas as estações se o Pervasive está como Cliente, pois este erro pode ocorrer devido o cliente ter alguma estação com versão Workgroup em estação.


    Mapeamento


    1- Casos os procedimentos realizados até o momento não tenham solucionado o problema, refaça o mapeamento do Prosoft.
    Se estiver por IP faça por nome do servidor, porém se estiver por nome refaça por IP do servidor.





    Outros meios de obter suporte