Ao abrir as rotinas do sistema GID com uma empresa ativa é exibido a mensagem:
    Erro ao acessar a base de dados:
    PROANF_?PROEMPXX_CNPJ EEEE
    A empresa ativa pode não estar cadastrada no analisador Fiscal ou não existir.
    Por favor entre em contato com o suporte


    Resolução


    Importante: O Procedimento deve ser executado somente se o usuário possuir conhecimentos técnicos  no Sql Server. Caso necessite de ajuda para executar o procedimento favor contatar o TI da empresa.


    •  Verificar se os arquivos da base do GID existem na PROEMP.


    Para tal procedimento devemos verificar se a base da empresa existe no Sql Server e se os arquivos .mdf e .ldf existem referente a empresa e se estão na pasta que contém as bases do Gid.

    Acesse a pasta ?:\PROEMPXX\ANF existe os arquivos .mdf e .ldf referente a empresa com erro, neste exemplo a empresa é 0001.
    Resolução

    Nesta  situação, quando temos os arquivos da base na pasta, porém no Sql Server não temos a DataBase criado devemos anexar a base novamente no Sql Server.
     

    • Procedimento para anexar a Base no SQL Management Studio

    1- Acesse o menu Iniciar > Digite: Sql Server Management Studio.

    Imagem1.png


    2- Entre com o usuário e senha do Analisador Fiscal

    user.jpg


    3- Em Banco de Dados (DataBases) clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Anexar ou Attach (inglês).

    anexar.jpg


    4- Na janela de Anexar Bancos de Dados, clique no botão Adicionar

    5- Localize a pasta ?:\PROEMPXX\ANF que contém os arquivos da empresa com erro e selecione o arquivo correspondente a Base que deseja anexar.


    Atenção: Se tiver mais de uma Base a Anexar é só Clicar no botão Adicionar novamente. Caso contrário confirme clicando no botão OK e pode realizar um novo teste no sistema.





    Outros meios de obter suporte