Como a falha ocorre?


    Ao acessar as rotinas do eSocial apresenta mensagem de erro "Falha ao conectar a base de dados Eventos Periódicos. Referência/Alerta: 79900003".



    Como corrigir o erro?


    1- No servidor Acesse: Menu Iniciar do Windows, na caixa de Pesquisa digite services.msc e tecle Enter.

    2- Localize o serviço de nome Apache CouchDB.

    3- Verifique o status do mesmo e caso esteja parado inicie o serviço.

    Sem_t_tulo.png












    4- Caso o serviço já esteja iniciado, verifique arquivo de configuração do CouchDB:

    a) O arquivo está localizado em C:\CouchDB\etc\couchdb\local.ini

    Observação: Não necessariamente a instalação será realizada no C: pode ser instalada em qualquer unidade de disco local, porém sempre no diretório \CouchDB\etc\couchdb\local.ini

    b) Verifique se o arquivo possui as informações circuladas conforme abaixo.

    Importante: As duas linhas (port e bind_adress) não devem conter ponto e vírgula no início, como as demais.

    c) Caso não tenha, insira as informações no arquivo e reinicie o serviço do CouchDB.

    Caso a falha ocorra somente nas estações, solicite ao TI local que realize a liberação da porta 5984 no Firewall e Proxy, pois a estação não está conseguindo comunicação com o servidor. Para orientação seguir o guia 

    I09 - Como liberar portas no Firewall




    Outros meios de obter suporte