Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).

    Contexto: A falha ocorre devido a falha na autenticação do usuário no SQL.A falha pode ocorrer em várias rotinas que necessitam da conexão do SQL, como Cadastro de Empresas, SPED FIscal, Cadastro de funcionários, entre outras.

    Informações Adicionais: O procedimento necessita ser realizado no servidor através do SQL Management Studio.


    1 - Acesse no servidor no menu Iniciar > Microsoft SQL Server > SQL Server Management Studio. Selecione a instância e logue com a autenticação do Windows ou com o usuário SA e senha.


    2 - Selecione no menu de Segurança > Logins, deverá existir 5 usuários prosoft, sendo eles:

    • prosoft.app.admin
    • prosoft.app.user
    • prosoft.user.admin
    • prosoft.user.backup
    • prosoft.user.suporte



    3 - Com o botão direito do mouse sobre os usuários, clique em Propriedades 


    4 - Em Funções de Servidor , deve ser habilitada a opção de SYSADMIN. Esta opção deve ser habilitada nos 5 usuários Prosoft.


    5 - Caso não exista os 5 usuários, verifique o procedimento:I507 - Instalação do SQL Prosoft para ativação do Esocial e Reinf no Prosoft


    6 - Caso não esteja acessível a base Prosoft no SQL

    Recovery/Pendente de recuperação. I922 - Base de SQL com Recuperação Pendente









    Outros meios de obter suporte